02/12//2013 (00h12) - Atualizada às 18h04

ELEIÇÕES 2013

Henrique da Caixa é eleito o novo Prefeito de Descalvado

Com 7.009 votos - 301 a mais do que o 2º colocado - Henrique venceu a eleição suplementar realizada no dia 1º de dezembro, colocando fim à uma espera de aproximadamente 14 meses sem ter um prefeito eleito pela população descalvadense.

Depois de quase 14 meses de indefinição e de espera, os eleitores descalvadenses escolheram Henrique Fernando do Nascimento, do PMDB, para ocupar em definitivo e pelos próximos três anos, o cargo de Prefeito Municipal de Descalvado.

A eleição suplementar ocorrida no último domingo, dia 1º de dezembro, finalmente coloca um fim ao mais triste e desastroso episódio da nossa política. Sem termos um candidato eleito na eleição do dia 7 de outubro de 2012, a cidade vêm sendo administrada interinamente pelo Presidente da Câmara Municipal, o vereador Anderson Aparecido Sposito, do DEM, escolhido como Presidente do Legislativo em

1º de janeiro deste ano justamente pelo grupo que agora apoiou Henrique da Caixa nesta nova eleição. Após um governo 'tampão' repleto de polêmicas e denúncias de corrupção, Sposito acabou não conseguindo lançar-se candidato, o que certamente abriu caminho para a vitória de Henrique.

A nova eleição ocorrida no último domingo, além de inédita, contou também pela primeira vez com cinco candidatos, sendo dois deles estreantes na carreira política: a vereadora e atual Presidente Interina do Legislativo Paula Peripato (PT), e o vereador Guto Cavalcante do PTB. Ambos conquistaram o cargo no legislativo na eleição passada, e ocupam pela primeira vez uma cadeira na Câmara Municipal.

Já os outros candidatos são bem conhecidos da população: Pinho da Cabana (DEM) já foi vereador, Presidente da Câmara e chegou a ocupar o cargo vice-prefeito por oito anos. Pinho, que recebeu o apoio do ex-prefeito José Carlos Calza (PSDB) para esta nova eleição [Calza foi um dos candidatos na eleição fracassada, mas teve sua candidatura impugnada pela Lei da Ficha Limpa], pela primeira vez concorreu à uma eleição como candidato majoritário.

Outro candidato muito conhecido da população e que já ocupou os cargos de vereador e Presidente do Legislativo, foi Luiz Carlos Viana (PPS). Ele que sustenta o título de vereador eleito com o maior número de votos da história de Descalvado, recebeu o apoio do ex-prefeito Luis Antônio Panone (PPS). Assim como Calza, Panone também teve problemas com a justiça eleitoral durante a campanha do ano passado, quando foi acusado de capacitação ilícita de sufrágio. Ele disputou a eleição de 2012 'sub judice' e acabou perdendo para o adversário nas urnas, que mesmo não tendo o seu registro de candidatura deferido desde o início da campanha, também disputou 'sub judice' e obteve mais de 50% dos votos, motivo pelo qual todo o pleito eleitoral de 2012 acabou invalidado.

Por fim, o também conhecido - e exercendo atualmente seu 4º mandato como vereador -, vêm Henrique Fernando do Nascimento, ou 'Henrique da Caixa' como todos o conhecem, do PMDB, e que disputou ontem pela segunda vez uma eleição para Prefeito Municipal. Em 2008, Henrique concorreu pelo partido Democratas e obteve 6.708 votos, ficando na 2ª colocação, atrás do ex-prefeito Panone que venceu a eleição com 7.916 votos. Ainda havia naquele pleito um terceiro candidato, o atual vereador Dr. Rubens Algarte de Rezende (PSDB), que desta vez, deu o seu apoio à Henrique.

Após a segunda colocação na eleição de 2008, Henrique ficou fora do cenário político por quatro anos, e voltou a se candidatar em 2012 para o cargo de vereador. Como em outras vezes, ele ficou em primeiro lugar na eleição para o legislativo. Com o fracasso do pleito anterior para prefeito, Henrique voltou a disputar uma eleição para o cargo, conseguindo agora se eleger com 7.009 votos, o que representa 39,11% do total dos votos válidos.

Bancário, Henrique Fernando do Nascimento - que no próximo dia 3 janeiro completará 53 anos de idade -, é casado e pai de uma filha. Ele é formado em Gestão Pública com pós-graduação em Gestão de Cidades.

