Pesquisar em todo o site


25/10/2017 (15H00)

ÚLTIMA FORMATURA

Após 27 anos de Corporação
e 7 a frente do PROERD,
Mir Valentim anuncia que
deve ir para a reserva da PM


D
epois de 27 anos trabalhando como Policial Militar, sendo os últimos 7 à frente do Programa Educacional de Resistencia às Drogas e a Violência - o PROERD -, o Cabo José Edmir Valentim, de 49 anos, anunciou que deverá ir para a reserva em breve. Querido por toda a população descalvadense – tanto por ser filho da terra quanto pelo seu trabalho exemplar como policial – “Mir” como é carinhosamente conhecido, falou com exclusividade para o DESCALVADO NEWS, onde contou um pouco da sua carreira e das histórias que marcaram sua vida junto à PM e ao PROERD.

Sobre o início da carreira como Policial Militar e a escolha pela profissão, Mir conta que foi influenciado por amigos. “Iniciei em 27 de agosto de 1990, na cidade de Ribeirão Preto, onde frequentei o Curso de Formação de Soldados da PMESP. Em 30 de junho de 1994, fui promovido a Cabo, através de concurso. A escolha de ser policial foi devido a convite de alguns amigos, que me explicaram um pouco da profissão. Daí consegui enxergar nessa profissão a possibilidade em ajudar muitas pessoas, bem como contribuir para a construção de uma sociedade mais justa. Pode até parecer utópico, mas na PM encontramos diariamente situações com pessoas que estão passando por uma crise e que muitas vezes só precisam de orientações, ou apenas precisam serem ouvidas ou ouvirem alguma palavra que as confortem. A profissão de Policial Militar nos dá essa oportunidade e nos traz um aprendizado e um crescimento pessoal muito grande para a nossa vida. Cada ocorrência é diferente da outra, e claro que não posso deixar de dizer que trabalhamos sob pressão constantemente”, contou o Cabo da PM que, após se formar, trabalhou poucos meses em São Carlos antes de vir em definitivo para Descalvado.

Sobre os 27 anos trabalhando como Policial Militar, Mir relata que a maior dificuldade tem sido a inversão de valores que vem ocorrendo nos últimos tempos. “Na minha opinião, as maiores dificuldades foram a inversão de valores que está tomando conta da sociedade. Quanto as recompensas, é você chegar em casa após o término de seu turno, com sentimento de satisfação e dever cumprido, mesmo muitas vezes não tendo seu trabalho reconhecido. Em relação ao PROERD, a maior recompensa é o carinho recebido pelas crianças e adolescentes, bem como o aprendizado recebido deles”, contou.

Sobre o seu trabalho à frente do Programa Educacional, o policial disse que já gostava do trabalho mesmo antes de se dedicar a ele. “Sempre gostei desse programa, e com a aposentadoria da Policial Maria, que era a instrutora do PROERD em 2010, surgiu a oportunidade de participar do curso de docente do PROERD. A partir daí o programa começou também a ser aplicado para adolescentes do 7º ano do ensino fundamental, pois abrangia somente o 5º ano. Iniciou-se também a participação do PROERD nos desfile cívico de 7 de setembro, o Passeio Ciclístico do PROERD no mês de maio, que nesse ano teve a participação recorde de quase mil pessoas, com a presença de muitas famílias com seus filhos e muitas palestras em empresas”, explicou Mir Valentim, que prosseguiu falando sobreo aprendizado proposto pelo programa: “O PROERD é um programa social eminentemente preventivo, tem como objetivo fazer com que as crianças e adolescentes tomem decisões seguras, responsáveis e confiantes. Durante as aulas, conversamos também sobre o respeito aos mais velhos, respeito às leis e as regras da sociedade, e principalmente o respeito entre eles, bem como as consequências de suas escolhas”, concluiu.

