04/11/2016 (09h03)

Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Descalvado completa 121 anos

Há mais de um século, a entidade sem fins lucrativos vem prestando relevantes serviços de atendimento à saúde e à vida da comunidade descalvadense. Administração da entidade fala das atuais dificuldades.

A Irmandade a Santa Casa de Misericórdia de Descalvado completa nesta sexta-feira, dia 4 de novembro, seus 121 anos de fundação. Uma instituição do setor privado que responde como pessoa jurídica sem fins lucrativos, voltada à prestação de serviços de saúde aos munícipes de Descalvado e a todos aqueles que necessitam.

Atualmente, o Hospital conta com 106 colaboradores, 39 profissionais médicos(as) em seu Corpo Clínico de diversas especialidades, realizando em média 41.736 atendimentos por ano em seu Pronto Socorro e Pronto Atendimento Médico, o que representa uma média de 116 atendimentos/dia.


Para aqueles menos informados, a entidade não foi criada e muito menos pertence a nenhum grupo familiar ou político. Não visa lucros e todos os recursos recebidos são gastos no tratamento e recuperação da saúde de seus usuários.

A Santa Casa pertence à população de Descalvado, sob o comando da provedoria e mesa administrativa cujos componentes são pessoas que trabalham voluntariamente, sem salários ou rendimentos e sempre imbuídos dentro de um espírito de cidadania e AMOR ao próximo, se dedicam diariamente para manter a entidade funcionando e prestando com qualidade toda a assistência e cuidados a qualquer individuo que necessite.

“É muito triste quando nos deparamos com pessoas que não entendem ou não querem entender a missão de uma instituição tão importante na vida de todos nós. A Santa Casa em qualquer lugar no Brasil é uma grande parceira no sistema de saúde de um Município e de um Estado. Aqui em Descalvado como em vários municípios é o único hospital da cidade. Enquanto todas as unidades de saúde do município que pertencem à rede básica estão com suas ‘portas fechadas’ a maior parte do tempo, a Santa Casa permanece aberta 24 horas por dia, 365 dias por ano, mantendo uma estrutura digna e um grupo de profissionais que atende salvando vidas por todo o tempo”, explica o administrador hospitalar, Wilder Bertonha.

Repasse do SUS cobre apenas 10% das despesas - A Santa Casa de Descalvado por ser filantrópica e estar conveniada pelo Sistema Único de Saúde – SUS - obrigatoriamente tem que atender 60% de sua capacidade através do SUS e 40% através de convênios e particulares. As despesas que isso gera é o que tem provocado um grande rombo orçamentário, porque os atendimentos com o SUS têm um valor repassado de R$ 58.000,00, que representam somente 10% das despesas que a Santa Casa tem todos os meses, considerando que 40% desse valor ficam retidos judicialmente para saldar dívidas de ações trabalhistas do passado.

Já o valor de R$ 360.000,00 repassado mensalmente pelo município através da subvenção cobre apenas parte das despesas que a Santa Casa possui com a estrutura e atendimentos oferecidos pelo Pronto Socorro, Sobreavisos Médicos em diversas especialidades 24 horas por dia. As outras receitas não são suficientes para cobrir as despesas mensais que a Santa Casa possui, principalmente com os serviços de Urgência e Emergência “Pronto Socorro”, Sobreavisos Médicos das Especialidades da Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Clinica, Cirúrgica, Ortopedia, Emergência/Transferência, ambulatório de Cardiologia e de Radiologia “Raio-X” 24 horas por dia que representam em média 60% dos gastos despendidos pela Santa Casa. Atualmente a  Santa Casa trabalha com um déficit mensal estimado em 100 mil reais, o que agrava ainda mais a sua situação.

Muitos se esquecem de que a “Saúde é Direito de Todos e Obrigação do Estado”. A Santa Casa é uma grande parceira do Pode Público, mas a obrigação por custear a prestação de seus serviços é do Estado e consequentemente do Município. Não somente os serviços de recuperação da saúde de seus usuários, cirurgias e internações, os serviços de Urgência/Emergência e sobreaviso médico das diversas especialidades que são aqueles prestados pelo Pronto Socorro também são de obrigação do Município.

Nova reveladora do Raio-X - Para melhor entendimento, se a Santa Casa fechar suas portas, obrigatoriamente o município terá que oferecer à população os mesmos serviços prestados pela Santa Casa 24 horas por dia que certamente irão dificultar, encarecer e sobrecarregar ainda mais os cofres públicos, podendo colocar em risco a vida de toda a população.

