01/11//2013 (17h05)

Cemitério Municipal deve receber 8 mil pessoas no Dia de Finados

Movimento de pessoas foi grande já nesta sexta-feira. Comércio de flores e serviços de limpeza de túmulos foram os mais procurados durante a semana

Desde o início da semana, centenas de pessoas já passaram pelo Cemitério Municipal para limpar os túmulos e decorá-los com flores e arranjos. A estimativa é de que cerca de 8 mil visitantes passem pelo local durante todo o sábado (2), Dia de Finados.

O movimento foi grande nesta véspera de feriado, onde muita gente aproveitou para deixar tudo pronto para as visitas de amanhã, relembrando e prestando suas homenagens aos amigos e parentes falecidos.

O Cemitério Municipal de Descalvado deverá abrir as 7h00 da manhã, permanecendo aberto o dia todo até as 17h00.


Segundo os funcionários do local, os horários de maior movimento deverão ser entre as 8h00 e 11h30, e das 14h30 às 16h30. Ainda segundo os funcionários da Prefeitura, durante a semana foram realizadas a limpeza do local, a poda de grama e de algumas árvores, serviços de pinturas de guias das quadras e outros pequenos reparos necessários.
 
RENDA EXTRA - Quem também teve bastante trabalho durante a semana foram os comerciantes de flores e as pessoas que trabalham na limpeza de túmulos.

Durante toda a sexta-feira o movimento foi intenso nas floriculturas e supermercados da cidade. Familiares que devem visitar seus entes no cemitério mais uma vez devem manter a tradição de levar flores aos túmulos. Segundo o gerente de um supermercado local, em média são vendidos cerca de 60 a 70 vazos e arranjos durante uma semana normal. Já na semana que precede o feriado de Finados, as vendas chegam a ultrapassar 1000 unidades vendidas.

 
Quem também comemora o feriado de Finados são aqueles que trabalham na limpeza e na manutenção dos túmulos. De acordo com Aparecida Rosa Barbosa, que ha 5 trabalha com a limpeza de túmulos, esta é a melhor época do ano. Dª Aparecida conta que antes de trabalhar no Cemitério Municipal, ela trabalhava na roça e tinha uma vida muito difícil. Hoje, aos 58 anos de idade, ela diz que tem vários clientes que a contratam para manter os túmulos dos familiares sempre limpos e durante o ano todo, recebendo mensalmente por isso. Mas segundo ela, é na semana de Finados que a procura aumenta e dá pra ganhar bem mais pela limpeza dos túmulos. "A gente cobra pelo tamanho do túmulo e os preços podem variar de R$ 10 até R$ 50 reais pelo serviço." contou Dª Aparecida.

Perguntada sobre a quantidade de túmulos que ela iria limpar só nesta sexta-feira, Dª Aparecida disse: "Ih meu filho, hoje é um dia puxado! Deve dar mais ou menos uns 12 ou 13 [túmulos]" conclui a trabalhadora.

 
RESPEITO E TRADIÇÃO - Mas ainda há aqueles que preferem manter a tradição e cuidar pessoalmente dos túmulos dos amigos e dos parentes falecidos. É o caso do professor aposentado Delyr Mariano Cardoso de Moraes, de 64 anos. Caprichando nos arranjos no túmulo de uma amiga, na qual ele faz questão de dizer se tratar de uma irmã, o professor contou ao DESCALVADO NEWS que ao todo, ele se dedica na preservação e na limpeza de 4 túmulos, e que esta é a única maneira das pessoas expressarem o seu verdadeiro respeito e amor àqueles que partiram. "Além das flores, também faço as minhas orações, mantendo vivos em minha memória todos aqueles que já pertenceram e conviveram conosco!"

Delyr conta que há 40 anos se dedica na tarefa de cuidar de túmulos, e que a cada quinze dias visita o cemitério, sempre as segundas-feiras. "Finados é a celebração de todos aqueles que já morreram, mas que também precisam ser lembrados e homenageados durante todo o ano!" disse ele.

Perguntado se em sua opinião a tradição de enfeitar os túmulos e mantê-los sempre limpos e bonitos poderá um dia acabar, Delyr respondeu: "A sociedade atual não dá mais valor à família! Hoje vemos poucas famílias unidas, sentando-se juntas durante o café da manhã, o almoço ou o jantar. O que segura a família unida é o diálogo. Se tudo isso está acabando, inclusive o respeito aos mais velhos, a lembrança e o respeito aos que já partiram também segue no mesmo caminho. Vivemos em uma época que sinceramente eu não gosto. Onde foi parar o amor das pessoas?" conclui o professor.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Cemitério Municipal deve receber 8 mil pessoas no Dia de Finados
Piracema começa nesta sexta e segue até o fim de fevereiro
Fusca é atingido por trem depois de falhar em passagem de nível
Viagem Literária encanta alunos através da arte de contar histórias
Descalvadense apaixonado por música pesada lança programa na web
Descalvadenses participam de V Encontro Estadual de Produtores de Leite
Moto furtada em Descalvado é encontrada abandonada em Porto Ferreira
TRE adia julgamento de Lú Spilla para novembro
Descalvadense é finalista do projeto ‘EPTV na Escola’
Eleição Suplementar e problemas urbanos centralizam discursos na Câmara
SPF entra para o Guinness depois de apresentar o maior saco de ração para pets do mundo
Ladrão é pego com a 'boca no botija' durante furto à residência
Pintor tem a mão perfurada pela lança de um portão em São Carlos
Aposentado de Porto Ferreira é preso em Pirassununga por estuprar menino de 14 anos
Poste da Rua Mário Joaquim Filla ameaça cair a qualquer momento
Homem é atropelado e tem morte instantânea na SP-215
Vendaval atinge cidades da região causando pânico e diversos danos
Jovem de 19 anos perde a vida em colisão envolvendo motocicleta e automóvel próximo ao CERD
Petphotographer Helmi Flick vêm ao Brasil pela primeira vez a convite de uma descalvadense
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Animais & Pet Classificados  
  Polícia Veículos  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Fale Conosco  
  Trânsito Happy Hour Horoscopo  
  Noticias Saúde Nota de Falecimento  
  Esportes Sua Casa Lista Telefônica  
  Cotidiano Região Mapa de Ruas  
  Economia Tecnologia [revista descalvado news]  
  Entrevistas Religião Edições On-Line  
  Perfil Moda & Estilo [redes sociais]  
    Culinária Youtube (Canal 1)  
      Youtube (Canal 2)  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"