Início


24/12/2012
(13h26) - Atualizado às 19h50

HOMENAGEM

Jornalista Milton Timotheo do Amaral recebe homenagem do legislativo municipal

Espaço Alternativo que está sendo construído em anexo à Casa da Democracia levará o nome do jornalista. Ex-prefeitos descalvadenses também receberam homenagens

No último dia 20 de dezembro, uma solenidade oficializou a denominação do Espaço Alternativo que está sendo construído pela Câmara Municipal de Descalvado, homenageando o jornalista Milton Timotheo do Amaral.

Estiveram presentes no evento autoridades, políticos, amigos e familiares do jornalista, dentre eles sua esposa Dª Helena Zóia do Amaral, que estava acompanhada dos filhos Milton, Lázaro e Sylvia. A cerimônia iniciou-se por volta das 20h30 e foi marcada por momentos de muita emoção.

Em conversa com um dos filhos do homenageado, o também jornalista Lázaro Timotheo do Amaral, perguntamos sobre qual a importância da homenagem prestada pelo legislativo, que denomina o novo Espaço Alternativo com o nome do seu saudoso pai: "Eu particularmente esperei trinta e três anos para uma homenagem ao meu pai. Não por achar que ele era cem por cento merecedor, mas sem a falsa modéstia, meu pai foi um descalvadense nato! O que ele fez por essa cidade, dentro das suas limitações e até mesmo com sacrifícios pessoais, ele de fato vestiu a camisa de Descalvado. Para ele, acima de Descalvado só havia a sua família que ele construiu e que tanto preservou. Esse reconhecimento hoje massageia o ego de toda nossa família, ainda mais com a presença de tantas pessoas importantes e queridas que vieram nos dar esse apoio". Muito emocionado, o filho do homenageado finalizou com as seguintes palavras: "Olha, o corinthiano Milton Timotheo hoje se revirou! Não pelo seu time, mas pelo que a cidade hoje está fazendo por ele!", concluiu Lázaro.


Nascido em 1921, o Jornalista Milton Timotheo do Amaral faleceu no ano de 1980. Foi casado com Helena Zóia do Amaral, com quem teve 5 filhos. Dedicando-se desde cedo às artes gráficas, seguindo os passos do seu genitor Lázaro Timotheo do Amaral e fundador do "Jornal O Comércio", Milton iniciou sua carreira jornalística ao fundar o "Jornal Folha do Povo", que circulou por muitos anos em Descalvado. Mais tarde, passou a editar o "Jornal Tribuna de Descalvado", que circula até hoje sob a direção dos filhos Lázaro e Milton Luiz.

Nos anos de 1960 à 1963, o jornalista também ocupou uma cadeira de vereador no legislativo municipal, onde após uma participação ativa e dedicada, reelegeu-se para o mandato seguinte. O jornalista ainda viria a ocupar uma terceira vez uma cadeira de vereador da Câmara Municipal de Descalvado.

Homenagem aos ex-prefeitos

Na mesma solenidade, a Câmara Municipal de Descalvado prestou uma homenagem aos ex-prefeitos Deolindo Zaffalon, Tomás Vita, Mauro Benedito de Lima e José Antonio Todescan Gabrielli. Tomás Vita e Mauro de Lima estiveram presentes na cerimônia e receberam as placas em suas homenagens pelas mãos do atual prefeito Luis Antônio Panone e do vice-prefeito Antonio Carlos Reschini, respectivamente. Em seguida, as famílias dos ex-prefeitos Deolindo Zaffalon, representada pelo seu filho Luiz Fernando, e José Antonio Todescan Gabrielli, representada pela esposa Rosinês Gabrielli, receberam as honrarias das mãos do Procurador Mário Papaterra Limongi e do Capitão da Polícia Militar Luís Sergio Mussolini Filho.

Logo após a entrega das placas, a equipe de reportagem do DESCALVADO NEWS foi saber com os homenageados e seus familiares qual o sentimento e o significado desta homenagem realizada pelo legislativo municipal, por intermédio dos vereadores que estão encerrando o mandato no próximo dia 31 de dezembro.

