09/07/2013
(09h04)

REVOLUÇÃO DE 1932

Entenda o significado do feriado de 9 de julho e a importante participação dos descalvadenses na revolução

O caminho para a criação do feriado surgiu com uma lei federal que dispõe sobre feriados estaduais
 

Veteranos da Revolução Constitucionalista de 1932 participaram das comemorações do feriado em 2012 na capital (Foto Hélvio Romero/AE)
Há 15 anos, desde 1997, o dia 9 de julho passou a ser feriado civil no Estado de São Paulo. Trata-se da celebração da data magna do Estado, em memória ao dia em que os paulistas pegaram em armas para lutar pelo regime democrático no País, deflagrando a Revolução Constitucionalista de 1932.

A data foi oficializada pelo Projeto de Lei nº 710/1995, do deputado estadual Guilherme Gianetti. Aprovado pela Assembleia Legislativa, o projeto virou Lei Estadual nº 9.497, de 5 de março de 1997, sancionada pelo então governador Mário Covas. O caminho para criação do feriado surgiu com uma lei federal que dispõe sobre feriados estaduais.


A Revolução de 1932 foi um movimento armado ocorrido entre julho e outubro de 1932. O objetivo era a derrubada do presidente Getúlio Vargas, que estava no poder desde 1930. Insatisfeita, a população iniciou protestos e manifestações, como a do dia 23 de maio, que terminou num conflito armado. 

A revolução acabou eclodindo no dia 9 de julho, sob o comando dos generais Bertolo Klinger e Isidoro Dias. O levante se estendeu até o dia 2 de outubro de 1932, quando os revolucionários perderam para as tropas do governo. Mais de 35 mil paulistas lutaram e pelo menos 890 pessoas morreram nos combates.

9 DE JULHO DE 1932 – A REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA EM DESCALVADO
(Com informações do Livro Conheça Descalvado de Luiz Carlindo A. Kastein e registros de Gerson Álfio De Marco)

No dia 10 de julho de 1932, seguira para a luta os componentes do destacamento local da Força Pública do Estado. Seguiram também diversos descalvadenses que prestavam serviço militar em guarnições do Estado e do País ou estavam vinculados as forças armadas em definitivo. Entre eles de Campo Grande, Mato Grosso, o Sub-oficial João Batista Betestti e seu irmão Sargento Arlindo Bestetti, ambos integrados nas hostes do General Bertoldo Klinger, comandante supremo da revolução; Osvaldo de Arruda Reis, do 2º Regimento de Cavalaria de Pirassununga e Guerino Luiz Mazzola do 4º Regimento de Infantaria  da Capital do Estado.

Descalvado enviou também muitos voluntários: Dr. Nelson de Godoi Pereira engenheiro, os irmãos José Bento Ferreira e Clodovil Faria Ferreira, Nelson Brand de Lima, Ulpiano Valente, Antonio Mayese (renomado futebolista descalvadense), John Von Schmidt, Dr. Glenan Leite Dias (que serviu em hospital de guerra), Alberto João Domingues (cantor barítono), Nelson Jordão, os irmãos Manoel Barbosa Adorno, João Vicente Adorno e Joviano Vicente Adorno, José da Silva (humilde roceiro), Silvério Eusébio Guimarães (tipo popular da época conhecido como Zé Bolô), Plínio de Castro Prado (que serviu na Cavalaria Rio Pardo), Benno Rieckmann (que também serviu na Cavalaria Rio Pardo e mereceu ver seu nome citado no livro de Orígenes Lessa, “Ilha Grande” e que narra os sofrimentos de prisioneiros paulistas nessa ilha carioca), Fernando Villa (um dos dois descalvadenses presentes na 1ª Grande Guerra, combatente do front italiano, como artilheiro e ostentador de quadro medalhas de guerra, três do Reino da Itália e uma da República da França e que ao partir para a guerra paulista, levou consigo o seu velho capacete de aço que o acompanhou nos campos de batalha da primeira grande guerra, Péricles de Oliveira (o Pequinha), que se singularizava por sua vida boêmia, Mário Vitulli, Alceu Dutra entre outros.

