Pesquisar em todo o site



09/03/2017 (09H30)  |  Atualizada às 11h12

'MEU QUIOSQUE MINHA VIDA'

Inércia da administração municipal causa prejuízo ao patrimônio público

Quiosque do Parque da Fepasa, invadido por moradores de rua há mais
de um mês, é consumido pelo fogo na noite de quarta para quinta-feira.


  


O que já era previsto por muitos moradores da região do Parque Linear "Brasilina Ravazi Reschini" - próximo à antiga estação da Fepasa -, acabou acontecendo na noite desta quarta para quinta-feira. Desde o final do mês de janeiro, pelo menos dois quiosques pertencentes à Prefeitura Municipal de Descalvado - e que deveriam estar locados para serem utilizados como estabelecimentos do tipo lanchonete, doceria ou sorveteria, por exemplo -, foram invadidos por moradores de rua, que transformaram o local em moradia, e que agora acabou incendiado.

Moradores e comerciantes próximos do local já haviam reclamado - inclusive pelas redes sociais - sobre o problema, além de demonstrarem preocupação de que os quisoques poderiam servir como ponto de venda e consumo de drogas.

Segundo informações colhidas no Parque Linear na manhã desta quinta-feira (9), entre as 23h00 de ontem e 1h00 de hoje, um dos quiosques invadidos acabou incendiado, sendo totalmente consumido pelo fogo. Não há informações de vítimas, mas um dos moradores que invadiu o local aceitou conversar com a equipe de reportagem do DESCALVADO NEWS e relatou como o local foi invadido, e a inércia da Prefeitura para resolver o problema.

Com medo, o rapaz de 28 anos pediu para não ser identificado. Natural de Descalvado, o morador do quiosque incendiado contou que não sabe como o fogo teve início. "Eu saí daqui umas onze horas da noite pra andar com a minha cachorra, e a hora que eu voltei, era mais de meia noite e já tava tudo incendiado. Aqui estava morando eu, o Valentim e a Jéssica, que acabou voltando para a casa do pai dela. A gente deixou outras duas pessoas aqui sabe, então, eu nao posso falar quem foi, porque eu não vi nada, não posso acusar ninguém. Um é confiavel, agora o outro eu não posso confiar porque ele bebe demais", disse ele.

"A gente tava aqui numa boa, tomando uma cerveja, aí eu saí pra poder passear com a minha cachorra e o Valentim saiu pro outro lado. A hora que eu voltei aqui, já tava tudo incendiado!" contou o morador que também disse não saber como o fogo foi apagado. "Eu não vi, porque a hora que eu cheguei aqui, tava tudo incendiado e não tinha mais ninguém! Se eu estivese aqui, isso não tinha acontecido!, afirmou.

Perguntado se dentro do quiosque havia algum material ou produto inflamável, P. disse que não havia nada. "Nada, não havia nada. Nenhum equipamento elétrico ligado, só uma luz mesmo. Aí dentro eu tinha roupa, tinha R$ 60 em dinheiro que eu perdi, que eu ia comprar umas cartelas [de semtentes] pra poder plantar, tinha mais de meio saco de ração da minha cachorra... Queimou tudo! Eu só 'tô' com a roupa do corpo!", relatou. Na pilha de escombros que restou do incendio, também era possível ver alguns alimentos que foram perdidos.

  

Sobre a invasão do quisque, o morador de rua disse que está no local ha cerca de um mês e meio. "Faz quase um mês e meio que estou aqui. Antes disso eu estava na rua. A gente não invadu nada, já estava tudo aberto, então a gente resolveu ficar aqui, porque na rua tá perigoso! Na calada da noite, pode acontecer de tudo né? Então, quando a gente tranca a porta pra dormir, ficamos protegidos né?".

