Início

30/07/2012 (20h23) - Atualizado em 01/08/2012 (14h58)

POLÊMICA DO RATO NA MERENDA

Funcionárias do Serviço Municipal de Alimentação Escolar contam como tudo aconteceu

Acompanhe a entrevista exclusiva com a chefe do setor, Suzy Boarini, que fala do fato, do descarte de alimentos e do futuro do serviço de alimentação escolar

Uma semana depois do polêmico aparecimento de ratos no SMAE (Serviço Municipal de Alimentação Escolar), a equipe do Descalvado News procurou uma das responsáveis pelo setor, Suzy Rosane Cerantola Boarini, a fim de colher informações e esclarecimentos sobre como tudo aconteceu. Suzy, que responde pela parte administrativa do serviço municipal, apresentou as instalações da cozinha e relatou a maneira com que os funcionários tentaram impedir a invasão do roedor.

Os equipamentos do SMAE são todos ligados diretamente ao esgoto e existem grelhas para impedir que ratos e outros insetos invadam o local. Quando a cozinha começou a funcionar, as quatro horas da manhã do dia 24 de julho, terça-feira, uma funcionária foi retirar uma das grelhas para que os trabalhos pudessem começar. O rato estava encurralado nessa grade e devido ao movimento feito pela cozinheira, ele pulou. Foi então que, imediatamente, com auxílio de vassouras, as funcionárias começaram a jogar a água quente que saia das caldeiras com baldes e o rato desapareceu. Suzy acredita que ele deva ter entrado em uma das canaletas dos equipamentos. Às sete da manhã, ao ligarem outro equipamento, o rato se deslocou e por outra vez, ao acuarem o roedor, ele conseguiu subir em uma das caldeiras através do encanamento de água fria. “Como a caldeira, que é de inox, estava muito quente, ele não teve outra saída e se jogou na panela onde cozinhávamos”, apontou. A chefe do SMAE disse que o preparo de 200 quilos de coxas e sobrecoxas de frango era para atender a merenda das escolas do dia seguinte, ou seja, quarta-feira.

O que se percebe é que o problema da infestação de ratos na região da Vaca Mecânica é bastante antigo. Empresários e populares da região reclamam dessas condições há muito tempo, e que pode estar nas ligações das águas pluviais com a rede de esgoto nas ruas. Suzy fala das medidas tomadas para conter a infestação. “Ninguém está dizendo que aqui não existem ratos, eles estão aqui como em qualquer outro lugar que lida com alimentos. Ter ratos e ser vítima de uma infestação é algo muito diferente. Infestação é quando os ratos aparecem durante o dia no ambiente, quando na verdade os hábitos deles são noturnos. Ao abrirmos o SMAE, às 3h30, eles estão em plena atividade. Enfrentamos isso há quase 16 anos e por isso temos o controle de pragas junto dos vizinhos”, afirmou.

A chefe disse que em 2009 foi feita uma nebulização completa em três etapas e no período de férias escolares acontece sempre dedetizações. Suzy ainda enfatiza que existe uma comissão de inspeção e extermínio de pragas e roedores. “Temos um grupo de pessoas que faz o controle de pragas e que nos acompanham diariamente aqui na merenda. Estamos ligados à equipe de Controle de Vetores da Vigilância Sanitária que nos presta orientações e distribuem as iscas para pegarmos os ratos. O combate sistemático, os ratos estão em todas as partes, principalmente quando se trata de alimentos”, disse.

Denúncias e especulações

Sobre matéria veiculada em um semanário local, dizendo que três ratos foram vistos pelos funcionários, Boarini foi enfática ao afirmar que apenas um rato foi encontrado. “Eu estou dizendo a verdade. Apenas um rato foi encontrado aqui”.

Esse mesmo semanário incita que há funcionários descontentes com a administração do SMAE e que, por este motivo, vem mostrando denúncias sobre supostas irregularidades. Sobre essa afirmação, Suzy responde: “Somos quase 40 funcionários divididos em diversos turnos e temos sim funcionários descontentes devido à reestruturação administrativa, feita pelo Governo Municipal, igualando a carga horária em mais duas horas diárias, acabando assim com as horas extras. A partir daí, convivemos com muitos problemas com funcionários”, apontou.

Descarte de alimentos

O Descalvado News ainda questionou a responsável pelo SMAE sobre o descarte de resto de comidas, amplamente noticiado pelos veículos de imprensa descalvadenses, fruto também de denúncias.

