Início


05/06/2013
(19h04) - Atualizado às 21h22

Sem projetos polêmicos, denúncias e pronunciamentos foram os destaques da Sessão da Câmara

 Nem só de projetos de lei a serem aprovados é feita uma Sessão da Câmara. Aliás, o que o público tem presenciado nos trabalhos legislativos é uma sucessão de denúncias que afetam principalmente a administração interina de Anderson Aparecido Sposito.

A última segunda-feira, 03, marcou o retorno do vereador Dr. Rubens Algarte de Rezende (PSDB), que se afastou de suas funções por um período de 18 dias, dando a oportunidade ao seu suplente, ‘Reinaldo Ninja’ de ocupar uma cadeira no Legislativo.


Agora, quem irá se afastar é o vereador Argeu Donizete Reschini (MD), por indicação médica, o qual já se fez ausente na Sessão de segunda-feira. No seu lugar assumirá o suplente, ‘Diego da Global’, que nas últimas eleições obteve 445 votos.

Além disso, com apenas dois projetos a serem votados, o destaque da Sessão ficou por conta de pronunciamentos que levaram até a tribuna denúncias, as quais, segundo o vereador Edevaldo Benedito Guilherme Neves (PMDB), serão encaminhadas ao Ministério Público por meio de representações ‘muito bem fundamentadas’.

“A cada dia vaza um escândalo, se tem notícias de irregularidades. É a tal da fábrica de irregularidades que se tornou essa administração interina. A denúncia que chegou até mim desta vez diz respeito aos telefones celulares da Prefeitura. Ao que parece estão sendo usados de maneira descontrolada, uma verdadeira farra, no melhor estilo ‘eu falo e o povo paga’. Esses aparelhos celulares, conforme a denúncia, estão sendo usados de maneira impulsiva, fora do horário e dias de expediente. Vocês se lembram que uma vez já aconteceu isso, passou pelo Ministério Público e deu problema! É preciso acabar com essa bagunça generalizada da Prefeitura”, disse o vereador.

Na semana passada Edevaldo Guilherme apresentou requerimento solicitando todos os números celulares em funcionamento da Prefeitura, bem como a relação das contas de janeiro até agora. Conforme o vereador está havendo o uso indiscriminado dessas linhas institucionais, e que precisa ser fiscalizado.

Mas além dessa questão, o vereador informou que nesta semana estaria protocolando duas representações junto ao Ministério Público (MP) com denúncias contra a administração de Sposito. “Denúncias que eu vou levar, protocolar e acompanhar. Alguns servidores inclusive estão se sentindo aliviados diante da possibilidade de falarem a verdade, porque nos últimos tempos estão vivendo sob pressão e ameaças. E digo mais: se confirmadas essas denúncias vejo a necessidade da instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que inclusive, poderá chegar à cassação do mandato interino”, ressaltou, não citando, porém o teor das denúncias.

Sebastião José Ricci (PP) também fez as suas críticas. “Essa é a diferença de administração: uma fábrica de irregularidades, ao passo que se estivéssemos na Prefeitura teríamos uma fábrica de produtividade. Podem dizer que o Ricci só faz criticas porque gostaria de estar sentado na cadeira do Prefeito. Mas eu nunca neguei isso e posso afirmar que se lá estivesse, as coisas não estariam do jeito que estão. Mas a gente sabe que não é ele [prefeito Sposito] quem dá as cartas; quem controla tudo lá pela Prefeitura é o Calza e Pinho, que continuam ignorando a inteligência do povo de Descalvado. Eu só posso dizer que eu era feliz e não sabia”, desabafou.

CONCURSO PÚBLICO – dentre as proposituras apresentadas, o vereador José Augusto Cavalcante Navas (PTB) solicitou da Secretaria de Administração um relatório das contratações já realizadas do Concurso Público nº 01/2012, bem como a previsão de contratação dos candidatos aprovados, assim como determina o edital do referido certame.

“Tenho certeza que como eu, outros vereadores têm sido procurados por candidatos que foram aprovados e classificados no concurso e que até agora esperam para serem contratados.  Conforme determina o edital, se as vagas foram abertas é porque havia a necessidade da contratação, era porque aquele funcionário estava faltando no quadro da Prefeitura. Tem gente que passou em 1º lugar e ainda não foi chamado. Por quê? Vai me dizer que é por conta do limite prudencial com a folha de pagamento, falta de dotação orçamentária? Mas cargos de confiança estão sendo contratados e exonerados a todo tempo, sem qualquer problema e para isso pode? Eu espero que a administração se sensibilize e dê as garantias necessárias aos direitos dos candidatos aprovados no Concurso”, disse Guto.

