24/04/2016 (10h30)

Três descalvadenses conduzirão a Tocha Olímpica dos Jogos Rio 2016

Conterrâneos representarão a cidade em diferentes trechos e Estados, o que é um triplo orgulho pra nossa gente.

Por Jaqueline Fonseca


Na última quinta-feira (21), Giovane Gávio foi o primeiro brasileiro a conduzir a tocha Olímpica Rio 2016 em Olímpia, na Grécia (Foto: Rio 2016/André Luiz Mello)
Assim como a maior parte dos municípios brasileiros, Descalvado não está na rota dos Jogos Olímpicos 2016 que acontecem no Rio de Janeiro, de 5 a 21 de agosto, tampouco sediará qualquer tipo de ação do maior evento esportivo do planeta mas, nem por isso deixará de estar representada nos jogos e, com o que há de melhor: a sua gente.

Dentre os 12.000 brasileiros selecionados para serem os condutores da tocha - ela percorrerá 327 cidades das cinco regiões do país ao longo de 95 dias até chegar ao Maracanã, para a cerimônia de abertura dos Jogos -, ao menos três são descalvadenses: Maria Helena Cardoso (a ex-técnica da Seleção Brasileira Feminina de Basquete), Daniel Bortoletto Gonçalves (jornalista) e Gustavo Lastosa (coordenador de compras).


A escolha dos nossos conterrâneos se deu pelos patrocinadores do evento, no caso o Bradesco que é o patrocinador oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e, uma empresa de bebidas que é patrocinadora olímpica mundial.

A ‘Tocha Olímpica’, que foi acesa no último dia 21 de abril numa cerimônia repleta de tradição realizada na cidade de Olímpia, na Grécia, já está em revezamento. Passará por cidades da Grécia, Suíça e chegará no Brasil no dia 3 de maio, em Brasília, dando início à peregrinação por nosso país. Serão 20 mil quilômetros percorridos por rodovias e, 10 mil pelo ar.

Dentre os descalvadenses, o primeiro a conduzir a Tocha será Gustavo Lastosa, que percorrerá o seu trecho na cidade de São Mateus, no Espírito Santo. Depois, será a vez do jornalista Daniel, no dia 3 de junho, em João Pessoa.

Daniel aliás, em contato com o DESCALVADO NEWS falou da sua surpresa e emoção em ser um dos escolhidos, embora essa não seja a sua primeira experiência. Em 2007 ele também conduziu a tocha dos Jogos Pan-Americanos. “Foi um dia inesquecível. Conduzi a tocha pan-americana em Belo Horizonte, onde eu morava em 2007. No ônibus que levava os condutores eu estava junto com feras do esporte, como Dadá Maravilha, por exemplo. Thiago, meu primeiro filho, tinha alguns meses de vida. Já era um momento especial que eu vivia. Desta vez, ele (já tem nove anos) e o Luca (sete) poderão acompanhar de perto o pai num momento ímpar para quem gosta de esporte. Certamente vai ser muito mais emocionante para mim”, relembrou o descalvadense.

Sobre a sua escolha para ser um dos condutores, disse que não esperava. “Foi uma grande surpresa. Não tinha qualquer expectativa de participar. Serão apenas 12 mil pessoas no Brasil e, apesar de trabalhar com esporte desde 1999 aqui no LANCE! e estar credenciado para trabalhar na cobertura da Olimpíada, não passava pela minha cabeça ter esta chance de fazer parte de um momento histórico”, completou.


O jornalista Daniel Gonçalves é editor executivo de mídias digitais do LANCE! e conduzirá a Tocha Olímpica no dia 3 de junho, carregando consigo um pouquinho de Descalvado para João Pessoa

Por fim, o nosso ícone do esporte nacional e Internacional, Maria Helena Cardoso carregará a ‘Tocha Olímpica’ por um trecho na cidade de Campinas, no dia 20 de julho.

São três datas para ficarem registradas e marcadas na memória e história de nossa Descalvado. Atualmente, nenhum dos descalvadenses condutores da ‘Tocha Olímpica’ residem na cidade: Gustavo e Daniel possuem residência no Rio de Janeiro e, Maria Helena, em Campinas. Apesar da distância física e de quilômetros que nos separam, há algo que nos mantêm juntos e conectados: as raízes.

