Pesquisar em todo o site


19/10/2017 (17H50)

SEGURANÇA PÚBLICA:

Reunião do COMSEP discutiu a
implantação do ‘Estande de Tiro’
e o desenvolvimento de ações
sociais no Bairro do Tamanduá

Na última terça-feira (17), os membros do Conselho Municipal de Segurança (COMSEP) se reuniram no plenário da Câmara Municipal para debater, entre outros assuntos, a constituição do Fundo Municipal e a captação de recursos provenientes de transações penais, a implantação do ‘Estande de Tiro’ e o desenvolvimento de ações sociais permanentes no bairro Bosque do Tamanduá.

Participaram da reunião o juiz da 1ª Vara da Comarca, Dr. Rafael Pinheiro Guarisco, a 1ª Promotora de Justiça, Dra. Mariana Fittipaldi, o Comandante da 3ª Cia. da PM de Descalvado, Capitão Daniel do Amaral Veiga, o Presidente da Câmara Municipal, Luis Guilherme Panone, o

Presidente do COMSEP, Diego Mendonça Lastosa, além de secretários municipais, vereadores, conselheiros do Comucra, do Conselho Tutelar, COMSEP e representantes de órgãos e entidades do município.

O Presidente do COMSEP explanou sobre a regularização do conselho, que mesmo sendo criado no ano de 2005 por meio da Lei Municipal N.º 2.542, somente começou a se estruturar 10 anos depois, a partir de 2015. Cabe ao Conselho, por exemplo, apontar as prioridades e elaborar as diretrizes para um política de segurança pública e defesa do cidadão no âmbito do município, bem como garantir a integração entre a comunidade e as forças policiais. A partir da composição definitiva do COMSEP, que contou com apoio incondicional do Ministério Público, da Polícia Militar e da Associação Comercial e Industrial (ACID), foi possível inclusive a abertura de uma conta específica que auxiliará no desenvolvimento dos trabalhos por meio de doações e a captação de recursos provenientes do recebimento de multas e condenações penais.

Outro assunto abordado no encontro foi em relação à implantação do ‘Estande de Tiro’ para treinamento e capacitação do efetivo policial, tanto do município quanto de cidades da região. O Capitão da PM explicou que atualmente, os policiais de Descalvado necessitam se deslocar até a cidade de Araraquara, periodicamente, para participarem de cursos de capacitação no centro de treinamento da PM daquela cidade. “Com a implantação do estande de tiro aqui em Descalvado, teremos a disposição um local adequado para o emprego destes cursos, tanto para policiais militares quanto da polícia civil, e já está certo de que o efetivo de cidades da região que vierem até Descalvado para também se capacitarem, poderão participar de ações de prevenção e repreensão pelo município. Isso sem dúvida é um grande ganho para Descalvado”, disse Veiga.

Mas o principal tema do dia foi a urgente necessidade de se desenvolver ações sociais permanentes no bairro Bosque do Tamanduá, bairro que hoje registra um grande número de ocorrências policiais – principalmente envolvendo o tráfico de drogas – e que tem grande parte da sua população em grave situação de vulnerabilidade social. “A Polícia Militar atua frequentemente naquela região para coibir e repreender diversos atos ilícitos ou ações criminosas naquele bairro, mas isso não é suficiente para que o problema seja resolvido. Há hoje uma necessidade urgente dos poderes constituídos, de desenvolverem projetos permanentes naquele local, implantando ali de forma permanente um braço do poder público para que a situação não fuja do controle em um curtíssimo espaço de tempo”, explicou o Comandante da PM.

A proposta lançada na reunião da última terça-feira, é de que seja elaborado um planejamento envolvendo vários setores da Prefeitura como Secretaria de Saúde, de Educação, Esportes, Assistencial Social e até mesmo do Meio Ambiente e da Agricultura. Atualmente, a única presença do poder público municipal naquele bairro, que já representa cerca de 10% da população descalvadense, é uma creche inaugurada no final de 2016.

Para os membros do COMSEP e os demais participantes da reunião desta terça-feira, está claro que o desenvolvimento de uma ação conjunta e coordenada, com intuito de se criar projetos como, por exemplo, atividades esportivas ou de capacitação e qualificação profissional, sem dúvida é uma ação urgente e necessária, no qual poderá evitar o agravamento da situação de vulnerabilidade social daquela parcela da população descalvadense.

Assim, ficou acertado que para o próximo encontro deverão participar os líderes comunitários e outros representantes daquela comunidade para que, de forma conjunta, seja elaborado um plano de ação efetivo que possa proporcionar uma sensível melhora na qualidade de vida dos moradores do Tamanduá, bem como na diminuição de fatos e ocorrências policiais envolvendo aquela região.

  
 


Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

 


 

DIA 22 DE OUTUBRO
Iguatemi São Carlos promove 1º Pet Day

2 COBRAS MORTAS EM 2 SEMANAS
Moradores do Morada do Sol pedem providências sobre prédio abandonado da CDHU

24 HORAS POR DIA
Vereadores aprovam projeto que regulamenta serviços de motoboy e de transporte de passageiros

NOTA DE ESCLARECIMENTO
Santa Casa de Misericórdia de Descalvado esclarece sobre postagem de médico em rede social
 

 
         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Cápsula do Tempo Achados & Perdidos  
  Esportes Jornal Descalvado News Fale Conosco  
  Cotidiano Politicando Horoscopo  
  Economia Ricci na Roça Nota de Falecimento  
  Entrevistas Livro 'Conheça Descalvado' Lista Telefônica  
  Perfil Descalvado 180 Anos Mapa de Ruas  
  Empresarial Eleição Suplementar 2013 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Carnaval 2014    
  Animais & Pet Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' [revista descalvado news]  
  Veículos Eleições 2016 Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego      
  Saúde [promoções] [redes sociais]  
  Sua Casa Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
  Trânsito Minha Selfie de Natal 2014 Twitter  
  Região Promoção Dubsmash Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 2)  
  Religião Minha Selfie de Natal 2016    
  Moda & Estilo      
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2017 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"