O ex-prefeito Mauro Benedito de Lima disse que em primeiro lugar, é necessário enaltecer o ato da presidência da câmara pela lembrança e homenagem ao jornalista e homem público Milton Timotheo do Amaral, e na qual sem nenhuma dúvida era mais do que necessário marcar a sua passagem na história do município através da denominação de um importante espaço dedicado à população de Descalvado, tal qual é este que será entregue pela Câmara Municipal. Já em relação às homenagens prestadas aos ex-prefeitos, Mauro afirmou que os homens que por idealismo administraram a cidade e não levaram proveito pessoal algum, visando sempre o bem coletivo e à comunidade, precisam sim ser lembrados: "Eu falo isso em termos gerais! Pra todos os políticos e todas aquelas pessoas que deram de si alguma coisa durante a sua vida, e que não ficou restrito ao umbigo dele, às coisas da família e aos negócios dele, mas sim que foram feitas para os outros,
para terceiros e para a comunidade. Isso é o que vale na vida e é isso que tem que ser enaltecido" disse o ex-prefeito. Por fim Mauro concluiu com a seguinte frase: "A gente tem que aprender na cultura brasileira a dar valor para as pessoas que pensam e trabalham no bem comum e no bem coletivo".

Já o ex-prefeito Tomás Vita lembrou da sua convivência com Milton Timotheo do Amaral e das lutas que o jornalista travou em defesa da cidade, e onde por muitas vezes o ex-prefeito pode acompanhá-lo. Sentindo-se muito gratificado pela homenagem recebida, Tomás Vita disse que, juntamente com os demais ex-prefeitos, todos contribuíram dentro do possível para que Descalvado tivesse o desenvolvimento que experimentou, tornando-se hoje uma cidade consolidada: "Acho que dificilmente Descalvado terá algum regresso! Ela terá progresso!". Relembrado por nossa equipe de que o ex-prefeito é considerado o "pai" do novo prédio onde hoje está instalada a Casa da Democracia, visto que a construção se deu quando ele ocupava o cargo de presidente do legislativo, perguntamos sobre a importância deste novo anexo que em breve estará a disposição da população descalvadense:  "Eu acho que todo prédio têm a finalidade de atender à população,
em todas as suas camadas, e sendo o poder legislativo uma casa altamente democrática, abrigando todas as facções políticas, faço votos de que a cidade continue progredindo e que tenham outros espaços para que assim a população possa manifestar as suas tendências e os seus objetivos, alcançando assim o futuro que lhe reserva", finalizou o ex-prefeito homenageado.
Luiz Fernando Zaffalon, filho do ex-prefeito Deolindo, disse não haver palavras para descrever a sensação que estava sentindo naquele momento: "Estou muito feliz porque afinal de contas meu pai além de político e bom marido, era um amigo e companheiro, e que mesmo tendo apenas o quarto ano de grupo, foi prefeito por três mandatos". Emocionado, Luiz Fernando concluiu dizendo que recebe com muito orgulho e satisfação a homenagem prestada pelos vereadores da 15ª legislatura.
Muito emocionada com a homenagem prestada ao marido e ex-prefeito José Antonio Todescan Gabrielli, a professora Rosinês Pozzi Casati Gabrielli relembrou que "Lito" nos deixou a muito pouco tempo, por seu falecimento em março deste ano, e mesmo estando a família ainda muito sensibilizada com a recente perda, afirmou que o recebimento desta homenagem representa uma demonstração de respeito e carinho dos descalvadenses à uma pessoa que militou na política por mais de 24 anos, ocupando os cargos de vereador e prefeito municipal.

