Início


12/03/2013
(21h36)

Enxurrada, lama e entulho comprometem sistema de abastecimento da Represa Calmon

Secretário admite que cortes no fornecimento poderão
ocorrer até que a situação se normalize


Láercio: "É preciso que a população tome conhecimento do que está acontecendo e colabore" (Foto: Jaqueline Fonseca)

Transcorridas mais de 72 horas das fortes chuvas do último sábado, 09, ainda é possível contabilizar os prejuízos  em nossa cidade. Ruas alagadas, casas invadidas, automóveis empilhados, abertura de crateras em várias regiões, calçadas destruídas e, uma das situações mais preocupantes: comprometimento do sistema de abastecimento de água da Represa Calmon.

Isso porque durante a ocorrência da chuva, uma grande enxurrada composta por muita lama e entulho formou-se pela rua Carlos Pulici e mediante o seu volume e força, acabou atingindo  a Represa que atualmente mantém uma água imprópria para o consumo.


Em coletiva de imprensa nesta terça-feira, o Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), Láercio Simões, informou que o sistema de abastecimento está sendo mantido por uma segunda bomba da Represa Rosária, a qual tem capacidade de bombear até 360m³ por hora, porém, não é o suficiente e não suporta a demanda.

“Estamos fazendo o que é possível, desde que as águas da Calmon ficaram impróprias acionamos a segunda bomba da Rosária que tem uma capacidade maior e, até o momento, tem sido possível levar dentro da conformidade. Mas, houve a necessidade da interrupção no fornecimento por duas noites porque a demanda é maior do que a capacidade que hoje estamos trabalhando”, explicou o Secretário, citando ainda que ficaram sem água no domingo e segunda-feira, os moradores da parte central, Jardim Belém, parte de São Sebastião e Santa Cruz e região leste.

Numa situação normal, o abastecimento da rede de água é feito pelas duas represas (que respondem por 65% de todo o sistema), além dos poços instalados em algumas regiões como o do Jardim Belém, Morada do Sol e região norte (Alto da Boa Vista, Tamanduá). Atualmente, como já citado acima, o abastecimento está por conta da Represa Rosária que tem recebido um certo volume de água por exemplo, do Poço do Jardim Belém, do Morada do Sol, etc, para que não haja a sua saturação.
 
Fotos: Jaqueline Fonseca

Não há um prazo para que as condições da Represa Calmon voltem à sua normalidade. Embora a SEMARH venha promovendo diariamente testes com a sua água para verificar o nível de cor e a sua turbidez, será necessário aguardar toda a sua decantação. A Secretaria possui o sistema de filtragem, o que permitirá que grande parte da lama hoje misturada à água seja retida e não chegue até as residências, mas, o processo de limpeza total deverá demorar alguns dias.

E nesse sentido, o Secretário Laércio alerta a população para que, mediante esta situação singular, economize água, evitando destacadamente o seu desperdício, pois, apesar de não haver um cronograma de cortes no fornecimento, eles deverão acontecer pelos próximos dias.

“É preciso que a população tome conhecimento do que está acontecendo e, colabore. Que se conscientize e não desperdice água, isso para que não tenhamos que tomar medidas mais drásticas, como o corte contínuo no abastecimento”, destacou Laércio Simões.

O tamanho do estrago e prejuízos da chuva de sábado, são compatíveis ao seu volume. De acordo com a medição da SEMARH, somente na noite do dia 09 de março choveu o montante de 84,05 milímetros, nível superior a todas as ocorrências de chuva em 2013.

ACADEMIA AO AR LIVRE INTERDITADA

Outro espaço público que sofreu com as fortes chuvas de sábado foi a Praça do Lago “Celso Luis Antônio”, bem como a área anexa da Academia ao Ar Livre. Muita sujeira, lama e o entulho da enxurrada invadiram o espaço da prática de atividades físicas, além de duas erosões terem sido formadas próximas a aparelhos.

Fotos: Mário Zambelli

De acordo com o Secretário de Esportes, Lazer e Turismo, Adnan Jarina, num primeiro momento foi necessário interditar a Academia, visando não apenas a sua limpeza como também a segurança de seus freqüentadores.

A previsão, segundo Adnan, é que os serviços no local sejam iniciados na quarta-feira, 13, podendo a Academia ser liberada para o uso já na próxima segunda-feira, 18, isso se não houver novas ocorrências de chuvas, como as de sábado.

No local será necessária ainda a intervenção de máquinas e equipamentos da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento, Obras e Serviços Públicos, principalmente para se resolver a questão das erosões que se formaram próximas a dois aparelhos. Estes sim, ficarão isolados, sem condições de uso por parte dos freqüentadores.
 

Fotos: Mário Zambelli

Clique para imprimir esta notícia

Enxurrada, lama e entulho comprometem sistema de abastecimento da Represa Calmon
Moradores do loteamento Chácara Pantanal reclamam do esquecimento e do descaso das autoridades
Caixa comunitária dos Correios na Chácara Pantanal recebe melhorias
COMUCRA realiza curso de capacitação para Conselhos de Direitos
Tratorada reuniu mais de 100 participantes na Babilônia
Vendedor morre com três tiros após tentativa de assalto em São Carlos
HARLEM SHAKE: Novo meme da internet já conta com uma versão descalvadense
Violência doméstica: Quando o tapa de amor dói
Chuva forte causa diversos pontos de alagamento na cidade
Curso "Jovem Agricultor do Futuro" teve início no último dia 4
Proprietária da marca Royal Canin Mars investe R$ 140 mi em fábrica de ração no Paraná
Brasil Próximo: Assinado termo de cooperação internacional
Segundo o Ministério da Saúde, Descalvado e mais cinco cidades da região correm risco de epidemia de dengue
Vereadores rebatem críticas sobre morosidade e apontam falhas em projetos da Prefeitura
Máquinas caça-níqueis são apreendidas em São Carlos
Taxi roubado em Pirassununga é localizado na área central de Porto Ferreira
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Classificados  
  Política Animais & Pet Achados & Perdidos  
  Polícia Veículos Previsão do Tempo  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Fale Conosco  
  Trânsito Happy Hour Horoscopo  
  Noticias Saúde Nota de Falecimento  
  Esportes Sua Casa Lista Telefônica  
  Cotidiano Região Mapa de Ruas  
  Economia Tecnologia [revista descalvado news]  
  Entrevistas Religião Edição Comemorativa  
  Perfil Moda & Estilo [redes sociais]  
    Culinária Youtbube  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"