Início

Oferecimento:

Curta nossa FanPage no Facebook Siga-nos no Twitter Visite nosso site
ALIMENTAÇÃO

Casca, talo e sementes são ingredientes saudáveis e gostosos; veja como usá-los


(Imagem: Thinkstock)
Sopa de talo? Suco de casca de fruta? Farinha de semente? Pode parecer estranho, mas essas receitas existem e são gostosas e saudáveis. Além disso, em épocas como a atual, em que os gastos com a alimentação estão altos, representam economia, pois evitam o desperdício, aproveitando tudo de bom que o alimento tem a oferecer. O que geralmente vai para o lixo, como o talo, a semente e as cascas de frutas e vegetais pode – e deve – ser aproveitado. Afinal, eles são ricos em vitaminas e fibras, podendo ter até 40 vezes mais nutrientes do que a própria fruta, verdura ou legume.

"Essas partes, teoricamente não comestíveis, são ricas em sais minerais, vitaminas e fibras, nutrientes essenciais ao nosso organismo", aponta Rosane Pilot Pessa Ribeiro, professora do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto. Um bom exemplo disso é a casca da laranja, que tem 40 vezes mais cálcio do que sua polpa.Mas não para por aí. De acordo com a Tabela de Composição Química das Partes não Convencionais dos Alimentos, apresentada pelo programa Alimente-se Bem do Sesi (Serviço Social da Indústria) de São Paulo, partes como a casca, o talo e a semente possuem muitos nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo.

A casca do abacaxi, por exemplo, é rica em vitamina C, que aumenta as defesas do organismo, auxiliando na prevenção e no combate de infecções como a gripe. Já a folha da cenoura é fonte de proteína, que auxilia na formação e manutenção dos órgãos e na cicatrização, e em lipídios, que regula a temperatura corporal, fornece energia e facilita o transporte de nutrientes pelo organismo. E o talo da salsinha possui grandes concentrações de fibra, que auxilia a controlar os níveis de açúcar e gordura no sangue, ajudando a prevenir diabetes e doenças do coração, além de contribui para o bom funcionamento do intestino, e em cálcio, que é responsável pela formação e manutenção dos ossos. E esses são apenas alguns exemplos.

Na regra do aproveitamento integral dos alimentos, nada se perde. Sementes de abóbora, por exemplo, podem se tornar um petisco saudável e é interessante notar que elas têm 28 vezes mais fibras do que a polpa.

Sementes de outras frutas, como a jaca, também pode ser torradas e trituradas para virar uma farinha nutritiva, que pode ser usada em massas de bolos e tortas. Nem a casca do ovo deve ser jogada fora: rica em cálcio, ela pode ser triturada e misturada à farinha em bolos e pães.

Incrementando a culinária - "A utilização integral dos alimentos possibilita uma maneira de incrementar a culinária diária, criando receitas enriquecidas nutricionalmente. Podem ser boas fontes de fibras, vitaminas e sais minerais, quando se implanta corretamente esses alimentos no cotidiano das famílias", aponta Júlio Sérgio Marchini, professor de Nutrologia da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (FMRP/ USP).

As opções são muito variadas – e as receitas também. Tanto que o programa Alimente-se Bem do Sesi acabou de lançar um livro com 50 receitas que aproveitam todas as partes de frutas e hortaliças. Todos conceitos mostrados no livro são também apresentados em cursos, com quatro ou três aulas práticas e teóricas, com carga horária de 10 horas, e realizados em 44 das 54 unidades do Sesi ou "in company". O livro é gratuito e oferecido para quem faz o curso com 65% de presença comprovada.

Entre as receitas estão o arrumadinho de berinjela, que aproveita a casca da berinjela e talos de salsa, e o bolo musse de acerola, que utiliza a entrecasca (aquela parte branca entre a casca e a polpa da fruta) do maracujá entre seus ingredientes.

As partes não convencionais dos alimentos podem ainda ser utilizadas em sopas, saladas, sucos, geleias, compotas e até como aperitivos. Tudo depende da criatividade de quem cozinha. "A casca da banana, por exemplo, é rica em fibras e pode ser utilizada na confecção de bolos e doces; a casca do maracujá e da tangerina são ricas em vitamina C e fibras e pode se fazer um doce em compota ou geleia; a casca da abobrinha é rica em fibras e pode ser utilizada em conjunto com a ricota em quiches; a casca da berinjela é rica em potássio e pode ser utilizada refogada como acompanhamento", ensina Célia Cohen, nutricionista e pesquisadora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP).

Uma questão de economia - Além de fazer bem para a saúde, o aproveitamento integral dos alimentos também faz bem para o bolso. Afinal, no Brasil, o desperdício de alimentos é muito grande. Para se ter uma ideia, a maior parte do lixo produzido no país é orgânico, ou seja, proveniente de restos de alimentos.

Segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas) de 2012, uma residência brasileira desperdiça em média 20% dos alimentos que compra semanalmente e, a cada ano, o Brasil joga fora R$ 12 bilhões de reais com o desperdício de alimentos. Por outro lado, a fome continua sendo um dos mais graves problemas do país. Ainda de acordo com dados da ONU, o país possui 50 milhões de pessoas que convivem com a fome e a desnutrição.

Isso se reflete na economia pessoal também, pois um único alimento pode ser preparado de cinco formas diferentes e todas com alto valor nutritivo. Assim, aproveitar a casca, o talo e a semente também significa economia e permite que as pessoas experimentem novas opções de receita, diversificando o cardápio.

"Utilizar o alimento em sua totalidade denota mais do que economia. Significa usar os recursos disponíveis sem desperdício, reciclar, respeitar a natureza e alimentar-se bem, afinal, talos, folhas, sementes e cascas são, muitas vezes, mais nutritivos do que a parte dos alimentos que estamos habituados a comer", afirma a nutricionista Bruna di Chiara Passos.

*Fonte: UOL/Saúde

Hidratação no banho reforça os cuidados com a pele nos dias frios
Barriga chapada pode ser conquistada com cuidados de postura
Jovem ingere por ano 26 kg de açúcar em bebidas
Se bem escolhido, chocolate pode fazer bem à saúde, diz nutricionista
Grãos, carne, cafeína e frutos do mar ajudam a aumentar a concentração
Excesso de sal eleva risco de desenvolver esclerose, aponta estudo
Pessoas com gripe lançam vírus para bem mais longe do que se pensava
Gestantes brasileiras serão vacinadas contra coqueluche
Saiba como ter pés lindos e hidratados neste verão
Excesso de sódio, açúcar e gorduras pode causar doenças
Correr sem top adequado pode causar flacidez nos seios
Planta popular combate o envelhecimento da pele
Dormir bem é fundamental para manter a beleza
O cabelo pode sobreviver ao verão
Acne não é bicho de sete cabeças
Saiba como acalmar a pele após queimaduras do sol
A depilação com cera - quente e/ou fria - é prática e deixa a pele livre de pelos por vários dias
Consumo de nutricosméticos exige cautela
Cosméticos adiam necessidade de intervenções cirúrgicas
Descubra a diferença entre cremes noturnos e diurnos
Compra de antibióticos nas farmácias e drogarias só poderá ser feita com receita de controle especial, em duas vias
Dicas para hidratar a pele
 

A história da Farmácia Descalvado tem inicio há 52 anos. Fundada em 13/03/59, com o nome de Otávio Bianchi e Cia Ltda, a farmácia de então, muito diferente das atuais, atendia seus clientes em frente ao prédio antigo do Nosso Clube e atual Societá Fratelanza Italiana, na Rua 24 de Outubro n. 454. Em 1972, com o nome de LG Bianchi LTDA, mudou o local de atendimento para a Rua Cons. Antonio Prado 550, no Jardim Velho, onde em 1982 ganhou o nome atual de Farmácia Descalvado, uma homenagem à nossa querida cidade.

Alguns profissionais da saúde, verdadeiros abnegados na tarefa de servir e pessoas com a mais alta competência, ajudaram a construir essa história. Entre eles estão Dona Norma Bianchi Colussi, Otávio Bianchi, Luis Gonzaga Bianchi, Maria Eunice Braghim , Umbelina Spanghero, o nosso querido Alairton Donizeti Marini – o Doni, e que está conosco desde 1981. A história da Farmácia Descalvado é também um pouco a história de cada um deles. Atualmente está localizada ainda no Jardim Velho, na esquina da rua Cons. Antonio Prado com a rua Cel. Arthur Whitacker, em prédio próprio, moderno, climatizado e totalmente adequado para atender a nossa grande clientela. A atual administração, desde que assumiu em 1982, investe sobremaneira na qualidade dos serviços prestados, através de um corpo de funcionários altamente qualificados. Como parte da cadeia do sistema de saúde, temos o dever de prestar a melhor atenção farmacêutica possível à população de Descalvado. "CONFIANÇA, SEGURANÇA E FACILIDADE - Pelo bem estar de sua família!

         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Classificados  
  Política Animais & Pet Achados & Perdidos  
  Polícia Veículos Previsão do Tempo  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Fale Conosco  
  Trânsito Happy Hour Horoscopo  
  Noticias Saúde Nota de Falecimento  
  Esportes Sua Casa Lista Telefônica  
  Cotidiano Região Mapa de Ruas  
  Economia Tecnologia [revista descalvado news]  
  Entrevistas Religião Edição Comemorativa  
  Perfil Moda & Estilo [redes sociais]  
    Culinária Youtbube  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"