Pesquisar em todo o site


03/04/2017 (09H42)

Programa 'Movimento Paulista de Segurança no Trânsito' é lançado em São Carlos

Alunos das redes estaduais e municipais de ensino de toda a região
participarão de diversas atividades, recebendo orientações de como
se
relacionar adequadamente no trânsito das cidades. Projeto conta o apoio
da Polícia Militar do Estado de São Paulo, bem como da inciativa privada.


  


Aconteceu na manhã da última sexta-feira (31), na Escola Estadual Álvaro Guião em São Carlos, o lançamento do programa estadual Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. Na ocasião foi apresentada uma mostra com desenhos dos alunos e também houve uma palestra com o comandante do 38º Batalhão da Polícia Militar [sediado em São Carlos], o Tenente Coronel Alexandre Wellington de Souza.

Além do Tenente Coronel da PM, compusram a mesa os secretários municipais Coca Ferraz (Transporte e Trânsito) e Mateus Aquino (Comunicação); o comandante da Guarda Municipal, Michael Yabuki; a diretora regional de Ensino, Débora Gonzales Costa Blanco; a diretora da EE Álvaro Guião, professora Rita de Cássia e o Deputado Federal Lobbe Neto (PSDB-SP).

O programa tem como objetivo principal a conscientização dos alunos das redes públicas [municipal e estadual], com vistas à diminuição dos óbitos ocorridos por acidentes de trânsito nas cidades. O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito foi lançado em agosto de 2015 e tem como principal objetivo reduzir pela metade as vítimas fatais no trânsito no Estado até 2020.

De acordo com a Diretora Débora, o evento marca o início de uma série de atividades que deverão ser realizadas. “Demos início ao trabalho com uma exposição, uma mostra do que os alunos produziram ao longo do mês de março e também com uma palestra, a primeira das centenas que vamos oferecer, pois temos quase 30 mil alunos na região”, disse a diretora regional de ensino. “Essa é uma mostra da primeira ação em benefício da vida, pois todos nós participamos do trânsito”, completou.

Alunos de todas as cidades da região que compõem a Diretoria Regional de Ensino de São Carlos participaram das ações. “Nós vamos trabalhar com todos os alunos, dos setes municípios, Ribeirão Bonito, Dourado, Descalvado, Itirapina, Ibaté, Corumbataí, toda a região que pertence à diretoria de ensino de São Carlos. O projeto tem dia para começar, mas não tem para acabar, pretendemos que seja um programa permanente nas nossas escolas, educação para o trânsito”, apontou Débora.

O tenente coronel Wellington destacou a importância de um projeto desse nível e como será a participação da Polícia Militar. “A Polícia Militar, por meio do Departamento de Ensino Próprio, estará atuando nas escolas estaduais e municipais, com palestras e ações de distribuição de material informativo para crianças, adolescentes e jovens adultos, a fim de orientá-los para se relacionarem adequadamente com o trânsito. Hoje, dentro do país, o transito é a maior causa de morte de pessoas, jovens adultos, pessoas na fase produtiva, é um grande contribuinte como número de internados, tomando leitos de hospitais, o que onera o sistema público de saúde sobremaneira. Sem contar a infindável dor nas famílias que são vítimas do trânsito, muitas vezes por ações imprudentes de pessoas que não foram na época instruídas adequadamente de como se comportarem no trânsito”, enfatizou.

Membro da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Lobbe Neto, destacou que São Carlos dá um importante exemplo com um projeto desse. “São Carlos dá um exemplo importante ao iniciar esse processo de educação no trânsito, colaborando para que vários acidentes, em especial, os fatais, possam ser evitados”, comentou.

O parlamentar parabenizou a união dos Poderes Públicos na realização do programa que foi lançado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) e é coordenado pela Secretaria de Governo e composto pelas secretarias da Casa Civil, Segurança Pública, Logística e Transportes, Saúde, Direitos da Pessoa com Deficiência, Educação, Transportes Metropolitanos e Planejamento e Gestão, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP).

Em São Carlos, Prefeitura Municipal (Secretarias Municipais de Transporte e Trânsito; Educação; e Comunicação), Polícia Militar e Diretoria Regional de Ensino se uniram para desenvolver ações conjuntas para relembrar alguns cuidados importantes que os pedestres devem adotar no dia a dia, garantindo a segurança de todos. “O atropelamento de pedestres é a segunda maior causa de mortes por acidentes no Estado de São Paulo. Acho importantíssimo este projeto de Educação no Trânsito para evitarmos acidentes fatais, que tem ceifado, principalmente, os jovens em sua fase produtiva”, apontou Lobbe Neto.

O programa tambpem conta com o engajamento das empresas Ambev, Abraciclo, Arteris, Banco Itaú, Porto Seguro, Optas e Grupo Ultra. Dentre os apoiadores, a Ambev, por exemplo, investe em tecnologia e treinamento para garantir a segurança de seus funcionários, que trabalham em uma frota de mais de 12 mil veículos, entre motocicletas, carros e caminhões. Já a Arteris possui o Projeto Escola, que ao longo de 15 anos, já beneficiou mais de 269 mil alunos de 545 escolas da rede pública de ensino. Essa iniciativa parte da premissa que a educação é o melhor caminho para humanizar o trânsito, torná-lo mais seguro e criar condições para o respeito à vida em nossas estradas e cidades.

Ele envolve alunos do ensino infantil, fundamental e médio e EJA (Educação para Jovens e Adultos) de 132 municípios vizinhos às estradas administradas pela Arteris.

*Com informações do Jornal Primeira Página (Fotos: Lucas Castro)
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

 


 

ÓRGÃO ATENDE 16 HOSPITAIS DA REGIÃO, INLCUINDO DESCALVADO
Prefeito de Araraquara incentiva a doação de sangue para o Hemonúcleo Regional  

FINANCIAMENTO DE CAMPANHA
Vereador de Descalvado é suspeito
de crime de favorecimento
 

EM SÃO CARLOS
Peugeot capota na SP-215
e deixa quatro jovens feridos
 

SÓ CONTRATOU MENOS DO QUE O SETOR DE SERVIÇOS
Na contramão do discurso eleitoral, Administração Pública faz 48 novas contratações em fevereiro  
 

 
         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Jornal Descalvado News Achados & Perdidos  
  Esportes Politicando Fale Conosco  
  Cotidiano Ricci na Roça Horoscopo  
  Economia Livro 'Conheça Descalvado' Nota de Falecimento  
  Entrevistas Descalvado 180 Anos Lista Telefônica  
  Perfil Eleição Suplementar 2013 Mapa de Ruas  
  Empresarial Carnaval 2014 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho'    
  Animais & Pet Eleições 2016 [revista descalvado news]  
  Veículos   Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego [promoções]    
  Saúde Torcida Copa do Mundo 2014 [redes sociais]  
  Sua Casa Minha Selfie de Natal 2014 Facebook  
  Trânsito Promoção Dubsmash Twitter  
  Região Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2016 Youtube (Canal 2)  
  Religião      
  Moda & Estilo      
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2017 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"