25/11/2016 (16h00)

Polícia Militar promove audiência pública e apresenta índices de criminalidade

Apresentação contém dados (índices criminais e produtividade policial) comparativos entre os anos de 2015 e 2016, nos períodos de 1º de janeiro à 24 de novembro.

A 3ª Cia da Polícia Militar de Descalvado realizou na noite desta quinta-feira (24), uma audiência pública para apresentação dos dados contendo os índices criminais e a produtividade policial, no período de 1º de janeiro à 24 de novembro de 2016. Na oportunidade, o Comandante da Cia. da PM, Capitão Daniel do Amaral Veiga, pôde apresentar um comparativo com os dados do mesmo período de 2015, além de uma apresentação sobre os principais projetos para o próximo ano.

A audiência pública foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Descalvado, e contou com a presença do Major PM Belonci, Sub Comandante do 38º Batalhão (responsável pela região de São Carlos), de membros do Conselho

Municipal de Segurança Pública (COMSEP), de representantes de entidades, classses e órgãos municipais, além de moradores dos bairros atendidos pelo Programa "Vizinhança Solidária", dentre outros.

Todos os presentes puderam conhecer os dados estatísticos dos índices criminais e da produtividade policial. Quase que a totalidade dos índices criminais estão menores que o período anterior, o que representa a eficiência do planejamento estratégico e a eficácia das ações dos Policiais Militares na cidade. "Conseguir manter os índices criminais sob controle, no atual cenário político-social que enfrentamos, já seria uma grande vitória para a 3ª Companhia de Descalvado", disse o Capitão Veiga.

De acordo com o Capitão da PM, em 2016 foram intensificadas algumas ações da PM no município de Descalvado, dentre elas a fiscalização de trânsito e o patrulhamento nas áreas escolares, o combate ao tráfico de entorpecentes e aos crimes de furto e roubo de veículos e residências. A corporação conta atualmente com um efetivo de 27 policiais militares, 6 viaturas e 2 motocicletas.

TRÂNSITO - Segundo os dados apresentados durante a audiência pública, desde 2001 houve um crescimento de 142,5% da frota de veículos em Descalvado. Segundo o DENATRAN, em 2001 haviam 8.933 veículos cadastrados, ao passo que em 2015 o total veículos somava 21.655.

Com relação à vítimas de acidentes de trânsito, em 2015 foram apenas 2 mortes registradas. Já em 2016, o número de vítimas fatais dobrou, passando para 4. Ao mesmo tempo, o número de vítimas de acidente de trânsito que sofreram algum tipo de lesão caiu de 23 em 2015 para 19 em 2016.

Quanto aos números de furto ou roubo de veículos, houve uma melhora significativa nos índices criminais. Durante todo o ano de 2015, foram registrados 49 furtos ou roubos de veículos, contra 45 ocorrências registradas em 2016.

VIOLÊNCIA - Os dados apresentados pelo Capitão da PM durante a audiência desta quinta-feira mostram que em relação ao número de vítimas fatais (homicídios e/ou latrocínios) permaneceu o mesmo em 2016 e 2016, com apenas um registro de letalidade em cada ano.

Quanto aos roubos (exceto de veículos) os número apontam que houve uma pequena redução dos índices criminais. Em 2015 foram 45 registros contra 44 em 2016. Já para os casos de furtos, a redução foi muito maior, visto que em 2015 foram 354 casos contra 308 neste ano.

PRODUTIVIDADE POLICIAL - Outro índice apresentado durante a audiência é em relação à produtividade policial. Só para se ter uma idéia, em 2015 os policiais militares efetuaram 3 prisões por porte ilegal de armas. Já em 2016, o número de prisões saltou para 14.

As ocorrências envolvendo drogas também mostram que os policiais militares tiveram uma atuação muito maior em 2016, já que os índices apontaram que no ano passado foram 64 ocorrências contra 101 no mesmo período deste ano. A quantidade e drogas apreendidas saltou de 2,044 kg em 2015 para 12,605 kg em 2016.

Outro índice que chama a atenção é quanto a apreensão de menores de 18 anos. Em 2015 foram 24 adolescentes apreendidos, número que quase dobrou neste ano de 2016, passando para um total de 45 menores que foram conduzidos até a Delegacia de Polícia (Artigo 173 do Estatuto da Criança e do Adolescente).