  

Ao longo dos 7 anos em que esteve a frente do PROERD, o Policial Militar trabalhou com cerca de 4800 crianças e adolescentes, todos alunos do 5º e do 7º ano do ensino fundamental, tanto de escolas públicas quanto privadas. Sobre o contato com esse grande número de alunos, Mir conta que em cada turma foram emoções diferentes. “A cada ano, são emoções diferentes, mas o que mais emociona e me deixa feliz, é encontrar um ex-aluno e ele vir te cumprimentar, te dar um abraço... isso não tem preço! Vários outros momentos que te faz pensar que vale a pena mesmo, como uma vez em uma noite, recebi um telefonema de um pai dizendo que estava em uma festa com amigos de seu filho e que viu quando uma pessoa ofereceu bebida alcoólica a um deles, e esse respondeu que não queria, pois fez PROERD e que sabia das consequências. O pai fez questão de me ligar para dizer! Outra

ocasião foi quando fui abordado por um pai que disse que parou de fumar por minha causa, pois o filho havia participado do PROERD e chegou em casa pedindo para ele parar de fumar, por conta das doenças causadas pelo cigarro e que não queria que o pai ficasse doente”, contou Mir, que ainda relatou existirem vários outros acontecimentos, dos quais dariam para escrever um livro.

Sobre o que levará para a sua vida depois de tantos anos a frente do PROERD, Mir Valentim disse ter apreendido o quão importante é o papel do professor. “O PROERD proporcionou um aprendizado e um crescimento muito grande como pessoa. Aprendi também a valorizar ainda mais outro profissional muito importante, que é o professor, pois nesses anos pude ver e acompanhar as dificuldades desse profissional, quanto é trabalhoso ser professor e que também, infelizmente não tem o reconhecimento que merecem pela sociedade, pois sem o professor, não poderia nem estar escrevendo aqui”, disse o Cabo da PM.

Para finalizar, Mir Valentim deixou uma mensagem pedindo para que as famílias acompanhem mais de perto a educação dos seus filhos, não deixando esta responsabilidade apenas para a escola e para os professores. “Gostaria de desejar que as famílias acompanhassem mais de perto a educação de seus filhos, não atribuindo essa educação para a escola: a escola ensina, a família educa! Participem da vida escolar de seus filhos, procurem saber quais são os lugares que eles estão frequentando, saber quais são os amigos de seus filhos, quem são suas famílias, a que horas ele está chegando em casa, fiquem atentos a possíveis mudanças de comportamento, com quem eles estão se relacionando nas redes sociais e na internet. A base de toda uma sociedade é a família que é o alicerce da vida. Para finalizar, gostaria de deixar um pequeno texto bíblico, que resume bem o nosso papel de pai: ‘Ensina a criança no caminho que deve andar, e mesmo quando for idoso não se desviará dele’ (Provérbios – 22:6).”

  

A última solenidade de formatura do PROERD com os alunos formados pelo Cabo José Edmir Valentim acontece nesta quinta-feira (26), as 14h00, no Salão Social do CERD. Certamente será um dia de muita emoção para todos aqueles que estiverem presentes.

Em nome de toda a população descalvadense, a equipe do portal de notícias DESCALVADO NEWS agradece ao Cabo da PM Mir Valentim por todos os serviços prestados ao longo destes 27 anos de trabalho como Policial Militar, e em especial pelo realizado com tanto amor e dedicação à frente do PROERD.

Parabéns Mir !!!
 


Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

 


 

ATÉ NA PRAÇA DA MATRIZ
Descarte irregular de entulho incomoda moradores de Descalvado

ÍNDICE PAULISTA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
Descalvado fica acima da média estadual em levantamento da Assembleia Legislativa

ENROLADA EM COBERTOR
Corpo de recém-nascida é encontrado em aterro sanitário de Pirassununga

NA NOITE DE SEGUNDA-FEIRA
Colisão entre duas motos mata uma mulher e deixa outra ferida em Porto Ferreira
 

 
         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Cápsula do Tempo Achados & Perdidos  
  Esportes Jornal Descalvado News Fale Conosco  
  Cotidiano Politicando Horoscopo  
  Economia Ricci na Roça Nota de Falecimento  
  Entrevistas Livro 'Conheça Descalvado' Lista Telefônica  
  Perfil Descalvado 180 Anos Mapa de Ruas  
  Empresarial Eleição Suplementar 2013 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Carnaval 2014    
  Animais & Pet Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' [revista descalvado news]  
  Veículos Eleições 2016 Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego      
  Saúde [promoções] [redes sociais]  
  Sua Casa Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
  Trânsito Minha Selfie de Natal 2014 Twitter  
  Região Promoção Dubsmash Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 2)  
  Religião Minha Selfie de Natal 2016    
  Moda & Estilo      
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2017 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"