Pesquisar em todo o site



21/02/2017 (10H39)

Brasil é 10º país do mundo mais perigoso para imprensa, diz pesquisa

Foram 174 casos de agressão a pelo menos 261 profissionais e veículos de comunicação, afirma Abert. Entidade representa emissoras de Rádio e TV do Brasil.


O Brasil fechou o ano de 2016 com 174 casos de agressão a pelo menos 261 profissionais e veículos de comunicação, aponta uma pesquisa Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) divulgada nesta terça-feira (21). O número coloca o Brasil como o 10º país mais perigoso para profissionais da imprensa e o 2º da América Latina, atrás apenas do México. Em ordem crescente, a lista dos países mais perigosos para a imprensa em 2016 são: Iraque, Síria, Afeganistão, México, Iêmen, Guatemala, Índia. Paquistão, Turquia e Brasil.

De acordo com a pesquisa, houve aumento de 60% no número de casos entre 2015 e 2016. O estudo indica ainda que dois jornalistas morreram no exercício da profissão no ano passado.


O Comitê para a Proteção de Jornalistas e a Federação Internacional de Jornalistas informaram que houve um aumento nas intimidações dos profissionais da comunicação na cobertura dos fatos.

Para o presidente da Abert, Paulo Roberto Camargo, o tratamento das forças de segurança nas manifestações é uma das causas dessas violências. "Acho principal fator desse aumento se deu por causa das inúmeras manifestações que ocorreram e de uma incompreensão das próprias autoridades da Segurança Pública sobre o papel da imprensa nessas situações."

Camargo afirmou que a entidade irá sugerir ao governo que seja feito um treinamento para mudar o tratamento das forças de segurança com relação à imprensa em eventos públicos e manifestações.

Dois casos destacados pelo relatório da Abert deste ano são os de violência contra a imprensa no período das Olimpíadas. Mesmo sem contabilizar nas estatísticas, a tragédia da queda do voo da Chapecoense também foi mencionada, por ser considerada pela instituição "a pior do jornalismo brasileiro".

Em 2015, o relatório indicou que oito jornalistas foram mortos e 64, agredidos. Isso colocou o Brasil como quinto mais perigoso para os profissionais da imprensa, atrás de Síria, Iraque, México e França.

Criada em 1962, a Abert reúne 22 associações estaduais, 320 emissoras de TV e 3,1 mil emissoras de rádio.

ASSASSINADO EM PORTO FERREIRA - Um dos casos de maior repercussão no estado de São Paulo que demonstra os riscos da profissão de jornalista aconteceu em Porto Ferreira, em maio de 2007.

O jornalista Luiz Carlos Barbon Filho, de 37 anos, que denunciou o esquema de aliciamento de menores em Porto Ferreira foi morto a tiros no dia 5 de maio de 2007. O crime ocorreu em frente a um bar próximo à rodoviária da cidade.

Segundo a polícia, o jornalista estava em uma mesa na calçada do bar quando dois homens em uma moto chegaram e atiraram. Alcides Marcílio Catarino, que estava com Barbon, também foi atingido e levado para um pronto-socorro. Os assassinos fugiram.

Barbon trabalhava no “Jornal do Porto”. Ele denunciou o esquema de aliciamento de menores envolvendo quatro empresários, cinco vereadores e um garçom de Porto Ferreira em agosto de 2003. Na época, eles foram presos acusados de participar de festas com menores em ranchos às margens do Rio Mogi Guaçú.


Em março de 2010, 3 policiais e um comerciante foram condenados pelo Tribunal do Júri pelo assassinato do jornalista. Um Sargento e um capitão da PM, além de um comerciante, foram condenados à 18 anos e 4 meses de prisão por homicídio duplamente qualificado, tentativa de homicídio contra um terceiro e formação de quadrilha. Um soldado da PM escapou da pena de formação de quadrilha, e por isso recebeu 16 anos e 4 meses de condenação.

Segundo a acusação do Ministério Público, acatada pelo júri popular, o assassinato foi uma represália às reportagens publicadas por Barbon.

JORNALISTA DO DESCALVADO NEWS TAMBÉM SOFREU AGRESSÃO - Em maio do ano passado, um funcionário da Usina Ferrari agrediu um dos jornalistas do site DESCALVADO NEWS, que apurava uma denúncia de moradores do Bairro Novo São Sebastião sobre a queima indiscriminada de um canavial vizinho ao bairro.

Ao perceber que estava sendo filmado, o funcionário tentou agredir o jornalista, desferindo um golpe que acabou acertando o celular que gravava toda a ação. O aparelho chegou a cair no chão, porém não desligou, o que permitiu a retomada das filmagens. A Polícia Militar foi acionada e registrou um Boletim de Ocorrência por agressão contra o jornalista.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

 


 

5 DIAS DE FESTA
Analândia se prepara para receber turistas no melhor Carnaval da região

POLÍCIA INVESTIGA CAUSAS DO ACIDENTE
Veículo desgovernado invade calçada e atropela idoso em praça de São Carlos

PARA APLICAÇÃO NOS CONSULTÓRIOS
Dentistas da rede pública passam por capacitação de primeiros socorros

MOMENTO DE ECONOMIZAR!
Becão copia Henrique e também anuncia que não fará carnaval de rua em 2017
 

 
         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Jornal Descalvado News Achados & Perdidos  
  Esportes Politicando Fale Conosco  
  Cotidiano Ricci na Roça Horoscopo  
  Economia Livro 'Conheça Descalvado' Nota de Falecimento  
  Entrevistas Descalvado 180 Anos Lista Telefônica  
  Perfil Eleição Suplementar 2013 Mapa de Ruas  
  Empresarial Carnaval 2014 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho'    
  Animais & Pet Eleições 2016 [revista descalvado news]  
  Veículos   Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego [promoções]    
  Saúde Torcida Copa do Mundo 2014 [redes sociais]  
  Sua Casa Minha Selfie de Natal 2014 Facebook  
  Trânsito Promoção Dubsmash Twitter  
  Região Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2016 Youtube (Canal 2)  
  Religião      
  Moda & Estilo      
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2017 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"