Infelizmente alguns desses valentes combatentes perderam as suas vidas no combate: Antonio Fernandes de Oliveira, o Totó, rioclarense de nascimento mas descalvadense de criação, enteado do Cel. Rafael Tobias de Oliveira Sobrinho; em julho a morte de Luiz Roher, natural de Analândia, mas consorciado da família Barbosa Adorno de Descalvado.

No dia 30 de julho tomba em Areias, Oswaldo de Arruda Reis, que contava com apenas 21 anos e em 16 de Agosto, a morte em Silveiras de Guerino Luiz Mazzola. Era a morte de dois descalvadenses. Oswaldo de Arruda Reis era filho de Ananias dos Reis e de Lídia de Arruda Reis, nascido em Descalvado, em 21 de abril de 1911. Guerino Luiz Mazzola era filho de Luiz Mazzola e Célica Bertani Mazzola e havia nascido em Descalvado, em 3 de novembro de 1909.  O destino reserva-lhes então a rua principal de Descalvado, para batizá-la com seus nomes, numa eufônica conjunção denominativa: a Avenida Guerino-Oswaldo.

Missa de corpo presente de Guerino e Oswaldo em 1932

Mas a participação de Descalvado na revolução, foi muito além de ceder bravos soldados. A população descalvadense doou muitos alimentos que seguiam para as linhas de frente em vagões da paulista. Foram cedidos incontáveis cavalos, escolhidos a dedo após a maior concentração hípica local no antigo campo de pólo. E cedeu muitos braços de trabalhadores para a abertura de trincheiras além de Araras, num preparo de retaguarda para possível defesa caso fossem rompidas as linhas de Mogi-Mirim e Campinas e que, de fato, o foram, mais tarde.

A revolução pediu também a Descalvado um campo de pouso de emergência para aviões constitucionalistas e, nas terras da Fazenda Graciosa de Plínio de Castro Prado, mais de trezentos trabalhadores rurais das circunvizinhanças construíram em poucos dias, o campo. Os pousos acabaram não acontecendo, mas por ele passou em um sobrevôo o famoso Vermelhinho, avião da Ditadura Vargas, pilotado pelo Brigadeiro Eduardo Gomes, que veio espionar o arrojo da gente descalvadense que tanto contribuiu para a revolução paulista.
 

Participe você também do site Descalvado News e
escreva seu comentário sobre esta notícia

Entenda o significado do feriado de 9 de julho e a importante participação dos descalvadenses na revolução
38º Batalhão da Polícia Militar sofre alterações em seu comando
Receita libera hoje consulta ao 2º lote de restituições do IRPF
Colisão violenta fere dois na SP-215 em São Carlos
Loja R. Piovani reinaugura seu novo espaço em grande estilo
Moradores de Descalvado reclamam da qualidade do serviço de telefonia
Descalvado caminha para contar com o atendimento de urgência do SAMU
Polícia faz cerco e prende traficante no Morada do Sol
Lar São Vicente recebe doação de dois veículos e uma geladeira industrial
Frentistas viram fiscais da lei do capacete em postos
Stock Car define local e traçado novos para a etapa de Ribeirão Preto
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Animais & Pet Classificados  
  Polícia Veículos Achados & Perdidos  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Fale Conosco  
  Trânsito Happy Hour Horoscopo  
  Noticias Saúde Nota de Falecimento  
  Esportes Sua Casa Lista Telefônica  
  Cotidiano Região Mapa de Ruas  
  Economia Tecnologia [revista descalvado news]  
  Entrevistas Religião Edições On-Line  
  Perfil Moda & Estilo [redes sociais]  
    Culinária Youtbube (Canal 1)  
      Youtbube (Canal 2)  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"