12/12/2016 (20h00)

EDITORIAL

Após testemunhar a realização do seu maior sonho, Descalvado se despede de Henrique da Caixa


Passados poucos minutos depois da meia noite de sábado, dia 10 de dezembro, a população de Descalvado foi tomada por um sentimento de profunda tristeza ao saber da notícia do falecimento do Prefeito Henrique Fernando do Nascimento, o 'Henrique da Caixa', como era carinhosamente chamado por todos. Depois de receber a pouco tempo o diagnóstico de ser portador de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) - doença que ganhou notoriedade em todo o mundo recentemente por conta do 'desafio do balde de gelo', que buscou chamar a atenção para a necessidade de se impulsionar as pesquisas que buscam a origem e o tratamento da doença -, Henrique nos deixou do jeito que ele sempre será lembrado por todos os descalvadenses: de uma forma simples, discreta, e principalmente, sem permitir que o status do cargo de mais alta importância da nossa cidade se sobrepusesse à sua humildade e simplicidade, marca registrada dele. Henrique se despediu de nós assim como acontece com qualquer outro cidadão de Descalvado. Assim era ele, e assim sempre deverá ser lembrado!

Normalmente, o mandato de Prefeito Municipal é exercido por exatos 4 anos, tempo suficiente para que o Chefe do poder Executivo possa (em tese), montar sua equipe, habituar-se com as responsabilidades do cargo e identificar e sanar os problemas que surgem diariamente em todos os serviços públicos prestados por uma Prefeitura. Mas com Henrique, isso não aconteceu! Se retrocedermos há exatos quatro anos da data de sua morte, Henrique foi o terceiro de uma linha sucessória de quatro Prefeitos, três deles eleitos pelo eleitor para esta função.

Ocorre que no dia 10 de dezembro de 2012, o então Prefeito Panone iniciava seus últimos 20 dias de governo, sem sequer saber ao certo a quem passaria esta responsabilidade. Naquele mesmo dia, Henrique ainda comemorava sua volta à Câmara Municipal de Descalvado, eleito novamente vereador com o maior número de votos em uma eleição municipal. Vinte e dois dias depois, a cidade descobria que seria governada interinamente pelo então Presidente da Câmara, Anderson Sposito, escolha que se deu pelo seu próprio voto e de mais cinco vereadores, inclusive o de Henrique.

Onze meses depois, no dia 1º de dezembro de 2013, Henrique concorreu pela segunda vez em uma eleição para Prefeito (a primeira foi em 2008 quando ficou em 2º lugar), e com 7.009 votos, acabou sendo eleito para governar Descalvado para um mandato atípico de apenas três anos. Assumiu em 1º de janeiro de 2014, sem ter tido a chance (que lhe foi negada) de realizar um governo de transição. Desde então, Henrique foi o principal alvo de uma política que se instalou em Descalvado naquela fatídica manobra do dia 1º de janeiro de 2013, e que mergulhou o município de Descalvado em um fosso de intrigas, maldades, crise financeira e ataques pessoais nunca visto antes na política descalvadense. O alvo dos ataques não era apenas Henrique, mas sim todo o seu grupo. Mas, assim como no xadrez, para vencer o jogo é preciso derrubar o Rei, que neste caso, era ninguém menos do que o próprio Prefeito Municipal.

Todo mundo acompanhou as diversas polêmicas que foram criadas para atacar de forma covarde a pessoa do Prefeito Municipal. Quando é que se teve notícia que em Descalvado um grupo de vereadores teriam contratado carro de som, colocando-o na rua para instigar a população a comparecer a uma sessão legislativa dizendo que haveria o impeachment do Prefeito, justamente na época em que o país clamava pela derrubada da então Presidente da República? Pura maldade e oportunismo, ou não?

O Brasil vive hoje a urgente necessidade de se passar a política a limpo! Operação lava jato, delações premiadas, lista de empreiteiras, enfim, tudo aquilo de corrupção que vinha sendo praticado há anos, agora parece estar vindo a tona, ruindo com os corruptos e com as mazelas de uma política que foi a grande responsável pelo atual situação de crise e descrédito que o país se encontra.

Mas o que isso tem haver com a morte de Henrique da Caixa? Para muita gente, absolutamente nada! Para os que realmente conheciam o prefeito e sabiam dos seus desejos, absolutamente tudo! Em um momento em que todos os brasileiros clamam acima de tudo pela honestidade da classe política, eis que aqui em Descalvado, inegavelmente, Henrique sempre se manteve íntegro e fiel à suas convicções de homem público e honesto, sempre repudiando qualquer ato de corrupção.

Infelizmente, em razão de ações isoladas e de responsabilidade única e exclusiva de terceiros, Henrique teve seu nome e sua carreira atrelados à atos que ele sempre repudiou. Sofreu muito e guardou para ele próprio todo este sofrimento. Ao saber do resultado das eleições deste ano, Henrique (já bastante debilitado por conta de sua enfermidade), reuniu-se com sua equipe e determinou que fosse  dada toda a atenção ao amigo Becão (quarto e último prefeito desta linha sucessória do qual citamos neste editorial), proporcionando ao seu sucessor uma transição pacífica, amistosa, e em benefício único e exclusivo da cidade; justamente o contrário do que foi feito com ele antes da sua posse.