Ele também solicitou à Secretaria de Educação e Cultura que promova, o quanto antes, o concurso para remoção de docentes da rede pública municipal de ensino, isto para que as vagas em aberto sejam identificadas e imediatamente preenchidas pelos profissionais dos cargos efetivos. Segundo o Vereador, tem professor numa situação complicada, pois, apto a assumir uma sala em condição efetiva e sem a realização desse concurso de remoção, vive um momento de incerteza, se mantendo em sala de aula por força de recursos e liminares que podem ser cassados a qualquer momento, em face da lei do interstício.

Ainda no âmbito do professorado descalvadense, a presidente Ana Paula Peripato Guerra (PT), citou a reunião realizada no anexo da Câmara, por sua iniciativa, com mais de 215 professores da rede municipal, onde se discutiu a adequação da jornada de trabalho desses profissionais.

A reunião aconteceu para dar cumprimento à lei federal nº 11.738/2008, ocasião em que os professores puderam se manifestar e encaminhar sugestões. Uma Comissão de Estudos da Adequação da jornada de trabalho docente junto à Secretaria da Educação será formada, com a representatividade de todas as unidades escolares.

CHEFE DE GABINETE DA SECRETARIA DE GESTÃO PÚBLICA NA CÂMARA  - A sessão da Câmara foi precedida por um encontro com o ex-prefeito e atual Chefe de Gabinete da Secretaria Estadual de Gestão Pública, Luís Antônio Panone (MD), o qual durante cerca de uma hora pode explanar sobre as funções da pasta governamental, bem como os caminhos a serem percorridos pelas autoridades locais para conquistarem recursos e benefícios para a nossa cidade.

O bom público presente passou a conhecer os programas que estão afetos à Secretaria de Gestão Pública como o Poupatempo, o Acessa São Paulo, a Fundap, a Prodesp, o Iamsp, entre outros. Panone deu grande destaque à LAI (Lei de Acesso à Informação), deixando bem claro que os cidadãos têm direito a toda e qualquer informação pública, e que a União, o Estado e o Município são obrigados a fornecer, sem que para isso se tenha uma justificativa.

O ex-prefeito também se colocou à disposição das autoridades locais, sem distinção de partido, para intervir junto ao Governo do Estado na tentativa de beneficiar o município, assim como fez por exemplo, a presidenta Paula Peripato, ao entregar-lhe um ofício solicitando à Secretaria de Segurança Pública, a recomposição do número de policiais de nossa companhia da PM.

Segundo Panone, o pedido da vereadora foi despachado pessoalmente com o Chefe da Casa Civil e, um trabalho de monitoramento irá ser feito.

“Me coloco à disposição para fazer a ponte entre o município e o Governo do Estado. Não podemos ver partidos, é preciso aproveitar o momento quando se tem uma pessoa de Descalvado com tanto acesso ao Governo do Estado, para pensar no bem de nossa cidade. Eu não sei por quanto tempo ficarei lá, mas por todo o tempo eu estarei disposto a contribuir com Descalvado”, disse.

A iniciativa do encontro foi do vereador Luiz Carlos Vick Francisco (MD).

Clique para imprimir esta notícia

Sem projetos polêmicos, denúncias e pronunciamentos foram os destaques da Sessão da Câmara
Funcionário denuncia abate cruel de animais no Parque Ecológico de São Carlos
Ladrões explodem caixa eletrônico com dinamite em Ibaté
Descalvado News lança a sua nova coluna: "Seus Direitos"
Após 3 tentativas, estelionatário é preso em flagrante em Shopping de São Carlos
Intervias divulga balanço da Operação Corpus Christi
Três menores detidos e um foragido em perseguição policial pelas ruas de Descalvado
Queima da cana está proibida em todo o estado de São Paulo
Caminhão de Descalvado perde o freio, invade posto de combustíveis e destrói estabelecimento
Descalvado amplia mercado para os animais de estimação na internet
Daniel San ignora assédio após o sucesso: ‘Minha mulher está comigo desde quando eu tinha um fusca’
Acidente na ‘Arthur Whitaker’ tira vida de jovem de 21 anos
Engavetamento envolve seis veículos em São Carlos
Emissora de rádio é furtada em Analândia antes de entrar em operação
COMUCRA e SADS promovem palestra sobre proteção e prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes
Ladrões roubam Jet-Sky de loja em Porto Ferreira e minutos depois se envolvem em acidente na Anhanguera
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Animais & Pet Classificados  
  Polícia Veículos Achados & Perdidos  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Previsão do Tempo  
  Trânsito Happy Hour Fale Conosco  
  Noticias Saúde Horoscopo  
  Esportes Sua Casa Nota de Falecimento  
  Cotidiano Região Lista Telefônica  
  Economia Tecnologia Mapa de Ruas  
  Entrevistas Religião [revista descalvado news]  
  Perfil Moda & Estilo Edição Comemorativa  
    Culinária [redes sociais]  
      Youtbube  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"