Início


30/04/2013
(18h21)

Apreensão de drogas sobe e polícia acredita que lei facilita os crimes

Crack é a droga ilícita mais consumida, segundo levantamento do Comad

O número de apreensões de entorpecentes aumentou nos últimos dois anos nas três maiores cidades da região, segundo dados da Polícia Militar. Em Araraquara, por exemplo, em 2011, foram 1.039 casos e, em 2012, foram 1.179 apreensões, um aumento de 13,4%. Para a Polícia Civil, uma lei favorece a ação de criminosos.

A participação do pequeno traficante, que vende algumas porções de droga para sustentar o próprio vício, é um dos motivos para o aumento do número de apreensões. Segundo dados da Polícia Militar, em São Carlos, foram 166 apreensões, em 2011. No ano passado, 222 e, nos três primeiros meses de 2013, foram 72 casos. A expectativa da polícia é que, se continuar nesse ritmo, até o final do ano, este número chegue a 290 apreensões.

Em Rio Claro, foram 105 apreensões, em 2011, e 424 no ano passado. No primeiro trimestre deste ano, o município teve 51 ocorrências. O número de apreensões em Araraquara neste ano já chega a 377.

Lei - Para Edmundo Ferreira Gomes, delegado da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise), de São Carlos (SP), a lei aprovada em 2006, que transformou o porte de drogas em crime de menor potencial ofensivo, facilitou a atuação dos traficantes e dificulta a ação da polícia.

“Indiretamente, eu penso que isso favoreceu o microtráfico, que é uma das bases da traficância hoje, ou seja, o grande traficante usa de funcionários, operários do tráfico, para poder expandir o seu comércio ilícito. Hoje tem uma grande incidência em cidade menor”, afirmou o delegado.

Vício - O serralheiro Wagner Lima Bruno é ex-dependente e atua como conselheiro terapêutico em uma clínica de recuperação em Descalvado. Diariamente, ele escuta histórias sobre o vício e acredita que, nos dias de hoje, é mais fácil entrar no mundo das drogas.

“Para você chegar até a droga você tinha que ir até uma pessoa específica ou pedir para uma pessoa mais velha, que tivesse mais conhecimento no caso e pudesse chegar a um traficante. Hoje está muito diferente. A pena de tráfico está mais pesada, então os menores estão agindo”, contou Bruno.

A estudante universitária Ana Luiza Vergílio tem amigos dependentes. Um deles morreu aos 21 anos por conta do vício. “Ele começou do estágio mais baixo e depois foi para o mais alto, que era o crack. Hoje, a família dele está no chão, não acredita que ele faleceu por causa do uso das drogas. Não escolhe classe social, pode ser em uma mais baixa ou em uma mais alta”, disse Ana.

Perfil de usuários - Segundo Márcio William Servino, presidente do Conselho Municipal de Políticas Sorbre Drogas (Comad), os jovens são os maiores consumidores de drogas. "É um grupo extremamente vulnerável, os números evidenciam isso e o Comad tem acompanhado esse aumento, tanto de uso, como de busca por tratamento", contou.

De acordo com levantamento do Comad, entre as drogas lícitas, o álcool é a mais consumida, enquanto entre as ilícitas, o crack é mais usado. "A droga causa efeitos neurológicos fortíssimos no organismo do indivíduo, gera uma dependência extremamente rápida, principalmente nos adolescentes, que tem o sistema cerebral em formação até os 21 anos. A droga destrói, rapidamente, toda e qualquer formação e os princípios morais também acabam sendo corrompidos", alertou Servino.

*Fonte: G1/São Carlos

Clique para imprimir esta notícia

Apreensão de drogas sobe e polícia acredita que lei facilita os crimes
Descalvado vence Araraquara de virada e já é o primeiro do grupo
Após ser demitida, ex-servidora municipal agride e rouba prefeito
Homem se fere com gravidade em acidente na estrada do Broa
PM apreende 80 Kg de maconha e prende cinco pessoas em Leme
Em nova operação conjunta, polícias de Porto Ferreira demonstram que estão empenhadas no combate ao crime e ao tráfico de entorpecentes
Incêndio criminoso destrói interior de residência no Bairro Morada do Sol
Ruas Dr. Amâncio Penteado e João Augusto Cirelli terão o sentido de direção alterados no próximo dia 6 de maio
Caminhão fica destruído ao pegar fogo na SP-215 na manhã desta sexta-feira
Descalvado vence Dourado por 4 a 3 no primeiro jogo da Taça EPTV de Futsal
Polícia Militar abre concurso para 2.369 soldados em São Paulo
Secretaria Estadual da Fazenda notifica proprietários de veículos com IPVA atrasado
Dengue atinge 75 casos confirmados em Porto Ferreira
Descalvado estréia nesta quinta-feira na Taça EPTV de Futsal
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Animais & Pet Classificados  
  Polícia Veículos Achados & Perdidos  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Previsão do Tempo  
  Trânsito Happy Hour Fale Conosco  
  Noticias Saúde Horoscopo  
  Esportes Sua Casa Nota de Falecimento  
  Cotidiano Região Lista Telefônica  
  Economia Tecnologia Mapa de Ruas  
  Entrevistas Religião [revista descalvado news]  
  Perfil Moda & Estilo Edição Comemorativa  
    Culinária [redes sociais]  
      Youtbube  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"