Início


25/04/2013
(21h37)

Dengue atinge 75 casos confirmados em Porto Ferreira

Ainda são aguardados os resultados de 60 exames


Prefeita Renata Braga e José Antônio de Thomazi, do Controle
de Vetores, com mapas e dados sobre os casos de dengue

O Controle de Vetores do Departamento de Saúde informou que até esta terça-feira (23/04) Porto Ferreira contabilizava 75 casos de dengue positivos. Destes, 62 foram adquiridos no município (autóctones), sendo apenas 13 importados.

Desde o início do ano já foram feitas 184 notificações, sendo que 49 foram negativas e outras 60 aguardam pelos resultados dos exames. O número de casos aumentou nos meses de março e abril. Em janeiro, a cidade havia registrado apenas um caso. Em fevereiro, já foram três. No mês seguinte, 28 casos. E agora, entre os dias 1º e 23 de abril, foram 43 casos confirmados. Em todo o ano de 2012 foram apenas 13 ocorrências positivas.


Vale dizer, no entanto, que Porto Ferreira é uma das cidades menos atingidas pela doença, que já foi classificada como epidêmica em cidades da região como Aguaí, Mococa, Matão, Nova Europa, Leme, Santa Gertrudes, Vargem Grande do Sul e Araras. Nesta última, a Vigilância Epidemiológica local faz cerca de 50 notificações por dia.

Os bairros em que os casos foram registrados em Porto Ferreira são: Alto do Serra D’água, Santa Rosa 1 e 2, Lagoa Serena, Jardim Salgueiro, Vila Maria, Vila Nova, Vila Daniel, Centro, Jardim Primavera, Jardim Anibal e Jardim Vytoria. Ou seja, em quase todas as regiões da cidade.

Eliminar os criadouros - O Departamento de Saúde reforça o pedido à população para que elimine os recipientes que possam acumular água parada, onde se reproduz o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Solicita também que a população receba os agentes do controle de vetores em suas residências, que estão identificados com uniforme na cor branca, com colarinho e borda da manga em vermelho, ou ainda jaleco branco. O uniforme traz um desenho grande do mosquito na frente. Os agentes também usam crachá com nome, foto, função, número do RG, todos com o brasão da Prefeitura, e ainda portam bolsa azul marinho, igualmente identificada.

Vale ressaltar que os agentes não pedem nenhum tipo de documento aos moradores. Além disso, o horário de trabalho dos agentes é das 7h às 17h. A orientação aos moradores é para não receber qualquer pessoa que se identifique como agente de combate à dengue se não estiver com o uniforme, carteira funcional e bolsa, principalmente após as 17 horas.

Os agentes de controle de vetores pedem para que o morador o acompanhe na hora da vistoria. Os verdadeiros agentes são pessoas idôneas e preparadas para entrar nas residências e fazer a vistoria nos quintais, estão sempre com uniformes e crachá, e jamais irão fazer qualquer coisa que prejudique o morador. Portanto, ao ser abordado por um agente de vetores, fique tranquilo, mas, sim, exija identificação, pois é seu direito. Porém, não se esqueça que estão cumprindo o seu dever, a fim zelar pela saúde da população.

No último verão aumentou a incidência de focos do mosquito transmissor da dengue. Por isso, é importante manter os hábitos de prevenção, como não acumular entulho e lixo, ter atenção especial com plantas e objetos que juntam água, guardar garrafas de vidro ou pet, baldes e vasos de plantas vazios com a boca para baixo. Também é preciso estar atento a pneus velhos, que devem ser entregues aos serviços de limpeza urbana, ou guardados em local coberto. O uso de repelentes também ajuda a combater a propagação da doença.

Sintomas - Há suspeita de dengue se o paciente apresentar febre aguda com duração de até 7 dias, que se apresente acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo.

É importante orientar às pessoas com sintomas da doença que procurem um médico ou unidade de saúde do município, porque assim a Seção de Controle de Vetores pode agilizar o bloqueio contra criadouros do mosquito no local da suspeita.

*Fonte: Assessoria Comunicação Prefeitura Municipal de Porto Ferreira

Clique para imprimir esta notícia

Dengue atinge 75 casos confirmados em Porto Ferreira
Descalvado estréia nesta quinta-feira na Taça EPTV de Futsal
SAMU poderá regionalizar atendimentos e Descalvado faz parte das cidades a serem atendidas
Capitão do Corpo de Bombeiros confirma instalação de unidade em Descalvado
Plenário da Câmara é palco de críticas e denúncias
Quadrilha explode 7 caixas eletrônicos e ateia fogo em carro em Palmeiras
Sebrae-SP promove oficina gratuita em Descalvado
Ladrão foge e abandona a mãe durante furto de carga no Jardim do Lago
Preso suspeito de assaltar e esfaquear estudante da USP
Carro capota em colisão no centro de São Carlos
‘Lar dos Meninos’ recebe doação da Instituição do Dízimo
Procon divulga lista com mais 71 sites que devem ser evitados
Comerciantes desrespeitam normas para vendas no cartão
Número de menores infratores sobe 63% na região de São Carlos
Motociclista de 31 anos morre após sofrer acidente no cruzamento das ruas José Bonifácio com Maria Grassi
Chuva de meteoros deve iluminar o céu na madrugada
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Animais & Pet Classificados  
  Polícia Veículos Achados & Perdidos  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Previsão do Tempo  
  Trânsito Happy Hour Fale Conosco  
  Noticias Saúde Horoscopo  
  Esportes Sua Casa Nota de Falecimento  
  Cotidiano Região Lista Telefônica  
  Economia Tecnologia Mapa de Ruas  
  Entrevistas Religião [revista descalvado news]  
  Perfil Moda & Estilo Edição Comemorativa  
    Culinária [redes sociais]  
      Youtbube  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"