Início


11/05/2013
(13h12)

Filha de Nayara pede telescópio para ver a mãe no céu

Nayara Patracão sofreu complicações durante cirurgia de lipoaspiração. Atualmente, Luane Victória, de 5 anos, é criada em São Carlos pela avó.


A manicure Nayara Patracão com a família, em foto de arquivo (Foto: Mara Francischini/Arquivo pessoal)
A filha da manicure Nayara Patracão, que morreu em fevereiro deste ano após ficar um mês em coma por complicações em uma lipoaspiração, pediu um telescópio de presente à avó porque queria ver a mãe mais de perto. “Eu falei para a Luane que a mãe tinha morrido e virou uma estrelinha, então ela fez esse pedido”, contou a cabeleireira de 40 anos Mara Francischini, mãe de Nayara, que atualmente cuida da neta.

Luane Victória ainda não tinha completado 5 anos quando a mãe decidiu fazer a lipoaspiração, em Descalvado. Nayara ficou um mês em coma e chegou a ter diagnóstico de morte cerebral, mas posteriormente o hospital informou que 1% do cérebro ainda estava ativo. A jovem de 24 anos teve uma parada cardiorrespiratória na Casa de Saúde de São Carlos, no dia 7 de fevereiro.


Hoje, Luane mora com a avó, com quem viveu até os 2 anos, em São Carlos. “Ela é minha alegria e aos poucos tem que entender que embora eu não vá substituir nunca sua mãe, vou cuidar dela para sempre”, falou Mara.

Nas atividades da escola, a avó é quem representa a mãe. “As datas comemorativas são mais difíceis. Na quinta-feira teve a missa das mães e eu fui representando. Foram dias mais tristes, em que a gente lembra mais e a dor aperta”, revelou Mara.

Causa - Para a mãe de Nayara, a causa da morte da filha já não faz mais diferença. “Eu não quero nem saber o que aconteceu. Se eu ficar pensando que foi erro médico, eu não vou mais viver. Então eu quero acreditar que foi destino, vontade de Deus, se não eu vou ficar atrás disso e esquecer das crianças, porque vou alimentar um sentimento de ódio. E hoje, o que elas mais precisam é de amor”, justificou Mara.

Para ela, os dias têm reforçado a saudade. “O tempo passa e você vê que acabou mesmo, que ela não vai voltar mais. E a saudade é muito grande, porque a Nayara era muito companheira. Ela me ligava todo dia, nas festas de final de ano ficava comigo, ela era muito presente”, lembrou a mãe.

Alegria - A avó paterna de Nayara, Geralda Benedicta Teixeira Pinto Patracão, de 66 anos, confirmou o jeito alegre da neta. “Ela passava aqui duas ou três vezes no dia, às vezes nem entrava, ela só gritava ‘oh, vó’, mas já era o suficiente para alegar o meu dia”, contou Geralda, que almoçava com a neta todos os dias.

Segundo ela, o prato preferido de Nayara era pizza de sardinha. “Ela gostava também de batata recheada, que ela mesma aprendeu a fazer e me ensinou. Mas depois que ela morreu, não fiz mais nenhum desses pratos, ela não está aqui para comer, não tem graça”, lamentou Geralda.

Guarda - A decisão sobre a guarda de Luane ainda não foi proferida pelo juiz. “Mas eu acho que ela vai ficar comigo, porque eu que sempre criei e cuidei dela”, falou Mara. Já a guarda do filho caçula de Nayara, Kauê Henrique, de 1 ano, é do pai do menino, que mora em Descalvado com dona Geralda., já que os pais dele são do Ceará.

É ela quem fica a maior parte do tempo com o menino. “Ele é o meu sustento para superar a tristeza, é minha alegria”, falou.

Desafio - Antes era a Nayara que fazia todos os exames neles, agora temos que começar a acompanhar. É estruturar essas crianças para suprir a falta da mãe”, falou Mara.

O Dia das Mães não será o mesmo. Mas o desafio de suprir a ausência na vida dessas crianças motiva e fortalece a avó e a bisavó das crianças. “Não tem felicidade maior do que cuidar de um bisneto. Eu não dou conta sozinha, mas tenho minha filha que me ajuda e assim a alegria é imensa”, afirmou Geralda.

“Daqui para frente é estruturar essas crianças. Eu quero que elas saibam que não têm a mãe, mas que eu sempre estarei aqui. Elas sempre vão receber muito amor e carinho”, finalizou Mara.

Fonte: G1/São Carlos

Clique para imprimir esta notícia

Filha de Nayara pede telescópio para ver a mãe no céu
“Feira Legal” será estendida para a região de São Benedito
Taça EPTV de Futsal: Definida a data do jogo adiado devido à interdição Ginásio de esportes
Conselho Municipal dos Direitos da Mulher realiza evento em homenagem ao Dias das Mães
Proerd realiza seu 1º Passeio Ciclístico
Empresário de Matão é preso por receptação de combustível roubado
Santa Casa de Araraquara cancela cirurgias eletivas por falta de sangue
Conta de luz será barata fora do horário de pico
Grupo de mulheres vai à Câmara reivindicar geração de empregos
Trator invade parquinho de creche e fere criança de 2 anos em São Carlos
Polícia Civil apreende 5 mil DVDs e CDs piratas em Ribeirão Preto
Veículos são incendiados por dois dias consecutivos em São Carlos
Trio rouba R$ 50 mil em jóias de residência em Araraquara
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Animais & Pet Classificados  
  Polícia Veículos Achados & Perdidos  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Previsão do Tempo  
  Trânsito Happy Hour Fale Conosco  
  Noticias Saúde Horoscopo  
  Esportes Sua Casa Nota de Falecimento  
  Cotidiano Região Lista Telefônica  
  Economia Tecnologia Mapa de Ruas  
  Entrevistas Religião [revista descalvado news]  
  Perfil Moda & Estilo Edição Comemorativa  
    Culinária [redes sociais]  
      Youtbube  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"