Profissionais do nível de excelência naquilo que fazem, Daniel, Gustavo e Maria Helena (assim como muitos outros filhos ilustres) são e serão, para sempre, motivo de muito orgulho para nós, os descalvadenses, ou melhor, ‘os canequinhas’ – para aqueles que sabem a delícia e o prazer de ser dessa terra abençoada... E agora, um pouco mais famosa no Brasil e quiçá no mundo.


O filho da Ana Spadari, marido da Ana Lúcia e pai da Ana Clara, Gustavo, será o primeiro descalvadense, no dia 18 de maio, a conduzir a Tocha pelas ruas de São Mateus, no Espírito Santo


A descalvadense Maria Helena Cardoso, ex-técnica da Seleção Brasileira Feminina de Basquete fará as vezes representando Descalvado, no dia 20 de julho, carregando a Tocha Olímpica por um trecho na cidade de Campinas

 


Memórias de um ‘condutor de tochas oficial’

Como não poderia deixar de ser, Daniel, com seu espírito de jornalista, dividiu conosco, o relato de sua primeira experiência, quando da realização dos Jogos Pan Americanos de 2007. Esse texto foi publicado no jornal LANCE! no dia seguinte ao momento vivido por ele. Acompanhem: 

“Tive o prazer de fazer parte do revezamento  da tocha. No início, admito não ter dado o devido valor, mas o meio quilômetro de corrida, nas proximidades da Lagoa da Pampulha, mudou minha visão.

Número 14 entre 80 participantes, ouvi gritos de incentivo e aplausos, como se estivesse  próximo de colocar a medalha no pescoço após uma prova de verdade.

“Vai correr qual prova no Pan?, perguntou uma desavisada. “Não, você é aquele nadador“, emendou. Minha participação acabou aqui, respondi. A tocha passou por BH, mas as recordações jamais serão esquecidas.”
 

 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Três descalvadenses conduzirão a Tocha Olímpica dos Jogos Rio 2016
Açougueiro mata companheira de 18 anos a facadas, afirma Polícia Militar
Município intensificará campanha de prevenção ao Câncer de Útero
“Adora Descalvado” traz Renata Guerreiro neste sábado
Motorista é rendido e carga de cigarros com destino a Descalvado é roubada
Homem morre atropelado na Rodovia Anhanguera, em Pirassununga
Rejuvenescimento facial: novas técnicas e desafios
SP registra alta de 300% nas queimadas em relação a abril de 2015
Polícia Militar deu início à Campanha do Agasalho 2016
Homens morrem em troca de tiros com policiais militares de São Carlos
Polícia investiga furto de 50 cabeças de gado de fazenda de Descalvado
Câmara aprova abertura de impeachment de Dilma; processo segue para o Senado
APAD é reconhecida de utilidade publica pelo governo estadual
Caminhão carregado com cana tomba e motorista fica preso às ferragens
 
         
  [editoriais] Região [serviços]  
  Espaço Internauta Tecnologia Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Religião Classificados  
  Educação Moda & Estilo Achados & Perdidos  
  Trânsito Culinária Fale Conosco  
  Noticias   Horoscopo  
  Esportes [fotos] Nota de Falecimento  
  Cotidiano Happy Hour Lista Telefônica  
  Economia   Mapa de Ruas  
  Entrevistas [especiais] Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil Jornal Descalvado News    
  Empresarial Politicando [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Livro 'Conheça Descalvado' Edições On-Line  
  Animais & Pet Descalvado 180 Anos    
  Veículos Eleição Suplementar 2013 [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Ricci na Roça Facebook  
  Saúde Carnaval 2014 Twitter  
  Sua Casa Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' Youtube (Canal 1)  
    Eleições 2016 Youtube (Canal 2)  
         
    [promoções]    
    Torcida Copa do Mundo 2014    
    Minha Selfie de Natal 2014    
    Dubsmash    
    Minha Selfie de Natal 2015    
         

© Copyright 2016 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"