Pesquisar em todo o site


28/03/2017 (09H54)

“Bom de Nota, Bom de Dança” compartilha a ação “Escola Sem Machismo”

Baseada em cartilhas da ONU (Organização das Nações Unidas), o BNBD propaga, em homenagem ao mês da mulher, a luta contra o machismo nas aulas do projeto social. São mais de 700 crianças atendidas, em cinco núcleos (nas cidades de Batatais, Descalvado, Lins e Serrana).


Pensando na importância de um ambiente sem preconceito nas escolas, a ONU Mulheres lançou o programa “Escola Sem Machismo”, com financiamento da União Europeia. A campanha foi criada com o objetivo de pôr fim à violência contra as mulheres e está em ação no projeto “Bom de Nota, Bom de Dança” (BNBD), nos núcleos de Batatais, Descalvado, Lins e Serrana.

Para a psicóloga Leticia Molina, a ação é importante a todos os envolvidos no projeto social, profissionais e as próprias crianças, para debater e refletir sobre a conscientização, educação e o respeito em relação às mulheres.


A campanha “Escola Sem Machismo” realiza uma oferta pública de materiais para engajar a juventude na prevenção e eliminação da violência e discriminação contra as meninas. A iniciativa disponibiliza textos e materiais para todos os alunos e professores.

“Além de planos de aulas, há o plano nacional de política para mulheres, com dados, metas e estatísticas sobre o enfrentamento da mulher em relação às desigualdades no mercado de trabalho, no esporte, na saúde, na responsabilização da criação dos filhos e à submissão”, explica Leticia.

A psicóloga ainda ressalta outro fato importante. “Temos um exemplo da grande evasão de meninos do balé, pois, apesar de gostarem, sofrem represálias, geralmente com brincadeiras, dizendo que é coisa de menina”, conta ela.

Essa realidade pode mudar ao se trabalhar com a preocupação em construir o tema “Escola Sem Machismo” de um jeito que crianças e jovens compreendam. Isso é realizado pelo BNBD a partir de atividades, como a elaboração e desenvolvimento de desenhos e histórias.

Quando se fala em educação e combate à violência contra a mulher, um ponto essencial é entender que existe uma linha tênue que separa uma piada de uma agressão. É isso que pode ser trabalhado desde cedo.

O projeto - O projeto social "Bom de Nota, Bom de Dança", plano anual, reúne meninos e meninas, de 7 a 12 anos, em torno de algo em comum: a dança. São mais de 700 crianças atendidas, em cinco núcleos (nas cidades de Batatais, Descalvado, Lins e Serrana).

O programa oferece as modalidades de balé e danças urbanas, gratuitamente, às crianças matriculadas nas escolas conveniadas ao projeto, incentivando e integrando-as nos estudos e na dança.

Segundo a coordenadora do BNBD, Mariana Souza, o impacto na vida das crianças é visível. “Trabalhamos com uma metodologia de controle de talentos, incentivando a frequência escolar, o comportamento, o respeito, a solidariedade e a cooperação”, afirma.

Estimular jovens cidadãos a mudar de realidade, utilizando a expressão corporal como ferramenta, é mais uma das características do Projeto. As aulas acontecem sempre em contraturno escolar, para não atrapalhar o rendimento dos alunos.

“A dança é uma extensão do aprendizado em sala de aula. Tudo é pensado para que os alunos se desenvolvam e cresçam como cidadãos”, ressalta Lívia Mariussi, assistente social. Todo o material, uniforme e lanche são oferecidos aos alunos do projeto.

Com patrocínios da Usina Batatais, Usina Lins, Usina Ipiranga e Usina da Pedra, o Projeto, organizado desde o início de 2017, é um plano anual via PRONAC (Programa Nacional de Apoio à Cultura), com o objetivo e missão de levar e fomentar a cultura nessas cidades, em parceria com a educação.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

 

 


 

PROGRAMA '100% - ESPORTE PARA TODOS'
Descalvado finalmente
poderá ter a sua pista skate
 

REPASSE DE CONTRIBUINTES AOS FUNDOS MUNICIPAIS
Câmara e Receita Federal promovem palestra sobre destinação social do Imposto de Renda nesta quarta  

DENÚNCIA RECEBIDA PELO WHATSAPP
Falta de monitor no transporte escolar preocupa pais em Descalvado  

BAFÔMETRO APONTOU QUE MOTORISTA HAVIA INGERIDO ÁLCOOL
Jovem de 19 anos morre em capotamento na SP-215, em Ribeirão Bonito  
 

 
         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Jornal Descalvado News Achados & Perdidos  
  Esportes Politicando Fale Conosco  
  Cotidiano Ricci na Roça Horoscopo  
  Economia Livro 'Conheça Descalvado' Nota de Falecimento  
  Entrevistas Descalvado 180 Anos Lista Telefônica  
  Perfil Eleição Suplementar 2013 Mapa de Ruas  
  Empresarial Carnaval 2014 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho'    
  Animais & Pet Eleições 2016 [revista descalvado news]  
  Veículos   Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego [promoções]    
  Saúde Torcida Copa do Mundo 2014 [redes sociais]  
  Sua Casa Minha Selfie de Natal 2014 Facebook  
  Trânsito Promoção Dubsmash Twitter  
  Região Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2016 Youtube (Canal 2)  
  Religião      
  Moda & Estilo      
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2017 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"