Pesquisar em todo o site


02/04/2017 (17H00)  |  Atualizada às 18H23

Vereador de Descalvado é suspeito
de crime de favorecimento

Empresário foi o principal doador de dinheiro da campanha de Vagner Basto (PRB),
que nesta última segunda-feira (27) defendeu e votou favoravelmente um Projeto de Lei
que doou novamente uma área retomada pela Prefeitura no ano passado.


A Coluna Politicando dos sites DESCALVADO NEWS e CORA NEWS publicada neste domingo (2), traz uma grave denúncia contra o Vereador Vagner Basto [PRB], um dos onze parlamentares do município de Descalvado, no interiro de São Paulo.

Segundo a coluna, o vereador é suspeito de ter cometido o crime de favorecimento ao defender e votar favoravelmente ao Projeto de Lei [PL] N.º 21/2017, que devolveu à empresa M.S. Comércio de Adubo Orgânico e Transportes Ltda ME uma área retomada pela Prefeitura por determinação da justiça. A área de 6 mil metros quadrados está localizada no Distrito Insdustrial Cosmo Fuzaro [Butiá] e foi doada para a mesma empresa no ano de 2008. Ocorre no ano de 2013, uma denúncia junto ao Ministério Público informou que

o local não estava sendo utilizado conforme o que foi estabelecido no instrumento que celebrou a doação.

Com o andamento das investigações, o MP determinou à Prefeitura Municipal que efetuasse a retomada da área, visto que a empresa não conseguiu comprovar que estava cumprindo aquilo que havia sido acordado na doação feita em 2008. Em 2014, a Prefeitura chegou  a mandar um Projeto de Lei solicitando autorização legislativa para a retomada da área, mas o pedido foi rejeitado por 9 dos 11 vereadores que compunham a Câmara Municipal da época, o que acabou motivando o MP a propor uma Ação Civil Pública contra os parlamentares.

A área acabou retomada em 2015 por meio de um Decreto Municipal e uma Ação de Reintegração de Posse. No mesmo período, Basto [que na época já se declarava pré candidato a vereador], passou a solicitar diversos documentos junto à Procuradoria Geral do Município, inclusive sobre doações de áreas feitas à outras empresas. Em algumas ocasiões, ele chegou a se identificar como representante da empresa MS Comércio de Areia e Transportes.

Também na mesma época, Vagner Basto enviou uma carta anômina à Câmara de Vereadores, comparando o Prefeito Municipal, 2 vereadores e um servidor público de assassinos e traficantes internacionais de drogas, além de acusá-los por corrupção passiva. Na mesma carta, Basto também acusou um importante empresário do município por corrução ativa. Após identificá-lo como sendo o autor da carta, as vítimas o processaram sendo que em março deste ano o Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou a sentença do juiz local, que condenou criminalmente o agora vereador.

DINHEIRO DE CAMPANHA - De acordo com a 'Coluna Politicando', durante a sua campanha para vereador Vagner Basto recebeu de Nelson Donizete Sposito [um dos sócios da empresa MS Comércio de Areia], a importância total de R$ 2.509,00. A quantia representa 79% das receitas do então candidato à vereador, que acabou eleito pelo sistema de quota partidária. As informações constam na página de Prestaçao de Contas do Tribunal Superior Eleitoral [TSE].

CRIME DE FAVORECIMENTO - Durante a votação do projeto de lei na sessão legislativa da última segunda-feira (27), Vagner Basto usou a tribuna da Câmara para defender com bastante ênfase a aprovação do Projeto de Lei. "Sou de parecer favorável à este projeto porque nós [Prefeitura e Câmara Municipal] estamos corrigindo uma injustiça acontecida na legislatura passada. Por causa de brigas particulares e revanchismo político, essa área foi retirada da empresa. Então como aqui a gente pensa no melhor pra cidade, nós estamos só desfazendo uma injustiça que foi feita", explanou o vereador em plenário.

Pouco depois o projeto foi colocado em votação e acabou aprovado pela maioria dos vereadores, inclusive com o voto de Basto, que tinha que ter se declarado inapto para participar da votação justamente por ser parte interessada no PL. Ao não se declarar inapto, o vereador pode ter quebrado o decoro parlamentar.

A participação do vereador Vagner Basto no processo legislativo que aprovou a devolução da área à MS Comércio de Areia, pode caracterizar crime eleitoral de favorecimento já que um dos sócios da empresa foi o maior doador de recursos na campanha do parlamentar. De acordo com matéria publicada recentemente pelo Jornal O Globo, quase metade dos políticos investigados na "Operação Lava Jato" são investigados por crimes envolvendo a doação de dinheiro durante as campanhas eleitorais, e a posterior atuação dos agentes públicos em favorecimento aos seus doadores de recursos.

CÂMARA E MP ELEITORAL DEVEM APURAR DENÚNCIA - O DESCALVADO NEWS consultou alguns especialistas em legislação eleitoral e ouviu deles que a denúncia contra o vereador é grave e deve ser apurada pela Câmara Municipal e pelo Ministério Público Eleitoral.

Segundo os juristas, se comprovada a denúncia, o vereador deverá sofrer sanções nos dois órgãos públicos, inclusive com a perda do mandato.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

 


 

EM SÃO CARLOS
Peugeot capota na SP-215
e deixa quatro jovens feridos
 

SÓ CONTRATOU MENOS DO QUE O SETOR DE SERVIÇOS
Na contramão do discurso eleitoral, Administração Pública faz 48 novas contratações em fevereiro  

NO ENTROCAMENTO DA SP-215 COM A SP-255
Obelisco em Dourado marca o centro de SP e tem história cheia de 'mistérios'  

PROFESSOR EM UNIVERSIDADE DE DESCALVADO
Presidente da Câmara de São Carlos fica ferido após acidente com lobo-guará na Rodovia Washington Luís  
 

 
         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Jornal Descalvado News Achados & Perdidos  
  Esportes Politicando Fale Conosco  
  Cotidiano Ricci na Roça Horoscopo  
  Economia Livro 'Conheça Descalvado' Nota de Falecimento  
  Entrevistas Descalvado 180 Anos Lista Telefônica  
  Perfil Eleição Suplementar 2013 Mapa de Ruas  
  Empresarial Carnaval 2014 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho'    
  Animais & Pet Eleições 2016 [revista descalvado news]  
  Veículos   Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego [promoções]    
  Saúde Torcida Copa do Mundo 2014 [redes sociais]  
  Sua Casa Minha Selfie de Natal 2014 Facebook  
  Trânsito Promoção Dubsmash Twitter  
  Região Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2016 Youtube (Canal 2)  
  Religião      
  Moda & Estilo      
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2017 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"