27/07/2013 (17h34)

DESCASO NA SAÚDE

Mulher perde o bebê em Leme após ser liberada 2 vezes com dores

Família acusa dois médicos da Santa Casa de omissão de socorro. Esse foi o 2º caso de morte suspeita nesta semana no hospital em greve.


Mulher que perdeu o bebê após ser liberada
continua internada (Foto: Reprodução/EPTV)

Uma mulher grávida de nove meses perdeu o bebê nesta sexta-feira (26) após ser atendida duas vezes com dores e liberada por médicos durante a semana na Santa Casa de Leme. A família registrou boletim de ocorrência por omissão de socorro. Esse é o segundo caso de morte suspeita de bebê no hospital, que está em greve há nove dias. A Polícia Civil vai investigar os dois casos. Os médicos não se pronunciaram sobre o assunto. A Santa Casa informou que em nenhum momento faltou atendimento.

Durante a semana, a dona de casa Angélica Ribeiro da Silva Rosa acompanhou a filha Maria José até a Santa Casa, pois ela reclamava de dores. A primeira consulta aconteceu na segunda-feira (22) em um posto de saúde. “Ela tinha consulta marcada e ela já estava tendo dor. O médico fez o exame e falou que em quatro horas era para ir para a Santa Casa. A gente veio, o médico examinou e mandou embora e ela com dor”, disse.


Angélica afirma que a filha voltou ao hospital na noite de quarta-feira (24). Ela passou por consulta, mas foi liberada novamente. Mãe e filha retornaram na manhã desta sexta ao hospital e a morte do bebê foi confirmada. “A médica agendou que era para vir hoje para fazer o exame do coração do bebê, para ver se poderia fazer a cesárea ou se ia ter que esperar mais. [Quando chegamos aqui] já não tinha mais vida”, lamentou.

Maria José continua internada. “Ela está internada porque disseram que não pode fazer cesárea porque pode contaminar o sangue dela. Estão tentando o normal, mas dizem que demora de dois a três dias”, disse Angélica.

A família registrou boletim de ocorrência por omissão de socorro. Os parentes acusam os médicos Marcos Gonçalves, que fez o primeiro atendimento, e Stefânia Monteiro, que liberou Maria José na quarta. “A gente não pode deixar impune isso, porque é uma vida que está indo embora, por omissão de socorro. Podiam ter internado ela, deixado mais uns dias. Agora volta essa moça para casa com dor e a gente tem a notícia que o bebê está morto”, afirmou a domética Rosinha Baptista da Silva, que é sogra de Maria José.

Procurados pela reportagem do Jornal Regional, os médicos não foram encontrados para comentar o caso. A Santa Casa informou que em nenhum momento faltou atendimento.

Outro caso - Esse foi o segundo bebê que morreu de forma suspeita na Santa Casa de Leme nesta semana. Na segunda-feira (22), a empresária Juliana Cunha Henklein de 36 anos perdeu o bebê que esperava após passar por atendimento e ser liberada pelo médico, mesmo com dores e contrações. A família aponta negligência médica e acredita que a greve no hospital prejudicou o atendimento. O caso será investigado como homicídio culposo, quando não há a intenção de matar.
 
Na noite de sábado (20), a gestante, que estava de oito meses, procurou o hospital com contrações, mas o médico Marcos Gomes a atendeu passou um medicamento para dor e a liberou. "Ele reclamou que trabalha em más condições, que não é bem pago e que não tem estrutura, por isso estavam paralisados”, explicou a mãe de Juliana, Adaildes Henklein.

No domingo (21), a família ligou para a médica Estefânia Monteiro, que a acompanhou durante a gravidez, mas a especialista orientou que ela tomasse remédio para dor ou procurasse a Santa Casa novamente.

Adaildes acredita que greve prejudicou
atendimento da filha (Foto: Marlon Tavoni/EPTV)

"Dissemos que pagaríamos tudo para ela nos atender. Mesmo assim, ela disse que não poderia atender porque estava sem banho e sem comer e mandou que a gente procurasse a Santa Casa", relatou Adaildes.

Ainda com dor, a gestante voltou ao hospital na segunda-feira (22) e foi atendida por outro médico que fez o diagnóstico de que a bebê tinha morrido.

Investigação - O delegado responsável pela investigação dos dois casos, Edgar Alvarez, não quis dar  entrevista, mas disse que já tem um inquérito em andamento e outro vai ser aberto na segunda-feira (29). O objetivo é apurar o que causou a morte dos dois bebês.

Greve - O Sindicato de Saúde de Campinas, entidade que representa os trabalhadores da Santa Casa de Leme, em greve desde o dia 18 de julho, afirmou em nota que são mantidos cerca de 200 funcionários para atendimento de urgência e emergência. O sindicato também afirmou que 'se houve falha [no atendimento], ela deve ser explicada pela diretoria clínica e pela administração da Santa Casa de Leme'.

Os funcionários paralisaram as atividades na última quinta-feira (18) por reajuste salarial e outros benefícios. Os trabalhadores pedem 20% de aumento, mas a provedoria do hospital ofereceu 6,97%, o que não foi aceito.

*Fonte: G1/São Carlos
 

Participe você também do site Descalvado News elvado News e
escreva seu comentário sobre esta notícia

Mulher perde o bebê em Leme após ser liberada 2 vezes com dores
Homem fica gravemente ferido após colidir Gol em treminhão
Frio é recorde em 72 cidades do país e Descalvado registra a noite mais fria do ano
Ciretran de São Carlos leiloará carros e motos com valores abaixo do mercado
Vereadores podem acabar com voto secreto
Cartório é alvo de assalto no centro de Leme
Menino é gravemente ferido por farpa em escorregador de parque infantil
Joalheria tem portas estouradas com pé de cabra e é furtada em São Carlos
Colisão entre Kombi e caminhonete deixa três pessoas feridas
CPFL encerra mutirão de reparos e consertos na rede pública de iluminação
Em apenas um mês, Prefeitura gasta mais de R$ 40 mil em posto de combustível
Multidão recebe o Papa Francisco na sua chegada ao Rio de Janeiro
Motorista fica preso nas ferragens ao colidir com caminhão na Washington Luiz
Embriagada e sem habilitação, jovem de 18 capota Pálio em avenida de Porto Ferreira e é presa
Animal na pista provoca capotamento na SP-215
Colisão entre Gol e BMW fere casal de idosos no centro de São Carlos
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Animais & Pet Classificados  
  Polícia Veículos Achados & Perdidos  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Fale Conosco  
  Trânsito Happy Hour Horoscopo  
  Noticias Saúde Nota de Falecimento  
  Esportes Sua Casa Lista Telefônica  
  Cotidiano Região Mapa de Ruas  
  Economia Tecnologia [revista descalvado news]  
  Entrevistas Religião Edições On-Line  
  Perfil Moda & Estilo [redes sociais]  
    Culinária Youtube (Canal 1)  
      Youtube (Canal 2)  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"