Início


26/10/2012
(01h07)

Novo temporal castiga a cidade e derruba um grande
número de árvores em diversos bairros

Maiores estragos ocorreram nas proximidades do Ginásio de Esportes,
na Rua Siqueira Campos e na região do Jardim do Lago
 

Cerca de 48 horas após uma forte chuva seguida de ventos fortes, que causaram diversos prejuízos pela cidade (leia matéria), um novo temporal castigou Descalvado na noite desta quinta-feira, dia 25, assustando boa parte da população.

Desta vez, bastou uma rápida, porém violenta tempestade para que grande parte da cidade presenciasse uma incrível cena de destruição. Uma enorme quantidade de árvores caíram por todos os bairros, afetando a rede de energia elétrica, danificando postes de residências, veículos, derrubando alambrados e interditando ruas.

Por volta das 19h30 o tempo começou a fechar, dando indícios de que mais uma vez uma forte chuva estaria para cair. Chegando pelo lado leste da cidade, rapidamente as nuvens se aproximaram, que somadas à força dos ventos, assustou muitos moradores que relataram não presenciar a muito tempo tamanha fúria da natureza. Por volta das 20h30, o tempo literalmente desabou em cima de Descalvado. Em questão de minutos, árvores foram derrubadas, casas foram atingidas e por diversas vezes a energia elétrica foi prejudicada. Com pouco mais de 20 minutos de duração, a tempestade causou um enorme estrago, fazendo com que os moradores mais antigos da cidade lembrassem de um outro mês de outubro, que no final da década de 70, também ficou marcado pela lembrança de uma grande tempestade que destruiu o Ginásio de Esportes e alagou a Santa Casa de Misericórdia.

Desta vez, o mesmo Ginásio de Esportes novamente foi um dos locais mais atingidos, porém, com os estragos mais relevantes atingindo o alambrado que divide o campo de futebol com o passeio público da Rua Presidente Kennedy, interditando inclusive o trânsito de veículos.

Na mesma região, mais especificamente na Praça dos Motoristas, diversas árvores também foram ao chão.

Já na região do Jardim do Lago, uma enorme árvore caiu na Avenida Bom Jesus, interditando totalmente a passagem defronte ao lago. Também na mesma avenida, próximo ao CERD, um poste de energia elétrica de uma residência quebrou e ficou pendurado sob o portão de uma residência. Com a queda, alguns cabos de energia afrouxaram e no momento em que um caminhão passou pelo local, acabou levando-os enroscados em sua carroceria. Diversos fios e cabos, ainda energizados, ficaram espalhados pelo chão e também se soltou, caindo em seguida na rua ao lado.

Também na região da praça do lago, na Rua João Augusto Cirelli, o toldo e a placa de publicidade de uma loja de ferramentas e ferragens desabou, destruindo totalmente a fachada da empresa. No bairro Jardim do Lago, pelo menos duas casas tiveram parte dos telhados arrancados pelo vento.

Já na região central, uma grande árvore do Jardim Velho veio ao chão, junto com diversas outras menores. A praça ficou tomada por árvores e galhos caídos, esparramados por toda a sua extensão. Um trailler de lanches também foi atingido e um enorme pedaço da calha de uma farmácia também veio ao chão.

Na Avenida Coronel Arthur Whitaker, um posto de combustíveis localizado nas proximidades da Praça São Benedito, teve parte do forro da sua cobertura danificados. Próximo ao posto, uma grande loja localizada na esquina das ruas 13 de Maio e Humberto Casati ficou com parte da sua fachada danificados.

Um pouco mais abaixo, duas casas de materiais de construção também registram prejuízos. A primeira, localizada na Rua Dr. Anastácio Vianna, teve algumas telhas danificadas, inclusive uma que estava parafusada na parede e era utilizada como mostruário foi arrancada. Já na segunda loja, situada na Rua José Quirino Ribeiro, a placa de publicidade da fachada foi parcialmente arrancada.

Na praça Deolindo Zaffalon, uma grande árvore também caiu com a força dos ventos. Ao lado, na Rua Coronel Rafael Tobias, defronte a Secretaria de Abastecimento, a queda de duas grandes árvores chegaram a impedir a passagem dos veículos. Porém, com o esforço de alguns moradores, os mesmos conseguiram desobstruir o trânsito através do corte de alguns galhos. Mesmo assim, os motoristas que tentavam passar pelo local precisavam redobrar a atenção devido ao estreitamento da via.