“Após as denúncias, fizemos um intenso trabalho de levantamento de dados para um relatório sobre a pesagem de sobras, tudo de acordo com as leis do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Em junho de 2009 uma nova lei tratou da aquisição de produtos vindos dos assentamentos, dando oportunidade para o agricultor familiar, entre outros, e que determina também a aceitação do cardápio a quantidade de resíduos, etc. O que as pessoas têm que ver é que descartamos apenas 30 quilos da mais de 1,2 tonelada de alimentos produzidos diariamente. Se fizermos as contas temos apenas 2,5% de sobras, considerando cascas de frutas e verduras. Ou seja, nossa aceitação é maravilhosa. O programa Hora Certa está dando muito certo, exemplo de educação alimentar e segurança nutricional. Temos um trabalho intenso de temperatura, entre outros, para atender bem cada uma das escolas de nossa cidade, de acordo com o pedido dos diretores de cada unidade. As sobras limpas são pesadas, lavrado documento pela nutricionista, e levado para adubo. Adoraríamos poder doar as sobras de nossa merenda, porém não existe lei que ampare o doador. Nossa nutricionista não pode se responsabilizar tecnicamente por prejuízos na saúde de quem consumiu essa sobra, pois não temos como controlar como esse alimento será conservado, são vários fatores e condições que precisam ser considerados para poder doar esses alimentos”, explicou.

Segundo Suzy, até mesmo os pãezinhos distribuídos a servidores municipais são produzidos com dotações orçamentárias das próprias secretarias, tendo em vista, a não utilização dos recursos da merenda, obrigatoriamente destinados à alimentação escolar.

Investimentos na Alimentação Escolar e Futuro do SMAE

Suzy também falou da sua experiência no setor, onde dedicou 16 dos 22 anos prestados na Administração Municipal. “Na minha opinião a merenda de Descalvado é uma das melhores que conheço. Os professores que vêm de fora e as visitas que recebemos, sempre elogiam nossa comida. Crescemos muito nesse período e hoje temos uma nutricionista, que é responsável por tudo o que produzimos aqui, sabemos que têm crianças que se alimentam só nas escolas, isso é uma realidade. Pensando nisso, precisamos trabalhar com amor, com o carinho que elas merecem. Temos um olhar futurista sim. Implantamos o Programa de Alimentação Saudável, hoje uma exigência do Estado, tiramos do cardápio as merendas doces que agora são servidas como sobremesas; temos o Programa Hora Certa com refeições servidas no horário certo, ao chegarem à escola nossos alunos recebem pão com manteiga e leite de soja, na metade do período são servidos frutas, bolinhos, barra de cereais, suco natural ou vitaminas, e ao voltarem para casa têm almoço ou jantar. Com este programa, nossas sobras passaram a ser menores, pois a criança come aquilo que precisa na hora que tem vontade. Para nós, é um orgulho também recebermos os agricultores familiares, ensinamos eles a numerarem suas notas, a participarem das chamadas públicas, hoje eles estão orientados e fornecendo alimentos pra gente”, disse.

Suzy ainda apontou que os caminhos da Alimentação Escolar em grandes centros e em cidades em desenvolvimento está na adoção de cozinhas piloto, que distribuem os ingredientes para que as merendeiras das próprias escolas preparem as refeições dos alunos com base no número de estudantes presentes no dia de aula. Ou ainda a construção de um prédio maior, com maior capacidade para recepção e preparo dos alimentos. “As instalações do SMAE estão pequenas, nosso prédio tem 30 anos, e, até agora, foram feitas apenas adaptações”, disse.

População descalvadense ainda não aderiu totalmente ao novo Cartão Nacional de Saúde

Lançada cartilha para orientação a empresários e empreendedores

Capitão Mussolini fala da diminuição dos crimes do atendimento da PM local
Programa do Governo Estadual emprega 66 pessoas em Descalvado
Torcedores palmeirenses comemoram título da Copa do Brasil
Torcedores palmeirenses comemoram título da Copa do Brasil
Descalvadense disputa Ouro Olímpico em Londres
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Clique para imprimir esta notícia

         
  [editoriais] Empresarial Moda & Estilo  
  Espaço Internauta Eleições 2012 Culinária  
  Política Seus Direitos [serviços]  
  Polícia Animais & Pet Classificados  
  Educação Veículos Achados & Perdidos  
  Trânsito Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Previsão do Tempo  
  Noticias Happy Hour Fale Conosco  
  Esportes Saúde Horoscopo  
  Cotidiano Sua Casa [redes Sociais]  
  Economia Região Youtbube  
  Entrevistas Tecnologia Twitter  
  Perfil Religião Facebook  
         

© Copyright 2012 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"