Início


01/05/2013
(18h45)

Impasse na votação do ‘Cartão Alimentação’ suspende Sessão da Câmara para esta quinta-feira
 
Já não se votam mais projetos como antigamente! Quem é adepto e acompanha as sessões da Câmara Municipal, sabe que até pouco tempo atrás, raras foram as polêmicas geradas em torno de projetos de lei, destacadamente os de autoria e interesse do Poder Executivo, o que não se tem visto nesta Legislatura.

Também já não há muita unanimidade entre os Vereadores que têm travado algumas batalhas em plenário, defendendo os seus posicionamentos.  Assim aconteceu na sessão da Câmara de segunda-feira, 29 de abril, quando

um impasse se estabeleceu mediante o pedido de votação do projeto de lei nº 22/2013, o qual institui o ‘Cartão Alimentação’ a ser concedido aos servidores públicos.

O vereador José Dias Bolcão (DEM), utilizando-se de uma das prerrogativas do parlamentar, antes de se dar início à Ordem do Dia (momento em que os projetos constantes da pauta seguem para votação) solicitou, por questão de ordem, à  Presidência da Câmara, que colocasse o referido projeto para votação em regime de urgência. A Presidente Ana Paula Peripato Guerra (PT), colocou o pedido do vereador em votação e, por 6 a 4 o pedido foi aprovado. Como a matéria não iria ser votada na noite, foi necessário suspender a sessão por um prazo de 15 minutos, para que as comissões permanentes da Casa pudessem finalizar os seus pareceres.

O tempo não foi suficiente e, no retorno dos Vereadores ao Plenário, houve um certo bate boca porque, assim como Zé Dias, o vereador Helton Antônio Venâncio (PSDB) também queria que o projeto fosse colocado em votação.

O fato é que segundo o que foi explanado no plenário pelos Vereadores Edevaldo Benedito Guilherme Neves (PMDB), Luiz Carlos Vick Francisco (MD) e José Augusto Cavalcante Navas (PTB), todos estes membros da Comissão de Justiça e Redação, o projeto ainda não estava em condições de votação porque foram identificadas três irregularidades, dentre as quais, a inexistência da informação sobre os recursos que serão utilizados para poder pagar o beneficio aos servidores, já que o ‘Cartão Alimentação’ será incorporado ao salário, cujas despesas já devem ser previstas em dotações orçamentárias, o que não constava do projeto.

Mas antes disso, é preciso dizer que a primeira dúvida dos Vereadores sobre o projeto foi com relação ao fato de que 2013 é um ano atípico, em que eleições complementares estão prestes a ser agendadas, o que em tese, seguindo as legislações eleitorais vigentes, impediria a concessão do benefício. Por isso, conforme explicações dos próprios Vereadores, como por exemplo, Vick e Edevaldo, dois órgãos de consultoria jurídica foram contatados (CEPAM e IBAM) para que a Câmara pudesse ter um maior embasamento. Esses pareceres chegaram divergentes.

Uma outra alternativa foi consultar a Promotoria Pública, pois é o órgão responsável pela fiscalização do cumprimento das leis, porém, a Câmara obteve como resposta que este não seria um assunto de que demandasse a sua manifestação.

Os Vereadores da Comissão de Justiça e Redação chegaram a ser questionados por Helton em razão do tempo para a votação do projeto, que foi protocolado na casa no dia 10 de abril e que, na segunda-feira, estava há 19 dias em tramitação. Para o Vereador, o tempo já era suficiente para que todos pudessem ter se manifestado e o projeto, ser votado.

Vick Francisco então explicou que, mediante as dúvidas houve a necessidade das consultas aos órgãos jurídicos, o que demandou um tempo para terem acesso aos pareceres. Guto por sua vez destacou que não está havendo politicagem, mas que os Vereadores estão tendo responsabilidade na hora de analisar um projeto e que todo cidadão poderia comprovar isso, já que está disponível no site da Câmara, um link em que é possível acompanhar toda a tramitação do projeto.

Edevaldo acrescentou dizendo que todos os projetos que adentram à Casa, ficam à disposição dos Vereadores e que Helton, têm acesso a eles e às informações que desejar. O parlamentar disse ainda que era muito fácil, mediante a Casa cheia de servidores, ficar fazendo demagogia, mas que o cuidado e o critério que estão sendo utilizados para a análise do referido projeto, é também para resguardar o servidor público, pois, caso aprovem um projeto irregular (que segundo os Vereadores, apresenta falhas), os funcionários poderiam até ter que devolver os valores do cartão.

Todos os Vereadores já se pronunciaram em plenário que são a favor do Cartão Alimentação. A maioria apenas entende que as falhas precisam ser corrigidas. Mediante o impasse, foi proposto que o projeto fosse devolvido ao Poder Executivo para que as correções fossem feitas. Nesse sentido, a Presidente Paula Peripato suspendeu a sessão, remarcando-a para às 20h desta quinta-feira, 02 de maio, quando então o projeto do ‘Cartão Alimentação’, bem como os demais em pauta, deverão ser encaminhados para a votação.

Clique para imprimir esta notícia

Impasse na votação do ‘Cartão Alimentação’ suspende Sessão da Câmara para esta quinta-feira
Gasolina vendida nos postos terá mais etanol a partir de hoje
Araraquarense queimada pelo namorado morre em São Paulo
Programa Sebrae Visita orienta empresários de Descalvado
Apreensão de drogas sobe e polícia acredita que lei facilita os crimes
Descalvado vence Araraquara de virada e já é o primeiro do grupo
Após ser demitida, ex-servidora municipal agride e rouba prefeito
Homem se fere com gravidade em acidente na estrada do Broa
PM apreende 80 Kg de maconha e prende cinco pessoas em Leme
Em nova operação conjunta, polícias de Porto Ferreira demonstram que estão empenhadas no combate ao crime e ao tráfico de entorpecentes
Incêndio criminoso destrói interior de residência no Bairro Morada do Sol
Ruas Dr. Amâncio Penteado e João Augusto Cirelli terão o sentido de direção alterados no próximo dia 6 de maio
Caminhão fica destruído ao pegar fogo na SP-215 na manhã desta sexta-feira
Descalvado vence Dourado por 4 a 3 no primeiro jogo da Taça EPTV de Futsal
Polícia Militar abre concurso para 2.369 soldados em São Paulo
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Animais & Pet Classificados  
  Polícia Veículos Achados & Perdidos  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Previsão do Tempo  
  Trânsito Happy Hour Fale Conosco  
  Noticias Saúde Horoscopo  
  Esportes Sua Casa Nota de Falecimento  
  Cotidiano Região Lista Telefônica  
  Economia Tecnologia Mapa de Ruas  
  Entrevistas Religião [revista descalvado news]  
  Perfil Moda & Estilo Edição Comemorativa  
    Culinária [redes sociais]  
      Youtbube  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"