05/11//2013 (20h20)

Após final de semana traumático, sessão extraordinária é foco dos pronunciamentos na Câmara


Não tinha como ser diferente. A 4ª sessão extraordinária da Câmara Municipal, que teve início às 19h da sexta-feira (01) e término apenas às 17h do domingo (3), realmente foi um momento bastante tenso e traumático vivido na Casa da Democracia.

O motivo? A apreciação do projeto de lei nº 30/2013 de autoria do vereador Edevaldo Guilherme que proíbe a grande maioria de material de propaganda (com exceção de santinhos, impressos e carros de som) durante a campanha para a eleição suplementar, que acontece no município no próximo dia 01 de dezembro. O projeto ainda recebeu a emenda do vereador Dr. Rubens Algarte de Rezende, proibindo também as carreatas. Após muita polêmica, discussão, bate boca, manifestação de populares e a presença da Polícia Militar, o projeto acabou sendo aprovado com os votos contrários apenas dos vereadores Vick Francisco e Sebastião José Ricci. Os vereadores Guto Cavalcante, Pastor Adilson e Henrique do Nascimento, como partes interessadas, não votaram. A Presidente da Casa, Ana Paula Peripato Guerra, somente votaria caso houvesse empate, o que não foi o caso, mas se manifestou, considerando o projeto inconstitucional. Helton Venâncio esteve ausente.

Primeiro a se manifestar na noite da segunda-feira (4), Ricci destacou que ao aprovarem o referido projeto e, da maneira como as coisas aconteceram, que “sepultaram” a Constituição Federal, a Lei Orgânica e o Regimento Interno da Casa. “Cumprimento o colega parlamentar, que com toda a sua experiência, conseguiu atrair para si um grupo e teve o domínio da situação. O senhor dirigiu a sessão, foi o presidente. Parabéns! Há mais de 20 anos não se vota requerimentos nesta Casa, mas o meu foi votado! De toda forma estou tomando as providências e vou levar ao Ministério Público e tenho certeza que essa sessão não terá validade. Como eu já disse, sepultaram a Constituição, a Lei Orgânica e o Regimento, mas eles ressuscitarão”, disse o vereador.

Em seguida, se pronunciou o vereador Vick Francisco. Na sua opinião, foi vivenciado um final de semana de terror! “A Câmara de Descalvado é a única a conseguir modificar a Constituição Federal e eu vou contar para vocês como tudo aconteceu”.  O parlamentar relatou desde como foi a sua convocação, dizendo que no seu entendimento, quiseram deixá-lo de fora, porque sabiam que iria se posicionar contra o projeto, bem como os trâmites de toda a sessão, questionando alguns posicionamentos por parte da Presidente da Casa, Ana Paula Peripato Guerra. “Quanto aos requerimentos feitos por mim e pelo Ricci, a presidente tinha o poder de decidir, mas colocou em votação em plenário, para que os próprios interessados decidissem.Depois segurou o projeto de lei, que eu precisei chamar a polícia para reavê-lo. Dali a pouco o projeto apareceu.  Eu to dizendo tudo isso, para que a população se atente: se isso acontece na Casa da Democracia, imagina o que pode acontecer na Prefeitura?”, disse.

Ele seguiu com seu pronunciamento, dizendo que se é igualdade que todos querem, que então os vereadores que hoje são candidatos à eleição complementar, que se afastem dos seus mandatos, oxigenando a Câmara e dando oportunidade aos suplentes. “Porque entendo que os senhores estão ganhando R$ 3.000,00, para fazer campanha aqui. Se é para falar de igualdade, então se afastem, vão trabalhar em suas campanhas e neste período não se fala de política por aqui. Porque na minha opinião, estão gastando o dinheiro público para fazer campanha aqui nesta Casa, o que no mínimo é imoral”, bradou Vick Francisco.

A Presidente Ana Paula falou logo depois, inicialmente explicando como acontecem as convocações que segundo ela são por escrito, por e-mail e por telefone. “Sabe qual é a complicação de convocar o senhor Vereador Vick? É que o senhor trabalha em Ribeirão e fica difícil entregar-lhe a convocação por escrito. Mas o senhor esteve presente na Sessão Extraordinária, então para mim ficou bem claro que convocado o senhor estava.Quanto ao parecer no projeto que o senhor teria que ter dado, o projeto ficou em suas mãos por três dias, o senhor teve até o domingo, às 15h e não deu. Eu segui o Regimento Interno. Quero lhe agradecer também por anunciar aqui nesta Tribuna que eu sou candidata, porque até agora eu não fiz isso, mas o senhor acabou de fazer. Houve o interesse de todos aqui representando os seus partidos políticos, inclusive do senhor. Mas em nenhum momento eu convoquei o meu partido para vir aqui  fazer pressão e não é assim que iremos fazer. Desde a sexta-feira eu me pronunciei com relação a esse projeto, dizendo que ele é inconstitucional, então eu peço que me respeitem. E quanto ao requerimento da Comissão de Meio Ambiente, a Procuradora Jurídica da Casa não indicou a necessidade do seu parecer”, disse Paula.