Atualmente a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Descalvado é administrada com muita seriedade e por um grupo que não está medindo esforços para mantê-la em funcionamento. Um bom exemplo disto foi o que ocorreu já nos primeiros meses desta nova administração, quando a reveladora do Raio-X foi substituída graças a doação de algumas pessoas que sensibilizadas pela urgência decidiram não aguardar uma providência por parte do Poder Público.

Santa Casa pode fechar as portas - Desde que assumiu, a nova Provedoria encontrou uma Santa Casa com um passivo bastante considerável em dívidas trabalhistas e com fornecedores, além de elevados compromissos com parcelamentos do FGTS, licenciamentos e IPVA´s dos veículos da sua frota em situação de atraso, parte do imóvel penhorado por terceiros que agora tentam buscar a divisão do imóvel e recebimento de aluguel, enfim, uma grave situação que não será resolvida caso não haja uma ajuda mais efetiva por parte do Poder Público Municipal. Enquanto isto não acontecer, a administração da Santa Casa continuará se esforçando para que o único hospital da cidade não venha fechar suas portas. Por isso, a atual Provedoria conta mais do que nunca conta com

o apoio e a confiança da comunidade e de nossos colaboradores [funcionários e profissionais médicos], e que já vem contribuindo muito nas mais variadas formas para amenizar a situação.

“A Santa Casa de Descalvado é uma entidade respeitada, e a população merece respeito e nosso agradecimento pela luta diária em se manter um hospital, graças ao apoio dos poderes Executivo e Legislativo e da sociedade com doações, trabalhos voluntários e inúmeras ações que revelam que acima de tudo, a solidariedade e a verdade sempre se destacam”, finaliza Bertonha.

Para aqueles que desejam saber mais sobre a Santa Casa de Misericórdia de Descalvado, basta acessar acesse o site www.santacasadedescalvado.com.br. No sítio eletrônico possível conhecer um pouco mais da história, da missão, dos valores, a prestação de contas de todos os eventos e receitas/despesas, e ainda cadastrar-se como doador e contribuir com a entidade.

*Com informações da administração da Santa Casa de Misericórdia de Descalvado
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Descalvado completa 121 anos
DIA DE FINADOS: Cemitério Municipal abre os portões a partir das 6h00
Policiais Militares socorrem cadeirante durante enchente em Descalvado
Joalheria no centro de Pirassununga é assaltada na manhã desta segunda-feira
SP registra menor índice de mortalidade infantil da história
Polícia Militar recebe denúncia e dá flagrante em festa que servia bebidas alcoólicas para menores de 18 anos
Corpo de Bombeiros de Minas Gerais realiza buscas por descalvadense desaparecido no Rio Grande
Polícia Rodoviária apreende carga de cigarro contrabandeado do Paraguai
Aluna de Descalvado é vice-campeã do 'EPTV na Escola' 2016
Postos de Saúde e repartições públicas estarão fechadas nesta sexta-feira
Acontece neste final de semana o maior encontro brasileiro de motos clássicas, em Barra Bonita
Polícia Rodoviária apreende 97 quilos de cocaína na SP-215 em São Carlos
Caged aponta crescimento do emprego formal em Descalvado ao longo de 2016
SESI abre inscrições em processo seletivo de Professor de Educação Física e Estagiário de Pedagogia
Chuva forte causa acidente na SP-215 em Descalvado
TRE absolve ex prefeito Panone no 'caso da cesta básica'
 
         
  [editoriais] Região [serviços]  
  Espaço Internauta Tecnologia Espaço Publicitário  
  Polícia Religião Plantões Farmacêuticos  
  Educação Moda & Estilo Classificados  
  Noticias Culinária Achados & Perdidos  
  Esportes   Fale Conosco  
  Cotidiano [fotos] Horoscopo  
  Economia Happy Hour Nota de Falecimento  
  Entrevistas   Lista Telefônica  
  Perfil [especiais] Mapa de Ruas  
  Empresarial Jornal Descalvado News Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Politicando    
  Animais & Pet Livro 'Conheça Descalvado' [revista descalvado news]  
  Veículos Descalvado 180 Anos Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Eleição Suplementar 2013    
  Saúde Ricci na Roça [redes sociais]  
  Sua Casa Carnaval 2014 Facebook  
  Trânsito Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' Twitter  
    Eleições 2016 Youtube (Canal 1)  
      Youtube (Canal 2)  
    [promoções]    
    Torcida Copa do Mundo 2014    
    Minha Selfie de Natal 2014    
    Dubsmash    
    Minha Selfie de Natal 2015    
         

© Copyright 2016 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"