Pesquisar em todo o site


07/10/2017 (08H21)

Demissões em usinas da Abengoa
geram impacto no comércio da região

Grupo espanhol que tem duas usinas em São João da Boa Vista
e Pirassununga começou um processo de recuperação judicial. 


A
Abengoa, grupo espanhol que tem duas usinas em São João da Boa Vista e Pirassununga, começou um processo de recuperação judicial. A empresa enfrenta uma crise desde 2015 e ainda está demitindo funcionários. A situação tem impactado no comércio de Santa Cruz das Palmeiras.

Segundo o Sindicato dos Empregados Rurais, mais de 300 funcionários fixos da usina de Pirassununga foram dispensados de janeiro até agora.

A dispensa está sendo em sequência. Toda semana tem três, quatro, cinco que a gente faz rescisão aqui no sindicato. Quem está fixo está preocupado, porque trabalhando já está difícil imagina se perder o emprego, fica pior”, afirmou o presidente do sindicato Espedito Ferreira Matos.

Nesta semana, cinco unidades da multinacional iniciaram o processo de recuperação judicial. No total são 4 mil trabalhadores.

A empresa afirmou em nota que tentou, durante um ano e sete meses, atrair novos investidores, mas por causa das crises política e econômica, da queda nos preços do açúcar no mercado internacional e da falta de crédito para o setor não teve outra alternativa senão a recuperação judicial. O setor

Por meio desse recurso jurídico a empresa tem a chance de renegociar dívidas para evitar a falência e manter o emprego dos trabalhadores.

A dívida da empresa só no Brasil é de cerca de R$ 1 bilhão. A Abengoa agora tem um prazo de dois meses para apresentar um plano para pagamento dessas dívidas, que ficam congeladas nesse período.

O setor sucroalcooleiro atravessa uma grave crise que se estende por quase uma década. O número de usinas no país que não conseguem cumprir compromissos com credores cresceu, o que fez engrosssar a lista das que buscam proteção judicial ou das que estão tendo a falência decretada. A deterioração financeira dessas usinas se dá em meio à queda dos preços de açúcar e etanol no primeiro trimestre da safra 2017/18.

CRISE NO COMÉRCIO - As demissões em Pirassununga refletiram no movimento do comércio de Santa Cruz das Palmeiras, já que muitos clientes eram funcionários da Abengoa e perderam o emprego. Em uma loja de móveis e eletrodomésticos o dono José Carlos Varotti conta que as vendas caíram pela metade desde o ano passado.

“Tive que demitir funcionários e apesar de estar com o quadro pequeno todo mês tenho que injetar dinheiro de fora para ajudar a sobrevivência. Demiti 6 pessoas”, afirmou.

“Tive que demitir funcionários e apesar de estar com o quadro pequeno todo mês tenho que injetar dinheiro de fora para ajudar a sobrevivência. Demiti 6 pessoas”, afirmou.

“Muitas vêm aqui, explicam a situação além do chefe da família estar desempregado, os filhos também estão e não têm condições de pagar”, disse a comerciante Marcela Zuffo Correa.

Na usina de São João, 85 trabalhadores foram demitidos na semana passada, segundo o sindicato. O soldador Rodrigo Aparecido de Lima foi um deles. Ele tem dois filhos e a mulher está gravida de gêmeos. Ele espera que a recuperação dê certo para voltar a trabalhar na empresa.

“É um lugar bom de trabalhar, tem bastante liberdade para você exercer a sua função, então lá a gente arrisca um pouquinho a mais de novo”, disse.

*Com informações e foto do G1/São Carlos
 



Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

 


 

MAIS DE 2500 ASSOCIADOS
MARS é a 9ª melhor empresa para trabalhar no Brasil

SÃO CARLOS, DESCALVADO E OUTRAS 5 CIDADES DA REGIÃO
Para evitar escutas ilegais, Polícia Militar digitaliza comunicação

PARA NÍVEIS FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR
Prefeitura de Itirapina realiza Concurso Público

DIAS 26 E 27 DE OUTUBRO
Universidade Brasil promove o III Simpósio de Bem-Estar e Comportamento Animal
 

 
         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Cápsula do Tempo Achados & Perdidos  
  Esportes Jornal Descalvado News Fale Conosco  
  Cotidiano Politicando Horoscopo  
  Economia Ricci na Roça Nota de Falecimento  
  Entrevistas Livro 'Conheça Descalvado' Lista Telefônica  
  Perfil Descalvado 180 Anos Mapa de Ruas  
  Empresarial Eleição Suplementar 2013 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Carnaval 2014    
  Animais & Pet Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' [revista descalvado news]  
  Veículos Eleições 2016 Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego      
  Saúde [promoções] [redes sociais]  
  Sua Casa Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
  Trânsito Minha Selfie de Natal 2014 Twitter  
  Região Promoção Dubsmash Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 2)  
  Religião Minha Selfie de Natal 2016    
  Moda & Estilo      
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2017 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"