Assim foi o governo Henrique. Massacrado pela oposição, por parte da opinião pública (acostumada com ações de governos populistas), por grupos ou pessoas que acabaram não tendo vez em sua administração municipal (e que aliás se encerra como a que teve menos cargos comissionados nomeados ao longo dos últimos 16 anos), e por parte do funcionalismo público que acabou ludibriado por meia dúzia de pessoas que tinham apenas um único objetivo: a derrubada do Prefeito e por consequência do seu grupo político.

Henrique cumpriu sua missão com dignidade, já que pegou uma Prefeitura endividada em meio à pior crise econômica que o país já viu. Mesmo assim, manteve os salários e benefícios em dia (inclusive com a regularização do plano de saúde dos servidores), aumentou o cartão alimentação e deixou de cobrar a cesta básica do funcionário, investiu como ninguém na educação do município com reformas e melhorias em pelo menos 14 escolas municipais, trouxe uma ETEC, construiu duas novas creches, construiu duas novas unidades de saúde, retomou áreas doadas a muito tempo à empresários que não geraram nenhum emprego sequer, e as doou para investidores que já estão gerando empregos, como por exemplo a Xamã e em breve a Luopet. Enfim, mesmo com tão pouco tempo, Henrique fez sim muita coisa.

E mesmo diante da grave doença que o levou neste último final de semana, Henrique trabalhou todos os dias do seu mandato, sem se afastar ou tirar um único dia sequer de férias. Se para alguns o Henrique da Caixa não conseguiu terminar o seu sonho (ou o seu mandato), para outras tantas pessoas ele se eternizou e será lembrado para sempre como uma das figuras mais carismáticas, bondosas e acima de tudo, honestas que a nossa política já teve! E com o seu falecimento, será sempre lembrado por nós como o Prefeito Henrique, e jamais como ex prefeito Henrique!

Vai com Deus meu amigo! Temos a certeza de que lá você terá toda a paz que você merece! Até breve!

Mário Zambelli
Diretor Geral de Jornalismo / Descalvado News

 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Após testemunhar a realização do seu maior sonho, Descalvado se despede de Henrique da Caixa
Cartas do Papai Noel dos Correios podem ser adotadas até a sexta-feira, dia 16
Estado de São Paulo lidera denúncias de violência contra crianças no Brasil
Prefeito Henrique do Nascimento falece aos 55 anos, em decorrência da Esclerose Lateral Amiotrófica
Descalvado ainda não usa prontuário eletrônico na área da saúde
Menina de 12 anos fica ferida após colisão entre carro e caminhão na SP-215
Secretário Estadual de Educação vem a Descalvado inaugurar duas novas creches
COMUTRAN realiza mudanças no trânsito na região próximo à Prefeitura Municipal
Iguatemi São Carlos recebe Beer Day de 9 a 11 de dezembro
Fábrica da Royal Canin comemora um ano sem acidentes de trabalho
Sincomércio emite comunicado autorizando o funcionamento das lojas até as 22h00
Impasse entre sindicatos impede que comércio funcione no período noturno em Descalvado
Correios e BB assinam acordo para manutenção dos serviços do Banco Postal
Estudantes se passam por médicos e são presos após atender 10 pacientes
Emprega SP tem 4.745 vagas no Estado
Municípios da região lançam nesta terça-feira o 'Circuito Caminho da Paz; Descalvado está inserido no roteiro turístico
Vereador de Porto Ferreira é assassinado durante tentativa de assalto
 
         
  [editoriais] Região [serviços]  
  Espaço Internauta Tecnologia Espaço Publicitário  
  Polícia Religião Plantões Farmacêuticos  
  Educação Moda & Estilo Classificados  
  Noticias Culinária Achados & Perdidos  
  Esportes   Fale Conosco  
  Cotidiano [fotos] Horoscopo  
  Economia Happy Hour Nota de Falecimento  
  Entrevistas   Lista Telefônica  
  Perfil [especiais] Mapa de Ruas  
  Empresarial Jornal Descalvado News Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Politicando    
  Animais & Pet Livro 'Conheça Descalvado' [revista descalvado news]  
  Veículos Descalvado 180 Anos Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Eleição Suplementar 2013    
  Saúde Ricci na Roça [redes sociais]  
  Sua Casa Carnaval 2014 Facebook  
  Trânsito Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' Twitter  
    Eleições 2016 Youtube (Canal 1)  
      Youtube (Canal 2)  
    [promoções]    
    Torcida Copa do Mundo 2014    
    Minha Selfie de Natal 2014    
    Dubsmash    
    Minha Selfie de Natal 2015    
         

© Copyright 2016 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"