13/01/2014 (07h09)

TRIATHLON

Reinaldo Colucci vence pela quarta vez o Ironman 70.3 no Chile e faz história

Prova foi realizada neste domingo (12) na cidade de Pucon. Com a vitória, o triatleta de Descalvado se iguala ao argentino Oscar Galindez, que também venceu por quatro vezes a prova que é considerada a mais bela do mundo.


Reinaldo Colucci venceu pela quarta vez o Ironman 70.3 realizado no Chile
(Foto: Sebastian Carrizo A.)
O triatleta descalvadense Reinaldo Colucci sagrou-se campeão pela quarta vez em sua carreira do 'Ironman 70.3 Pucon', prova realizada no Chile e que é considerada a mais bela do mundo. Colucci assumiu a primeira colocação nos quilômetros finais, quando passou à frente do novato chileno Felipe Barraza, durante a etapa final da prova. Com a vitória, o brasileiro faz história, já que esta é a sua quarta vitória no Chile, o que o iguala ao argentino Oscar Galindez.

Segundo colocado, Barraza também mostrou porque foi escolhido o melhor triatleta do ano passado pela Universidade Católica do Chile e confirmou o seu cartaz favorito para manter o segundo lugar depois de liderar a maior parte do caminho.


Reinaldo conclui a prova com o tempo de 3h58min20seg, cerca de minutos à frente do segundo colocado (Barrraza), e de Paul Matthews, Daniel Fontana e Felipe Van Wyngard. Os brasileiros Guilherme Manocchio e Ciro Violin ficaram com a sexta e sétima colocação, respectivamente.

A PROVA - O dia começou frio na pequena cidade de Pucon, no sul do Chile. Com o wetsuit liberado, a natação foi rápida. Para os mais de 1.200 amadores, pela primeira vez, a largada deixou de ser única e  foi realizada por ondas, uma tendência mundial. Felipe Van de Wyngard foi o primeiro a sair da água com um grupo de seis atletas, incluindo Colucci e o argentino radicado na Itália, Daniel Fontama.

Entre as mulheres, Dede Griesbauer comandou os 1.900m de natação no Lago Villarrica com Valentina logo atrás. Sarah Piampiano (EUA) tinha uma grande desvantagem na primeira etapa da prova. Os 90km de bike começaram de forma intensa, afinal, nos últimos anos, a prova tem sido decidida no ciclismo, como fizeram os brasileiros Guilherme Manocchio e Reinaldo Colucci, campeões em 2011 e 2012, respectivamente.

No entanto, o ritmo diminuiu na segunda metade da primeira volta, quando Colucci, Fontana, Van de Wyngard, Paul Matthews (AUS) e Felipe da Barrazas andavam juntos. Entre as mulheres, Carvallo e Griesbauer passaram a primeira volta juntas, com uma boa vantagem sobre Piampiano e Pamela Tastets (CHI). Na segunda parte dos 90km, Dede apertou, deixando a chilena cerca de 1:30 atrás quando chegaram à segunda transição.

Como esperado, Reinaldo apertou o passo logo no início e, para surpresa de todos, o único capaz de reagir foi o jovem Barrazas. Com apenas 22 anos, em seu primeiro meio Ironman, o chileno correu ao lado de Colucci por toda a primeira volta. Ao abrir a segundas das três voltas de 7km, o brasileiro usou sua experiência de campeão de Copas do Mundo da ITU e abriu a vantagem que precisava para cruzar a linha pela quarta vez em primeiro lugar. “A prova este ano foi mais dura no pedal, o que acabou impactando os atletas na corrida. Sabia que tinha que sair forte para poder não criar oportunidades aos outros atletas, pois vários deles poderiam vencer a disputa”, comentou o campeão.

