Início


20/05/2013
(17h33)

Incêndio atinge dois barracões de pneus em bairro residencial de São Carlos

Corpo de Bombeiros levou mais de duas horas para conter as chamas. MP questiona regularidade do local; Prefeitura diz que depósito está regular.

Um incêndio atingiu dois barracões usados como depósitos de pneus pela Prefeitura de São Carlos, na manhã desta segunda-feira (20), no Parque Delta. Os bombeiros levaram mais de duas horas para apagar o fogo e devel levar toda a tarde para fazer o rescaldo no local.  Ainda não se sabe o que causou o incêndio e a Prefeitura não soube informar quanto foi queimado.

O fogo começou por volta das 8h15. Os barracões são alugados pela Prefeitura há três anos e usados como depósito. Segundo o secretário municipal de Ciência Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável, José Galizia Tundisi, o local estava regularizado, mas um inquérito do Ministério Público questiona a afirmação (veja abaixo).


Um dos barracões foi totalmente queimado. Os pneus que restaram no segundo barracão serão retirados e enviados para outro local ainda não definido. “Nós estávamos buscando alternativas para dar uma destinação para esses pneus. Uma das possibilidades que estavam em negociação com a CPFL era destiná-los para geração de energia, mas ainda estava em fase de estudos”, afirmou Tundisi.

O incêndio ameaçou uma madeireira ao lado. Funcionários trabalharam na retirada das tábuas para evitar que elas fossem queimadas, mas o fogo não chegou a se espalhar.

Fumaça - Para conter o fogo, o Corpo de Bombeiros misturou à água um extrato de espuma, conhecido como LGE. “A água pura atinge a superfície, mas o pneu continua queimando. Com o LGE, ao mesmo tempo que molha a borracha, ela resfria”, explicou o tenente Rangel Gregório, do Corpo de Bombeiros.

A preocupação agora é com a fumaça que se alastrou pelo bairro residencial. “Os moradores devem evitar a área porque esta fumaça que sai dos pneus é tóxica e pode provocar tontura e desmaio”, orientou Gregório.


Inquérito
- No dia 8 de maio, o promotor de Justiça Sérgio Domingos de Oliveira instaurou um inquérito civil para apurar uma denúncia de descarte irregular de pneus usados e sem utilidade nos mesmos depósitos em São Carlos. O promotor deu prazo de 20 dias para a Prefeitura adotar medidas para a regularização do local, além de pedir informações para órgãos como Cetesb e a instauração de um inquérito civil pela delegacia seccional de polícia para a apuração de crimes ambientais.

Nota - A Prefeitura informou, por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa, que o proprietário do barracão faria algumas modificações no local para cumprir as regras estabelecidas pela Cetesb que, recentemente, vistoriou e notificou o estabelecimento. Em parceria com a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, a coordenadoria estava retirando os pneus do galpão.

Caso semelhante em Descalvado - No dia 8 de setembro de 2012, um caso muito parecido aconteceu no município de Descalvado. Por volta das 22h00, a Polícia Militar foi acionada por um motoboy que passava em frente ao antigo galpão da Tapelux e viu que o interior do prédio estava pegando fogo. O local foi adquirido pela Prefeitura Municipal no ano de 2009, e também servia de depósito de pneus velhos recolhidos pelas equipes da Prefeitura. Apesar dos indícios de que o fogo teria sido provocado de forma intencional e criminosa, até hoje nada mais foi apurado.

*Fonte: G1/São Carlos Araraquara / Fotos: Maurício Duch

Clique para imprimir esta notícia

Incêndio atinge dois barracões de pneus em bairro residencial de São Carlos
Dupla é presa furtando caixas eletrônicos de agência bancária no centro de Porto Ferreira
Polícia Militar de Porto Ferreira realiza flagrante de receptação e porte de droga
Mobilização da Campanha do Agasalho acontece neste domingo
PM abre concurso para 2.369 soldados em São Paulo
Acessa SP é contemplada com novos equipamentos e internet Wi-FI
Tentativa de homicídio deixa servente paraplégico
Descalvado perde para Gavião Peixoto, mas garante vaga na próxima fase com a repescagem
Padre Valdinei convida toda a população para a tradicional Festa do Divino
Encontro estadual visa capacitar conselhos na área da alimentação escolar
Mobilização da Prefeita de Pirassununga deve manter agência regional da CETESB naquele município
FIESP e CIESP inauguram nesta sexta-feira a nova escola do SESI em Descalvado
Indústrias da região seguem em alta
Polícia Civil de Porto Ferreira estoura laboratório de refino de drogas
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Animais & Pet Classificados  
  Polícia Veículos Achados & Perdidos  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Previsão do Tempo  
  Trânsito Happy Hour Fale Conosco  
  Noticias Saúde Horoscopo  
  Esportes Sua Casa Nota de Falecimento  
  Cotidiano Região Lista Telefônica  
  Economia Tecnologia Mapa de Ruas  
  Entrevistas Religião [revista descalvado news]  
  Perfil Moda & Estilo Edição Comemorativa  
    Culinária [redes sociais]  
      Youtbube  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"