Em um outro ponto da cidade, na Rua Siqueira Campos, diversas árvores de grande porte caíram, obstruindo totalmente aquela via, que inclusive é bastante alargada, derrubando também boa parte da rede elétrica do trecho compreendido entre as Ruas 24 de Outubro e José Bonifácio. Foi necessário a intervenção de uma unidade do Corpo de Bombeiros para a retirada dessas árvores, e ainda há o risco de mais uma vir a cair a qualquer momento. Os moradores do local relataram que foi tudo muito rápido: em questão de segundos, um enorme barulho, seguido de algumas pequenas explosões na rede elétrica que caiu com junto com estas árvores, assustaram a todos que por ali residem.

Foi uma noite que certamente ficará marcada na memória de muitos descalvadenses, visto a gravidade e a quantidade de ocorrências. Muitas pessoas saíram de suas casas e foram conferir de perto os estragos por toda cidade.

Conforme noticiamos na matéria do temporal ocorrido no último dia 24, esta é uma época que requer atenção de todos, visto que o forte calor que ocorre durante o dia, aliado à iminência de chuva no finais de tarde e começos da noite, formam os ingredientes perfeitos para a composição destes eventos naturais típicos da região onde estamos localizados.
 


Rua Antonio Romantini (Jardim Colonial)

Rua Vicente Talarico (Vila Brasil)

Rua Vicente Talarico (Vila Brasil)

Rua 22 de Abril (Jardim Colonial)

Praça São Benedito

Praça São Benedito

Rua XV de Novembro

Rua Dr Humberto Gabrielli

Rua Benvindo Gonçalves Franco (Vila Brasil)

Rua Antonio Romantini (Jardim Colonial)

Rua Benvindo Gonçalves Franco (Vila Brasil)

Rua José Ferreira

Rua José Ferreira

Rua Siqueira Campos

Rua Siqueira Campos

Rua Siqueira Campos

Jardim Velho

Jardim Velho

Jardim Velho


Jardim Velho

Jardim Velho

Jardim Velho

Rua Paula Carvalho

Rua José Quirino Ribeiro

Avenida Bom Jesus

Avenida Bom Jesus

Avenida Bom Jesus

Avenida Bom Jesus (defronte praça do lago)

Avenida Bom Jesus (defronte praça do lago)

Rua João Augusto Cirelli

Rua João Augusto Cirelli

Rua João Augusto Cirelli

Rua Cel. Arthur Whitaker (ao lado da SEMARH)

Praça Deolindo Zaffalon

Praça dos Motoristas (ao lado do Ginásio de Esportes)

Ginásio de Esportes

Ginásio de Esportes

Ginásio de Esportes

Ginásio de Esportes

Ginásio de Esportes

Ginásio de Esportes

Ginásio de Esportes

Rua Mário Joaquim Filla

Avenida Descalvado
Clique para imprimir esta notícia

Novo temporal castiga a cidade e derruba um grande número de árvores em diversos bairros
SEBRAE-SP oferece oportunidade de capacitação em Descalvado
Motorista de 24 anos morre em acidente no trevo do Jardim Albertina
Unicastelo apresenta plantas e animais que causam perigo à saúde
Forte chuva que atingiu a cidade no final da tarde de terça-feira causou diversos danos
Equipe de futsal da escola "José Ferreira da Silva" é campeã de competição realizada em Araraquara
Estréia a coluna social do site DESCALVADO NEWS, com a cobertura dos principais eventos, festas e baladas da cidade
Competidores descalvadenses de Mountain Bike participam da última etapa do campeonato "A Liga Trip Trail Cup" em Sertãozinho
Biblioteca Municipal apresenta exposição de desenhos que retrata "Celebridades"
Estudantes do ensino médio conquistam medalhas em Olimpíada Nacional de Astronomia
Presença de um grande público preenche o salão social do CERD em noite de recital
Tradicional campeonato de futebol de Descalvado realiza terceira edição da etapa de Fut-Sal
Vereadores eleitos falam da expectativa frente aos trabalhos do Legislativo
Horário de Verão começa no próximo domingo, dia 21
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
         
  [editoriais] Empresarial Culinária  
  Espaço Internauta Seus Direitos [serviços]  
  Política Animais & Pet Classificados  
  Polícia Veículos Achados & Perdidos  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Previsão do Tempo  
  Trânsito Happy Hour Fale Conosco  
  Noticias Saúde Horoscopo  
  Esportes Sua Casa [redes Sociais]  
  Cotidiano Região Youtbube  
  Economia Tecnologia Twitter  
  Entrevistas Religião Facebook  
  Perfil Moda & Estilo    
         

© Copyright 2012 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"