Um outro fato marcante e que chamou a atenção de muitas pessoas que estiveram presentes na cerimônia, foi o fato do ex-prefeito José Carlos Calza não receber a homenagem dedicada aos ex-chefes do executivo municipal. Calza esteve à frente da Prefeitura Municipal de Descalvado por três mandatos, e mesmo assim não foi sequer lembrado durante a cerimônia realizada na Câmara. Em sua página pessoal do Facebook, Calza comentou o não recebimento do convite:

"Fiquei sabendo somente hoje, que houve um evento na Câmara Municipal de Descalvado neste 20 de dezembro de 2012, onde foram convidados todos os ex-prefeitos de Descalvado, ate aqueles que ja se foram, mas foram representados por suas famílias, "menos eu" Jose Carlos Calza. Todos eles foram homenageados nesse evento, com discursos, com coquetel regrado a wisky e vinhos, e nem sequer mencionaram o meu nome nesse evento. Porque sera hein! Acho que todos os ex-prefeito que foram lembrados ontem no evento da Câmara merecem homenagens, assim como a homenagem ao Ex-vereador Milton Timotheo do Amaral, pai do Lazaro, do Miltinho, da Silvia, foi realmente merecedora. Empresário do Jornalismo, que criou a Gráfica Tribuna de Descalvado, que hoje e dirigida pelos seus filhos, homem de visão futurista, com quem eu sempre conversava quando tive as oportunidades. Não quero sem "mais que ninguém, mas também não sou menos que ninguém" será que isso são resquícios das arrogâncias que perambulam na política ultimamente em nossa terra! Será porque eu fui prefeito dos mais humildes, prefeito do desenvolvimento dessa terra "3 vezes", ganhei a "quarta", isso dói na alma dos adversários. ME DEIXARAM DE FORA, nem convite me mandaram , mas eu continuarei a ser a mesma pessoa, nunca mudarei a minha forma de agir com o "ser humano", terei por ele o respeito, mesmo aqueles que nem pensam nisso, não sabem como funciona a política. Assim esta a política Descalvadense, cidade que deixa de pagar o Plano de Saúde dos funcionários municipais.VERGONHA!!!!"

Independentemente de posicionamentos ou ideologias partidárias, a ausência do convite ao ex-prefeito Calza para também receber a homenagem, certamente não deveria ter ocorrido. Eleito prefeito por três vezes, Calza deu a sua parcela de contribuição na história recente do município, além é claro, de também ter ocupado a cadeira de vereador e de presidente do legislativo. Tentar apagar ou simplesmente ignorar estes fatos, tanto no que diz respeito ao ex-prefeito Calza ou à qualquer outro político descalvadense, não deveria ser uma prática, principalmente daquela que leva o nome do que hoje representa tão bem o nosso país: a CASA DA DEMOCRACIA.
Clique para imprimir esta notícia

Jornalista Milton Timotheo do Amaral recebe homenagem do legislativo municipal
Em menos de 24 horas, dois assassinatos são cometidos em Santa Cruz das Palmeiras
Temporal castigou a cidade de Porto Ferreira na tarde de sexta-feira
CERD traz uma programação especial para o Carnaval de 2013
Neste sábado acontece mais uma campanha de doação de animais
Homem é assassinado com 3 tiros na cabeça em São Carlos
Campeonato Varzeano: Final é decidida nos pênaltis
Projeto regional Brasil-Itália visa pequeno empreendedor
Capotamento no centro de São Carlos deixa três feridos
Polícia Rodoviária inicia nesta sexta-feira a "Operação Natal"
Tenistas descalvadenses participam de treinamento intensivo em São Carlos
 
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Classificados  
  Política Animais & Pet Achados & Perdidos  
  Polícia Veículos Previsão do Tempo  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Fale Conosco  
  Trânsito Happy Hour Horoscopo  
  Noticias Saúde Nota de Falecimento  
  Esportes Sua Casa Lista Telefônica  
  Cotidiano Região Mapa de Ruas  
  Economia Tecnologia [redes Sociais]  
  Entrevistas Religião Youtbube  
  Perfil Moda & Estilo Twitter  
    Culinária Facebook  
         

© Copyright 2012 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"