PROJETOS PARA 2017 - O Capitão Veiga também aproveitou a oportunidade, para explanar a todos os presentes na audiência sobre a segurança pública, alguns dos projetos que deverão ser colocados em prática no próximo ano. Confira abaixo três projetos que deverão ser colocados em práticas já em 2017:

- Construção do "Centro de Treinamento para a Preservação da Vida", que consiste em uma área a ser construída na Via de Acesso Juvenal Pozzi (na antiga Cava Funda), destinada à capacitação de policiais de toda a região, onde serão desenvolvidos diversos treinamentos de tiro, intervenções táticas, ações de controle de distúrbios civis, simulações de ocorrências e os cursos e estágios regulares de adaptação profissional. Com o advento deste Centro de Treinamento, a cidade de Descalvado passará a captar recursos - humanos e materiais -, das unidades policiais das cidades vizinhas e, naturalmente, contará com grande fluxo de viaturas e policiais na cidade. Aos finais de semana, a área de treinamento poderá ser disponibilizada para a promoção de campeonatos de tiro e outras modalidades correlatas, promovendo assim, o turismo no município. Esse projeto foi idealizado através do COMSEP (Conselho Municipal de Segurança Pública e Defesa do Cidadão);

- Aquisição, através de convênio com a Prefeitura Municipal, de 2 motocicletas modelo Yamaha XT 660, para o policiamento com motos. A compra das motocicletas será realizada por meio de recursos decorrentes da fiscalização de trânsito no município, conforme já acordado neste 2º semestre de 2016;

- Implantação da Atividade Delegada, cujo projeto já foi apresentado ao prefeito eleito e tem por objetivo aumentar a quantidade de Policiais Militares trabalhando no município através de convênio. Este projeto será muito significativo para o aumento da sensação de segurança do cidadão descalvadense e para a manutenção das ações de Polícia, pois até o final deste ano, teremos um déficit de 7 Policiais Militares no já reduzido contingente da companhia local.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

PM promove audiência pública e apresenta índices de criminalidade
Câmara concede títulos a novos cidadãos descalvadenses
Público prestigiou a abertura da exposição "Arte de Pai para Filha" no Museu Municipal
PM surpreende 2 homens com objetos suspeitos na Estrada Velha entre Descalvado e Porto Ferreira
'Caravana de Natal da Coca-Cola' passará por Descalvado no dia 21 de dezembro
Rodovia Anhanguera têm motorista trafegando pela contramão em Pirassununga e acidente fatal em Leme
Denúncia do Google leva PF à prisão de suspeito de pedofilia na internet
Concurso de Bolsas da Universidade Brasil acontece neste sábado
Banco do Brasil anuncia fechamento de agências e plano de aposentadoria para funcionários
Motorista morre após colidir com caminhão na SP-215, em Descalvado
Colisão entre carros mata homem de 34 anos na SP-215, em Porto Ferreira
Royal Canin é tetracampeã no prêmio que avalia o atendimento da empresa ao cliente
Carreta “Mulheres de Peito” retoma o atendimento e a realização de mamografias
 
         
  [editoriais] Região [serviços]  
  Espaço Internauta Tecnologia Espaço Publicitário  
  Polícia Religião Plantões Farmacêuticos  
  Educação Moda & Estilo Classificados  
  Noticias Culinária Achados & Perdidos  
  Esportes   Fale Conosco  
  Cotidiano [fotos] Horoscopo  
  Economia Happy Hour Nota de Falecimento  
  Entrevistas   Lista Telefônica  
  Perfil [especiais] Mapa de Ruas  
  Empresarial Jornal Descalvado News Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Politicando    
  Animais & Pet Livro 'Conheça Descalvado' [revista descalvado news]  
  Veículos Descalvado 180 Anos Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Eleição Suplementar 2013    
  Saúde Ricci na Roça [redes sociais]  
  Sua Casa Carnaval 2014 Facebook  
  Trânsito Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' Twitter  
    Eleições 2016 Youtube (Canal 1)  
      Youtube (Canal 2)  
    [promoções]    
    Torcida Copa do Mundo 2014    
    Minha Selfie de Natal 2014    
    Dubsmash    
    Minha Selfie de Natal 2015    
         

© Copyright 2016 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"