Pesquisar em todo o site


09/12/2017 (09H13)

Laboratório do IB em Descalvado
é reformado para ampliar
capacidade de análise e
controle de sanidade avícola

O Laboratório do Instituto Biológico (IB) de Descalvado, órgão do governo estadual que atua na área de sanidade avícola e no controle microbiológico na área de alimentos, responsável também pela análise de qualidade de 70% do material genético exportado da avicultura paulista, foi reformado para ampliar capacidade de análise e controle de sanidade avícola. Os novos investimentos reforçam o controle e a qualidade das exportações de proteína animal brasileiras.

"As empresas com a certificação de compartimento realizam análises periódicas e passam por rigorosos processos de auditorias e treinamentos internos com a finalidade de garantir que, caso ocorra um surto de influenza no país, o compartimento continue

a exportar. Por exemplo, se uma galinha caipira, criada em uma propriedade de subsistência, mas distante de uma grande empresa avícola for diagnosticada com esta doença, toda a exportação brasileira de frango é paralisada, não importa o local que a ave for identificada e nem a quantidade de aves afetadas. Neste caso, as empresas de compartimento, como fazem análises constantes, podem continuar a exportar mesmo que a doença for identificada no país. Por isso, a busca por essa certificação na OIE”, explica Renato Luis Luciano, pesquisador do IB.

Apenas laboratórios oficiais, ou seja, públicos e acreditados pelo Inmetro e credenciados pelo Mapa, podem fazer essas análises oficiais para as empresas de compartimento. Atualmente, apenas os laboratórios federais que integram a rede de Laboratórios Nacionais Agropecuários (Lanagro) estão aptos a realizar essas análises. “O IB busca também essas certificações. Esperamos que ainda no primeiro semestre de 2018 estejamos prestando esse importante serviço ao setor produtivo”, afirma o pesquisador.

REFORMA - O Laboratório de Saúde das Aves do IB passou por melhorias. Em agosto de 2017 foi instalado um novo sistema para enclausurar duas autoclaves – usadas para descontaminação de materiais de uso do laboratório e de amostras após as análises. Antes da instalação do sistema, o vapor oriundo do processo de descontaminação era liberado no ar, o que acarretava em odor forte para os colaboradores do IB e também para as pessoas vizinhas ao laboratório do Instituto.

Com o novo sistema, o vapor oriundo do processo de descontaminação passa por um exaustor que o destina a dois lavadores de gases, que por meio de uma reação química de cloro e hipoclorito de sódio tratam esse vapor e o liberam sem odor e sem resíduos poluentes para a atmosfera. O investimento na obra foi de R$ 101 mil, pago pelo Tesouro do Estado.

Por dia, são realizados sete ciclos de trabalho nas autoclaves, que possuem por ciclo capacidade para descontaminação de um volume de 200 litros. “Além de enclausurar as autoclaves, fizemos um novo sistema no Setor de Descontaminação de modo que os colaboradores do Instituto manipulam os materiais que passaram por descontaminação em uma cabine, sendo ambiente isolado, o que proporciona melhores condições de trabalho”, afirma Silvio Begosso, engenheiro civil da Apta.

Segundo a diretora do Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio Avícola do IB, Ana Maria Iba Kanashiro, aproximadamente dez mil ensaios microbiológicos, sorológicos e moleculares são realizados mensalmente no laboratório para diagnósticos e monitorias de patógenos aviários como Salmonella, micoplasmoses, influenza aviária e laringotraqueite, além dos controles microbiológicos realizados em ingredientes, rações e ambientes das fábricas de alimentos para animais. Focando no atendimento qualificado ao cliente, o Captaa possui ensaios acreditados pela Cgcre/Inmetro desde 2013.

“Ações como essa mostram a pujança e a melhoria constante dos institutos, uma recomendação do governador Geraldo Alckmin”, afirma Arnaldo Jardim, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Os ensaios acreditados Abnt NBR ISO/IEC 17025 são os seguintes:

Área Saúde Animal
Diagnóstico Bacteriológico das Salmonelas Aviárias
Diagnóstico Sorológico SAR e SAL Pulorose.
Diagnóstico Imunológico SAR Micoplasma.
Diagnóstico Imunológico Elisa Mycoplasma gallisepticum e Mycoplasma synoviae conjugado; Mycoplasma gallisepticum; Mycoplasma synoviae; Mycoplasma meleagridis Influenza aviária; Laringotraqueíte das aves; Newcastle; Gumboro; Pneumovírus; Reovírus; Anemia infecciosa, Bronquite Infecciosa
Detecção de Anticorpos Idga Influenza aviária e laringotraqueíte das aves
Diagnóstico molecular de micoplasmoses (M. gallisepticum; M. synoviae e M. meleagridis) por PCR convencional

Área Alimentos (Amostras Ambientais e Alimentos para Animais)
Determinação de Salmonella spp (método bacteriológico)
Detecção de Salmonella spp (método BAX)
Contagem de Bacillus cereus, enterobactérias, bolores e leveduras, coliformes totais 45°C, Clostridium perfringens, clostridio sulfito redutor, mesófilos aeróbios e estafilococos coagulase positiva

Área Alimentos Ovos e Derivados
Determinação de Salmonella spp
Contagem de Bacillus cereus, enterobactérias, bolores e leveduras, mesófilos aeróbios e estafilococos coagulase positiva.

*Com informações da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA/SP)
 



Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

 


 

IMPOSTÔMETRO
Descalvadenses já pagaram mais de R$ 13,2 milhões de impostos em 2017

ENTRE SÃO CARLOS E DESCALVADO
Ciclista morre após ser atropelado por caminhão na Rodovia SP-215

SEGURANÇA PÚBLICA
Parceria entre o Poder Judiciário, MP e Polícia Militar agiliza prisões de pessoas procuradas pela justiça em Descalvado

                    

AGROPECUÁRIA PAIOL
Max, o cão mais famoso da TV, estará em Descalvado em janeiro
 

 
         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Cápsula do Tempo Achados & Perdidos  
  Esportes Jornal Descalvado News Fale Conosco  
  Cotidiano Politicando Horoscopo  
  Economia Ricci na Roça Nota de Falecimento  
  Entrevistas Livro 'Conheça Descalvado' Lista Telefônica  
  Perfil Descalvado 180 Anos Mapa de Ruas  
  Empresarial Eleição Suplementar 2013 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Carnaval 2014    
  Animais & Pet Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' [revista descalvado news]  
  Veículos Eleições 2016 Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego      
  Saúde [promoções] [redes sociais]  
  Sua Casa Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
  Trânsito Minha Selfie de Natal 2014 Twitter  
  Região Promoção Dubsmash Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 2)  
  Religião Minha Selfie de Natal 2016    
  Moda & Estilo      
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2017 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"