Pesquisar em todo o site


30/03/2017 (09H13)  |  Atualizada às 14H50

Fórum aborda a credibilidade da informação e impacto de falsas notícias

Presidente da ANER, Fábio Gallo, destaca o papel da apuração jornalística
em meio ao crescimento do consumo das chamadas “fake news”.


Com o tema “O papel da Mídia na Era da Pós-Verdade”, a Associação Nacional dos Editores de Revistas (ANER) realiza, no próximo dia 4 de abril, evento em São Paulo com a participação de comunicadores, e a missão de discutir os desafios do jornalismo em um período marcado pelo crescimento das chamadas “fake news” – notícias falsas, e dos fatos alternativos que costumam ser propagados em larga escala, gerando danos diversos à sociedade e aos processos éticos e democráticos da informação.

Após a abertura do presidente da ANER, Fábio Gallo, que abordará a importância da credibilidade da informação na era da pós-verdade e o protagonismo da entidade nesta discussão; o jornalista, colunista da rádio USP e professor acadêmico, Carlos Eduardo Lins da Silva, falará sobre o significado do tema para o jornalismo e mídia brasileira. O objetivo é estabelecer um parâmetro à sociedade sobre fatos e boatos (ou mentiras).

Lins da Silva discutirá, ainda, em um talk show, com a participação do diretor de redação da Revista Época, João Gabriel de Lima, a chamada “bolha informativa” e seus efeitos na comunicação.


O secretário nacional de Previdência Social, Marcelo Caetano, é um dos palestrantes e dará exemplos de noticias falsas divulgadas sobre a reforma da previdência. No fórum, o filósofo, Luiz Felipe Pondé, proporá uma reflexão sobre os males de uma sociedade que acredita em mentiras.

O que está por trás de uma onda de ataques ao jornalismo e ao surgimento da indústria de falsas notícias? Este será o tema da apresentação do professor e jornalista, Eugênio Bucci, que estabelecerá uma crítica sobre o descompromisso com a verdade factual e a ética, seja nas relações políticas ou de imprensa.

No último módulo do evento, a jornalista Mônica Waldvogel entrevista os presidentes da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Marcelo Rech; Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), Paulo Tonet; e ANER, Fábio Gallo. O encerramento será realizado pelo diretor geral da editora Globo e Infoglobo, Frederic Zoghaib Kachar.

Para o Diretor Geral de Jornalismo do site DESCALVADO NEWS, o jornalista Mário Luiz Zambelli, o encontro não poderia ser realizado em momento mais oportuno. Segundo Zambelli, o problema não fica apenas restrito às “fake news”, mas sim às tentativas de manipulação da opinião pública em veículos sem qualquer tipo de credibilidade. "O problema da falta de ética, de profissionalismo e do princípio da impessoalidade em parte da imprensa brasileira e principalmente em municípios menores como é o caso de Descalvado, tem sido um dos grandes problemas enfrentados por aqueles que se dedicam a informar com responsabilidade, isenção e transparência. Quem não se recorda, por exemplo, o que houve no ano de 2012 em Descalvado, quando um episódio que parece ter sido 'armado' em detrimento à um certo candidato, que viu sua candidatura naufragar por conta do episódio que ficou conhecido como o caso da cesta básica, e que contou com a participação determinante de um site de notícias? O episódio colaborou para que a cidade ficasse sem um prefeito municipal por exatos 365 dias. Esta falta de responsabilidade com a noticia trouxe um prejuízo irreparável para o nosso município", disse o Diretor de Jornalismo que tambem estará presente no evento em São Paulo.

Credibilidade da mídia deve ser protagonista na era da pós-verdade - O mundo passa por constantes transformações. Um fenômeno que vem acompanhando o crescimento do volume de informações que recebemos e compartilhamos foi consagrado pelo Dicionário Oxford como o termo do ano de 2016: A pós-verdade. A nova palavra vem ganhando notoriedade, principalmente – mas não só –, no universo político e jornalístico e se resume a circunstâncias nas quais fatos objetivos têm menos influência para a opinião pública do que apelos à emoção e a crenças pessoais.