Perguntado se alguém da Prefeitura teria ido até o local para tentar a desocupação do quiosque, o morador de rua negou. "Não, comigo ninguem veio falar nada. A maior parte do tempo eu que fico aqui, porque eu to ajeitando o lugar. Eu comecei essa horta aqui, pra plantar e me dar uma renda com uma verdurinha, um legume, entendeu?", explicou ele. Sobre o outro quisoque invadido, P. disse que não poderia falar muito sobre o assunto, mas confirmou que chegou no local primeiro. "Ali eu não posso falar nada, porque cada faz a sua vontade entendeu? Ali eles estão em três pessoas, mas eu cheguei aqui primeiro!"

O morador do quiosque incendiado encerrou a entrevista contando o que espera a partir de agora. "Eu queria uma moradia pra gente! Se a Prefeitura deixar a gente ficar morando aqui, e ajudar a gente, entendeu, é o que a gente pede. Se eles derem esse lugar aqui pra gente morar, deixar cultivar o que a gente precisar e sobreviver do nosso lucro, da nossa plantação aqui, é o que a gente pede. O nosso sustento e uma moradia, é só o que a gente quer!", concluiu.

  

  

  

PREFEITURA - Procurada, a Secretaria de Administração da Prefeitura Municipal informou que nesta quarta-feira (9), já havia protocolado um ofício endereçado à Procuradoria Geral do Município, solicitando providências sobre a desocupação do local. A Secretaria informou ainda que a PGM deverá solicitar na justiça a reintegração de posse dos dois quiosques invadidos.

Sobre o incêndio, a Secretaria de Adminisração informou desconhecer o fato, mas diante da informação recebida, iria descolcar um funcionário até o local e providenciar a elaboração de um Boletim de Ocorrência e a respectiva abertura de um processo de sindicância, para apurar as responsabilidades do ocorrido.

"MEU QUIOSQUE MINHA VIDA" - A última edição da coluna 'Politicando', publicada no dia 25 de fevereiro, já havia trazido a tona a invasão dos quiosques do Parque Linear da Fepasa. Infelizmente, a inércia da administração municipal acabou causando um grande prejuízo ao patrimônio público, uma vez que o local agora terá que ser totalmente reformado em razão do incêndio.

Mesmo com as reclamações de moradores e comerciantes próximos do local, o Poder Público parece ter fechado os olhos para o problema e agora amarga o prejuízo que mais uma vez será pago com o dinheiro dos contribuintes.

A ironia neste caso fica por conta de que o local foi considerado a grande obra da administração Panone e Becão, e que agora parece estar se transformando por eles mesmos em um novo e inédito programa habiticional, apelidado por alguns de "Meu Quiosque Minha Vida".

  

 
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

 

 


 

EXCESSO DE ALTURA
Caminhão fica entalado em pontilhão e causa transtornos em avenida de São Carlos  

EM DOURADO
Homem morre após colidir utilitário em dois caminhões na SP-215  

DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Amor, gratidão e realização: Três palavras por três grandes mulheres de Descalvado  

#QueremosUmInterpreteFluente
Estudantes do ‘Ginásio’ fazem manifesto em favor de aluna impossibilitada de estudar por falta de intérprete de libras
 

 
         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Jornal Descalvado News Achados & Perdidos  
  Esportes Politicando Fale Conosco  
  Cotidiano Ricci na Roça Horoscopo  
  Economia Livro 'Conheça Descalvado' Nota de Falecimento  
  Entrevistas Descalvado 180 Anos Lista Telefônica  
  Perfil Eleição Suplementar 2013 Mapa de Ruas  
  Empresarial Carnaval 2014 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho'    
  Animais & Pet Eleições 2016 [revista descalvado news]  
  Veículos   Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego [promoções]    
  Saúde Torcida Copa do Mundo 2014 [redes sociais]  
  Sua Casa Minha Selfie de Natal 2014 Facebook  
  Trânsito Promoção Dubsmash Twitter  
  Região Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2016 Youtube (Canal 2)  
  Religião      
  Moda & Estilo      
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2017 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"