Dr. Rubens Algarte de Rezende também usou de seu tempo para falar a respeito da sessão extraordinária e mais especificadamente do seu projeto. O parlamentar disse que foi procurado por pessoas e eleitores seus, interessados em saber o que de fato aconteceu, já que toda a polêmica e repercussão, só denigrem a imagem da Câmara.

“Eu, assim como todos aqui nesta Casa, fui eleito por uma parcela da população, a quem eu represento. E nesse sentido, os meus eleitores querem e buscam um posicionamento meu. E sinceramente, não recebi nenhuma crítica com relação ao projeto aprovado nesta Casa. Ao contrário, esse é o desejo da população. E ainda me questionaram se não tiraram também os carros de som? Então se for ver, tem que fazer um outro projeto, tirando também os carros de som. A maioria aqui aprovou o projeto e isso é a democracia. E ela precisa ser respeitada. Assim como eu votei com o senhor no seu projeto, para proibir a criação de cargos no governo interino, e que também parecia ser inconstitucional. Votei com o senhor e não me arrependo. Então é preciso que haja democracia e que ela seja respeitada”, finalizou Dr. Rubens.

Guto Cavalcante, por sua vez, também respondeu à fala do Vereador Vick, mas iniciou o seu pronunciamento, dizendo que o perdão na política é de uma beleza impar, que se perdoa muito mais na política, do que na igreja. “O perdão é o esquecimento completo e absoluto das ofensas, vem do coração, é sincero, generoso e não fere o amor próprio do ofensor. O senhor Vereador Vick, passa o dia todo em Ribeirão Preto e não sabe dos atendimentos diários que são feitos aqui. Eu não me afastarei! Fui eleito para trabalhar pela população e é isso que eu tenho feito desde o primeiro dia. Eu estou aqui para trabalhar, para atender aos anseios da população, fui eleito para isso. Mas é impressionante o perdão na política, todos sabem do que estou falando”, frisou o jovem vereador.

O vereador Pastor Adilson também discordou do pronunciamento de seu colega, Vick Francisco, dizendo que ao contrário do que havia afirmado com relação à questão do meio ambiente (requerimento da Comissão de Meio Ambiente que não foi apreciado pela Casa, na votação do projeto), que ele já havia formalizado várias iniciativas e mostrou em plenário, o laudo da Usina Santa Rita, a respeito do acidente ocorrido no rio Mogi Guaçu, onde morreram milhares de peixes.

“Eu estou cansado de ver aqui interesses políticos em detrimento de interesses da população. Eu não defendo bandeira partidária, eu defendo os interesses da população”, disse Pastor Adilson, entre outras argumentações.

Por fim, o vereador autor do projeto, Edevaldo Guilherme também se manifestou: “Agradeço aos Vereadores que aprovaram e deram o voto de confiança ao projeto. O ‘jus esperniandi’ é um direito de todos e essa é a beleza da democracia. O debate tem que haver, até porque aqui se tem ideias diferentes. Mas o resultado ele deve ser respeitado. Eu também parabenizo ao vereador Ricci e ao vereador Vick, que também souberam representar os seus interesses e o seu partido. Eu, por muitas vezes, ao apresentar projetos, já fui muito criticado, já passei por poucas e boas e fui derrotado. Mas, no exercício pleno da democracia, respeitei o resultado”, destacou Edevaldo.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Após final de semana traumático, sessão extraordinária é foco dos pronunciamentos na Câmara
Kombi da Prefeitura de São Carlos é abandonada na SP-215 após se envolver em acidente
Palio capota na SP-215 e motorista sai ileso
Descalvado é finalista em premiação do Programa Educacional da ABAG/RP
Polícia Militar age rápido e captura assaltante de supermercado
Carne de frango têm desvalorização de até 14% em outubro
Grave acidente mata duas pessoas e fere três na SP-318 em São Carlos
Rotary Club de Descalvado premia as empresas e profissionais em destaque de 2013
Alunos da unidade do Sesi de Descalvado participarão de torneio de robótica em Jaú
Aumenta a procura por reposição de correções do FGTS nos escritórios de advocacia
Engavetamento envolve 4 veículos na SP-215
Cemitério Municipal deve receber 8 mil pessoas no Dia de Finados
Piracema começa nesta sexta e segue até o fim de fevereiro
Fusca é atingido por trem depois de falhar em passagem de nível
Viagem Literária encanta alunos através da arte de contar histórias
Descalvadense apaixonado por música pesada lança programa na web
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Animais & Pet Classificados  
  Polícia Veículos  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Fale Conosco  
  Trânsito Happy Hour Horoscopo  
  Noticias Saúde Nota de Falecimento  
  Esportes Sua Casa Lista Telefônica  
  Cotidiano Região Mapa de Ruas  
  Economia Tecnologia [revista descalvado news]  
  Entrevistas Religião Edições On-Line  
  Perfil Moda & Estilo [redes sociais]  
    Culinária Youtube (Canal 1)  
      Youtube (Canal 2)  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"