O crescimento das ferramentas online de propagação das notícias como as redes sociais e a quantidade de fontes alternativas, têm aumentado, expressivamente, o consumo das chamadas fake news, produzindo, segundo o presidente da Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER), Fábio Gallo, uma maior tolerância e indiferença com a verdade dos fatos. “As fake news sempre existiram, mas hoje, com o alcance e força da internet ganharam proporções alarmantes. É difícil até mensurar e identificar”, ressalta o executivo.

“É uma oportunidade de as organizações que prestam um serviço ético, crível e essencial despertarem na sociedade a consciência sobre a credibilidade da notícia e os processos que envolvem a apuração com rigor editorial”.

Para se ter uma ideia da ascensão do termo, a palavra pós-verdade teve um crescimento de buscas realizadas por meio do Google, no último ano, de mais de 20,2 milhões de citações em inglês, 11 milhões em espanhol e 9 milhões em português. Muito deste “sucesso” é oriundo das polêmicas e reflexos gerados a partir de declarações do então candidato e hoje presidente, Donald Trump à época da eleição americana.

No Brasil, tivemos, recentemente, episódios repletos de teorias sobre a causa da morte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavaski. “Em ambos os casos citados, e em tantos outros, há uma predileção por versões de boatos a fatos, com sérias consequências à sociedade”, explicita Gallo.

De acordo com o representante da ANER, a realização do Fórum, que conta com o apoio da ABERT, ABRACOM, ABRAJI, ANJ e Instituto Palavra Aberta, deverá trazer luz ao debate sobre o protagonismo do processo jornalístico e, a exemplo do que já vem ocorrendo no mercado de comunicação, pautará a imprensa durante os próximos meses. “O momento de reflexão é bastante propício e necessário, uma vez que no próximo ano teremos eleições no Brasil e as pessoas deverão diferenciar as referências informativas”, conclui o presidente da ANER.

SERVIÇO:
“O Papel da Mídia Brasileira na era da Pós-Verdade”.
Data: 4 de abril de 2017.
Horário: 8h15 às 12h30.
Local: Hotel Tivoli / Mofarrej - Alameda Santos, 1.437 – Cerqueira Cesar – SP.
Informações e Inscrições: (11) 3030-9390 ou diretamente pelo
 site do evento

Sobre a ANER - A ANER – Associação Nacional de Editores de Revistas é uma entidade nacional, sem fins lucrativos, que representa as editoras de revistas periódicas de consumo. Foi fundada em 1986 com o objetivo de promover e defender os interesses comuns do mercado de revistas, editorial e comercial, nos seus mais diversos segmentos, tanto em impressão como por mídia eletrônica. Mensalmente, são lançados cerca de 2.000 títulos de revistas, distribuídos nos 30 mil pontos de vendas de bancas brasileiras.

 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

 

 


 

É FILA QUE NÃO ACABA MAIS!
Após diversas reclamações dos contribuintes, Prefeitura amplia locais para pagamento de tributos  

EM SANTA CRUZ DA CONCEIÇÃO
Motociclista morre atropelado por caminhão na Anhanguera  

GRANJAS FECHADAS EM DESCALVADO
Alto custo de produção afeta pequenos e médios avicultores da região  

PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS EM DESCALVADO
“Bom de Nota, Bom de Dança” compartilha a ação “Escola Sem Machismo”  
 

 
         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Jornal Descalvado News Achados & Perdidos  
  Esportes Politicando Fale Conosco  
  Cotidiano Ricci na Roça Horoscopo  
  Economia Livro 'Conheça Descalvado' Nota de Falecimento  
  Entrevistas Descalvado 180 Anos Lista Telefônica  
  Perfil Eleição Suplementar 2013 Mapa de Ruas  
  Empresarial Carnaval 2014 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho'    
  Animais & Pet Eleições 2016 [revista descalvado news]  
  Veículos   Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego [promoções]    
  Saúde Torcida Copa do Mundo 2014 [redes sociais]  
  Sua Casa Minha Selfie de Natal 2014 Facebook  
  Trânsito Promoção Dubsmash Twitter  
  Região Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2016 Youtube (Canal 2)  
  Religião      
  Moda & Estilo      
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2017 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"