A previsão é a de que Henrique seja diplomado pela justiça eleitoral até o dia 27 de dezembro e a posse ocorra no dia 1º de janeiro de 2014. Henrique traz como seu vice-prefeito o médico Paulo Guerra (PMDB), de 54 anos, que pela primeira vez se candidata em uma eleição municipal.

Em entrevista ao DESCALVADO NEWS na manhã de ontem [e ainda durante o período de votação], Henrique comentou a respeito da suas expectativas para o resultado desta nova eleição: "Eu estou feliz! Nunca, jamais convencido! Mas estou contente pelos resultados das pesquisas oficiais. Que Deus ilumine todos os cinco candidatos, e agora tudo está nas mãos do povo, e acima de tudo nas mãos de Deus. Agradeço à minha família e à minha equipe, que me deram o respaldo em todas as áreas para traçar as metas para uma excelente administração" disse o candidato que por volta das 17h40 da tarde do domingo comemorava a sua vitória nas urnas.

APURAÇÃO - Ao contrário do que se esperava, a apuração e a divulgação oficial dos votos acabou demorando um pouco mais do que o previsto. Com o trabalho de apuração manual dos votos obtidos em cada urna eletrônica após o encerramento da votação, os comitês de campanhas dos cinco candidatos já puderam totalizar os votos antes mesmo da justiça eleitoral, o que permitiu à equipe do candidato vencedor comemorar a sua vitória pouco depois das 17h30 do domingo.

Assim que os resultados oficiais começaram a ser divulgados, em questão de dez minutos a totalização dos votos apurados havia sido concluída. O resultado final você confere abaixo:

Henrique da Caixa foi eleito com 7.009 votos (39,11%), 301 a mais que o segundo colocado Luiz Carlos Rosa Viana (PPS), que obteve 6.708 votos (37,43%).

O candidato Guto Cavalcante (PTB) recebeu 1.818 votos (10,14%). Luiz Antonio do Pinho (DEM) teve 1.798 (10,03%) e ficou em quarto lugar. Paula Peripato (PT) recebeu 590 (3,29%) e ficou na quinta colocação.

Ao todo, 24.865 eleitores estavam aptos para participar da eleição suplementar, que ainda registrou 600 votos brancos (3,05%) e 1.152 (5.86%) nulos. O número de abstenções foi de 5.190 eleitores, o que representou um percentual de 20,87%.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Henrique da Caixa é eleito o novo Prefeito de Descalvado
Petrobrás autoriza reajuste no preço da gasolina a partir deste sábado
Motorista embriagado é flagrado dirigindo pela contramão da SP-215
Corpo de idoso desaparecido há 41 dias é localizado em canavial de usina
Ônibus com sacoleiros de Franca é assaltado na Rodovia Anhanguera
Centro de Convivência do Idoso do Bairro Santa Cruz realizou almoço de confraternização
Homem é detido pela Polícia Ambiental com redes e 28 Kg de peixes no Rio Mogi
Com desvalorização de usados, queda do IPVA atinge 5,16% em 2014
TRE mantém prefeita de Ibaté no cargo até TSE julgar recurso
Descarte irregular de entulho leva Prefeitura de São Carlos a criar sistema de controle de caçambas
Colisão frontal deixa três feridos na estrada do Broa|
CDHU divulga a lista dos sorteados para as 76 novas casas no Bosque do Tamanduá
BLACK FRIDAY: Procon amplia a lista de lojas virtuais duvidosas para a edição brasileira da megaliquidação
Bombeiros encerram busca por vítimas de acidente de trem em Rio Preto
Segurados da Previdência começaram a receber a segunda parcela do décimo terceiro
Quadrilha rende família e rouba três armas de sítio próximo à 'Aparecidinha'
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Animais & Pet Classificados  
  Polícia Veículos  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Fale Conosco  
  Trânsito Happy Hour Horoscopo  
  Noticias Saúde Nota de Falecimento  
  Esportes Sua Casa Lista Telefônica  
  Cotidiano Região Mapa de Ruas  
  Economia Tecnologia [revista descalvado news]  
  Entrevistas Religião Edições On-Line  
  Perfil Moda & Estilo [redes sociais]  
    Culinária Youtube (Canal 1)  
      Youtube (Canal 2)  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"