A Polícia Rodoviária
já multou diversos caminhoneiros na região de Ribeirão Preto por
descumprir a determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que
exige o uso de lonas durante o transporte de cana-de-açúcar. A medida
entrou em vigor há exatamente um mês.
Depois de ser adiada duas
vezes desde 2013, a pedido das indústrias do setor sucroenergético, a
exigência do Contran passou a valer em 1º de junho e a infração é
considerada grave: o motorista recebe cinco pontos na carteira e deve
pagar multa de R$ 195,23.
O sargento da Polícia
Rodoviária Thomaz Bueno afirma que a fiscalização foi intensificada,
principalmente nos trechos próximos a usinas de açúcar e etanol, onde o
tráfego de caminhões carregados com cana é maior.
“Às vezes, o pessoal coloca
a lona de forma inadequada, não cobre realmente a cana, ou coloca a lona
simplesmente por cima, sem amarrar. Então, a gente insiste aos
caminhoneiros que cubram a carga de forma correta, porque é uma infração
grave”, diz.
Bueno explica que o
objetivo da norma é evitar que a carga espalhe na pista ou caia sobre
outros veículos durante o trajeto, e provoque acidentes. Na região de
Ribeirão, é comum encontrar farelo de cana ou mesmo pedaços da planta
nas rodovias.
“A gente está fazendo as
autuações não só nos caminhões sem lona, mas o caminhão cuja sinalização
está irregular, pneu em mau estado de conservação, é uma série de
autuações que envolvem o caminhão de cana”, completa.
CRÍTICAS
- A medida chegou a ser criticada pelo setor sucroenergético, que
reclamou de gasto desnecessário com a instalação das lonas – o custo
varia de R$ 1,5 mil a R$ 8 mil – e defendeu que o transporte da cana, se
feito corretamente, dispensa o uso desse acessório.
O material de alta
densidade, geralmente à base de polietileno, precisa cobrir todo o
compartimento e ser resistente o bastante para suportar os vários
acionamentos diários, que, em média, passam de seis vezes.
Os usuários das rodovias,
por outro lado, comemoram a vigência da determinação, afirmando que deve
trazer mais segurança. O motorista Evandro Lucas Costa viaja de moto e
diz que o uso das lonas deve evitar acidentes.
“Eu sou de Minas Gerais e
só de vez em venho a São Paulo, mas a gente ainda vê alguns caminhões
sem lona ainda. Seria bom se todos estivessem usando porque melhorava
bem a segurança para todos, não só para motoqueiro, mas para carros
também”, afirma.
*Fonte: G1/Ribeirão Preto
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