02/07/2015 (18h30)

Alckmin inaugura novo Laboratório Microbiológico em Descalvado e amplia segurança alimentar

Primeiro de São Paulo, local atestará sanidade dos plantéis avícolas para as doenças de influenza aviária e laringotraqueíte, indispensável para o trânsito internacional.

A cidade de Descalvado, localizada na região de Campinas, acaba de ganhar o primeiro Laboratório de Controle Microbiológico do Instituto Biológico (IB-APTA) do Estado de São Paulo. O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta quinta-feira, 2, um dos poucos laboratórios no Brasil que atesta a sanidade dos plantéis avícolas para as doenças de influenza aviária e laringotraqueíte, indispensável para o trânsito internacional com vistas à exportação de material genético.

O Instituto Biológico já realiza análises microbiológicas em fábricas de rações no Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio Avícola,

em Descalvado, desde 2009, assim como os ensaios para diagnósticos de doenças das aves. Com o novo espaço, o IB pretende aumentar consideravelmente as oito mil análises que já realiza, ser acreditado pelo Inmetro e credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para poder emitir resultados oficiais de ensaios laboratoriais em produtos destinado ao mercado externo. A expectativa é que o Instituto Biológico consiga esta certificação em um ano.

"Hoje, se você não tiver certificação e sanidade, não vai a lugar nenhum. Então é fundamental esse trabalho de sanidade e segurança alimentar. Os alimentos são testados aqui. Descalvado é hoje um grande centro de ração animal. Tem muitas indústrias aqui e isso tudo é certificado. Então, é um laboratório estratégico para o desenvolvimento e segurança alimentar", explicou Alckmin.
 
O investimento para construção do novo espaço para o laboratório e a compra de equipamentos foi de R$ 1 milhão, sendo R$ 836 mil oriundos do Tesouro do Estado e o restante de captação do Instituto Biológico. Com a nova unidade, espera-se aumentar a capacidade operacional do Instituto, implementar novos ensaios laboratoriais, incrementar a prestação de serviços, ampliar suas linhas de pesquisa científica, melhorar o atendimento aos setores do agronegócio e aumentar o número de clientes. Atualmente, o IB realiza análises de qualidade microbiológica de alimentos para empresas de São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Paraná e Pernambuco.

Além do governador e de toda a equipe do Laboratório de Patologia que é chefiado pelo Dr. Antonio Guilherme Machado de Castro, participaram da solenidade o Prefeito Municipal de Descalvado, Henrique Fernando do Nascimento, além de prefeitos de outros municípios da região. Também estiveram presentes na entrega do novo Laboratório, o Secretario Estadual de Agricultura, Arnaldo Jardim, o Deputado Estadual Aldo Demarchi, o Presidente da Câmara Municipal de Descalvado, Helton Venâncio, vereadores, ex prefeitos e secretários municipais.

LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA - A localização da unidade em Descalvado é importante, pois a região paulista possui empresas do setor de alimentos, inseridas nas áreas de leite e derivados, carne de frango e subprodutos. A produção de alimentos com matéria-prima de origem animal traz riscos de contaminação dos produtos, por conta dos micro-organismos presentes nos animais e das condições de higiene durante o processamento.

O mercado de rações é outro segmento importante que poderá ser atendido pelo Instituto Biológico: a comercialização de ração para cachorro não exige análises relacionadas à salmonela. A salmonela provoca doenças em humanos, daí o interesse das indústrias de ração nesse tipo de análise.

De acordo com a União Brasileira de Avicultura (UBABEF), o Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango. Cerca de 90% de todo o material exportado pelo Estado de São Paulo passa pelo Instituto Biológico para comprovar a sanidade.

 

 

 

*Com informações do Portal do Governo do Estado / Fotos: Daniel Guimarães
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Alckmin inaugura novo Laboratório Microbiológico em Descalvado e amplia segurança alimentar
PM de Descalvado prende 3 homens por roubo de materiais de construção
Geraldo Alckmin visita Descalvado nesta quinta-feira, dia 2 de julho
Tarifas dos pedágios em São Paulo sofrem reajuste de 5,32%
Prédio da Santa Casa é invadido e computadores de auditoria são furtados
Corpo de jovem desaparecido há cinco dias é encontrado em canavial
Em sua 5ª edição, ‘Feira da Sucata e da Barganha’ acontecerá em dois dias
Comitiva descalvadense participa da 'Caravana do Banco do Povo Paulista' em São Pedro
Duas pessoas ficam feridas após colisão de carros na rodovia SP-215
Com 5,75º C, Descalvado repete marca de madrugada mais fria do ano
Apresentação ‘Memórias e Histórias’ comemorará aniversário de 3 anos de fundação do Museu Municipal de Descalvado
Carro com quatro cadetes da AFA cai de viaduto na Rodovia Anhanguera
Coleta da Campanha do Agasalho 2015 acontece neste domingo
Prefeitura irá protestar contas de água, IPTU e ISS em atraso
Assinado convênio para funcionamento do Serviço de Inspeção Municipal (SIM)
Polícia prende em menos de 48 horas, suspeito de participar de assalto no Bairro Morumbi
Cerimônia premia policiais militares que se destacaram durante 1º semestre de 2015
Projeto ‘Compartilhando Peso” do Spa Água Santa alia saúde e solidariedade
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Região Classificados  
  Educação Tecnologia Achados & Perdidos  
  Trânsito Religião Fale Conosco  
  Noticias Moda & Estilo Horoscopo  
  Esportes Culinária Nota de Falecimento  
  Cotidiano   Lista Telefônica  
  Economia [fotos] Mapa de Ruas  
  Entrevistas Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil      
  Empresarial [especiais] [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Animais & Pet Politicando    
  Veículos Ricci na Roça [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
    Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Carnaval 2014 Twitter  
    Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
    Promoção 'Minha Selfie de Natal'    
         

© Copyright 2015 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"