Ovacionado pelo público local, Barrazas não acreditava no resultado: “estou muito feliz por poder proporcionar essa alegria aos chilenos e equiparar o resultado do melhor chileno na prova. Paul Matthews completou o pódio da elite com uma performance sólida. Fontana acabou na quarta colocação. O Brasil ainda teve Guilherme Manocchio em sexto, a poucos segundos do quinto colocado, Van de Wyngard. Ciro Violin chegou logo depois, em sétimo, seguido de Lucas Cocha e Mario de Elias.

A etapa final reservou grandes emoções para os chilenos na prova feminina. Após a primeira volta, Valentina conseguiu recuperar a diferença, encostando em Dede. Ao mesmo tempo, Piampiano apertava o passo na corrida. A chilena seguiu firme e, assim que assumiu a ponta, tratou de abrir das adversárias até cruzar a linha com a primeira colocação. Foi a segunda vitória consecutiva da atleta: “Estou tão emocionada que não consigo expressar o que sinto com essa vitória, é como um sonho que se tornou realidade, construído dia após dia”. Sarah Piampiano acabou assumindo o segundo lugar, deixando Dede em terceiro e Pamela Tastets em quarto.

A grande festa ficou com os amadores, que puderam desfrutar de toda a beleza da região, abençoados pelo vulcão Villarrica e confortados pela beleza das hortênsias nos 21km de corrida. Sem tal beleza, seria muito mais difícil enfrentar a duríssima competição chilena. Segundo o diretor da prova, Cristian Ulloa, toda a organização é voltada para os atletas amadores, “que são a verdadeira justificativa da existência da competição”. Mais uma vez, Pucón se mostrou forte candidata a melhor prova do circuito Ironman 70.3 em todo mundo, seja pelo percurso  desafiador, pela beleza natural e pela dedicação de todos os envolvidos.

Resultados – Ironman 70.3 Pucón (Chile) - 1.900m/90km/21km

Masculino
1. Reinaldo Colucci (BRA)
2. Felipe Barrazas (CHI)
3. Paul Matthews (AUS)
4. Daniel Fontana (ITA)
5. Felipe Van de Wyngard (CHI)
6. Guilherme Manocchio (BRA)
7. Ciro Violin (BRA)
8. Lucas Cocha (ARG)
9. Mario de Elias (ARG)

Feminino
1. Valentina Carvallo (CHI)
2. Sarah Piampiano (EUA)
3. Dede Griesbauer (EUA)
4. Pamela Tastets (CHI)

*Com informações de LaTercera.com e MundoTri
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Reinaldo Colucci vence pela quarta vez o Ironman 70.3 no Chile e faz história
Ronaldinho Gaúcho renova com o Atlético Mineiro
Palmeiras chega a São Carlos nesta sexta-feira
Por mais um ano, quenianos dominam a tradicional prova de São Silvestre
Além do título, Anderson Silva quer resgatar a vontade de vencer sempre
São Carlos estréia no seleto mundo do MMA
Punida no STJD, Portuguesa é rebaixada e salva Fluminense
Ciclismo: São Carlos recebe a 8ª Volta do Futuro em janeiro
Camarões, México e Croácia serão adversários do Brasil no Mundial
Reinaldo Colucci vence o Dash 113 em Florianópolis
Equipe do Chelsea é a grande campeã do campeonato municipal
Ponte ignora mando são-paulino e faz 3 a 1 de virada em 1ª semifinal
Se não for poupado, Ceni igualará recorde de Pelé no fim de semana
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Animais & Pet Classificados  
  Polícia Veículos Achados & Perdidos  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Fale Conosco  
  Trânsito Happy Hour Horoscopo  
  Noticias Saúde Nota de Falecimento  
  Esportes Sua Casa Lista Telefônica  
  Cotidiano Região Mapa de Ruas  
  Economia Tecnologia [revista descalvado news]  
  Entrevistas Religião Edições On-Line  
  Perfil Moda & Estilo [redes sociais]  
    Culinária Youtube (Canal 1)  
      Youtube (Canal 2)  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"