Pesquisar em todo o site


12/04/2017 (14H00)

Desempregada planta pé de mamão e árvore dá frutos com mais de 60 cm

Moradora do Bairro Alto de São Miguel ganhou a muda da fruta e a plantou no
quintal de casa. Tamanho dos primeiros frutos surpreenderam familiares e vizinhos.



Um pé de mamão plantado no quintal de uma residência localizada no Bairro Alto de São Miguel, em Descalvado, vem deixando amigos e familiares da dona do imóvel surpresos com o tamanho dos frutos da árvore, plantada pela própria moradora da casa há cerca de 2 anos. Os frutos têm 3 vezes mais o tamanho de um mamão formosa normal, encontrado nos supermercados e quitandas. Quem nos conta essa história é a própria dona da residência, a carioca Esther de Paula Soares, de 50 anos, que se mudou para Descalvado em 2014 atrás do grande sonho da sua vida: a casa própria.

Dona Esther conta que nasceu no Rio de Janeiro, mas mudou para São Paulo quando ainda era criança. Os pais vieram para o interior de SP para trabalhar, e quando eles retornaram para o estado fluminense, ela acabou ficando em Limeira, onde se casou e teve quatro filhos. Após o casamento, a família fixou residência em um sítio localizado na divisa entre as cidades de Limeira e Santa Bárbara D'Oeste, onde o marido [que nasceu em Guzolandia, na região de Fernandópolis], trabalha e reside até hoje.

A mulher [que atualmente está desempregada e a procura de trabalho como cuidadora ou caseira] conta que acabou vindo pra Descalvado a convite de um tio, que reside por aqui desde a época em que a economia girava em torno da avicultura. Incentivada pelo parente, Dona Esther acabou adquirindo o primeiro imovel da sua vida - um terreno no Bosque do Tamanduá -, que depois foi trocado por outro no bairro vizinho, e onde o grande sonho de construir a casa própria se concretizou. "Meu sonho era o de batalhar muito para ter a minha casa. E Deus preparou isso pra mim e acabou dando tudo certo!", contou relembrando ainda que durante a fase da construção da casa, ela dormia ali mesmo na obra [dentro do carro da família], com medo de que algo fosse furtado.

Quando a casa ficou pronta, ela se mudou em definitivo para Descalvado com três dos quatro filhos, dois rapazes e uma moça, do qual é portadora de necessidades especiais e é atendida na APAE do município.
 

O PÉ DE MAMÃO - Dona Esther conta que mal a família se mudou para a casa nova [e ainda sem muros], ela já começou a cultivar algumas plantas no quintal da sua residência. Foi então que ela conheceu um pedreiro que trabalhava em uma obra a lado, e que ao perceber que a mulher gostava de cultivar plantas, lhe presenteou com diversas mudas, dentre elas a do famoso pé de mamão. "Ele me falou olha, esse aqui é um mamão muito bom, docinho! Então eu plantei faz uns dois anos mais ou menos, e nisso o pé começou a crescer, crescer e agora veio essa surpresa aí. Já na primeira vez que ela dá frutos, vieram deste tamanho aí que você viu!", contou ela dizendo ainda que em uma das 'conversas' que manteve com a planta, questionou-a do porque só crescia e não dava nenhum fruto, 'falando' ainda que talvez poderia cortá-la.

A mulher conta que ainda não conseguiu experimentar nenhum dos mamões gigantes para saber se o gosto é realmente 'docinho'. "Nenhum madurou ainda né, então tenho que esperar. Já tentaram fazer um doce com um deles, mas eu não sei dizer o que deu. Só sei que não vou deixar arrancarem mais nenhum enquanto não amadurecer", contou ela ao falar que um dos frutos foi levado ainda verde para o patrão do marido, para que ele pudesse comprovar, segundo ela, como a terra daqui é abençoada.

Pelo menos três dos mamões que estão no pé já estão com 64 centímetros de comprimento, mas o peso de cada fruta Dona Esther ainda não sabe. A expectativa é de que a planta produza mais de 80 quilos de mamão logo na sua primeira florada. Sobre o que deverá fazer com as frutas quando amadurecerem, Dona Esther não titubeou em responder. "Olha, um pouco eu sei que vou tirar bastante semente pra fazer mudas, porque tem muita gente me pedindo. O resto eu ainda não sei, mas comer com certeza eu quero comer. É muito mamão!", finalizou.

FRUTAS COM 64 CM - O pé de mamão plantado no quintal da Dona Esther chama atenção de qualquer um que vai visitar o local. O pé com cerca de 3,30 metros de altura está carregado com pouco mais de 12 frutas, a maioria delas em tamanho gigante. Pelo menos três mamões já possuem 64 centímetros de comprimento.

O DESCALVADO NEWS procurou o Engenheiro Agrônomo da Prefeitura de Descalvado e mostrou as fotos da planta da Dona Esther. Segundo Fábio Generoso, apesar de chamar a atenção, é relativamente comum a produção de mamões "gigantes" como esses nascidos no quintal da desempregada. Ainda de acordo com ele, a espécie provavelmente é originário de cultivares do grupo "Formosa",  sendo conseguidos através de misturas de materiais genéticos variados, naturalmente ou induzido pelo homem através de experimentos.

O Engenheiro Agrônomo também disse que, apesar de curioso, a produção comercial deste tipo de fruto não é interessante, uma vez que o consumidor prefere mamões menores, muitas vezes até de tamanhos pequenos, para serem consumidos numa única porção, como é o caso dos frutos dos cultivares do grupo "Solo", conhecidos como 'havaí' ou 'papaia'.


 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

 


 

DIA 27 DE ABRIL
Câncer colorretal será tema da tradicional palestra anual da Fênix

FILHO CONFESSOU O CRIME
Militar reformado da AFA mata o pai a tiros e joga corpo em rio, afirma polícia

'ALÔ, É DA RUSSIA?'
Procon já registrou quase 40 reclamações de cobrança indevida nas contas de telefones da Vivo

UMA DAS DOENÇAS QUE MAIS MATA CÃES EM TODO O MUNDO
Pesquisadores da USP criam método mais rápido e barato para diagnosticar cinomose
 

 
         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Jornal Descalvado News Achados & Perdidos  
  Esportes Politicando Fale Conosco  
  Cotidiano Ricci na Roça Horoscopo  
  Economia Livro 'Conheça Descalvado' Nota de Falecimento  
  Entrevistas Descalvado 180 Anos Lista Telefônica  
  Perfil Eleição Suplementar 2013 Mapa de Ruas  
  Empresarial Carnaval 2014 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho'    
  Animais & Pet Eleições 2016 [revista descalvado news]  
  Veículos   Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego [promoções]    
  Saúde Torcida Copa do Mundo 2014 [redes sociais]  
  Sua Casa Minha Selfie de Natal 2014 Facebook  
  Trânsito Promoção Dubsmash Twitter  
  Região Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2016 Youtube (Canal 2)  
  Religião      
  Moda & Estilo      
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2017 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"