09/04/2014 (08h30) - Atualizado às 13h08

Prefeitura Municipal decreta desapropriação de todo o complexo da antiga Vigor em Descalvado

Declarado de interesse e necessidade publica, local irá abrigar as novas dependências do Serviço Municipal de Alimentação escolar (SMAE) e a sua logística de distribuição, a frota municipal de ônibus escolares, e ainda garantir a captação de forma definitiva das águas do Córrego da Onça, afastando risco de racionamento de água no município.

A Prefeitura Municipal de Descalvado publicou nesta terça-feira (8) o Decreto N.º 4.102, de 27 de Março de 20104, que declara de utilidade, interesse e necessidade pública para fins de desapropriação (amigável ou judicial) as três áreas de terras que formam o complexo da antiga Vigor em Descalvado. A área está em completo abandono há mais de 15 anos, e tem sido alvo de reclamações dos munícipes há bastante tempo, principalmente por parte daqueles que residem próximos ao local.

O local também têm sido alvo constante de preocupação por parte dos  vereadores. Em março de 2013, o vereador Vick Francisco (PPS) havia feito indicação solicitando que a

Prefeitura Municipal tomasse as devidas providências para que o proprietário efetuasse a limpeza completa do local, o que não foi feito. Já em março deste ano, o vereador Guto Cavalcante (PTB) indicou ao chefe do executivo que declarasse o local de interesse público e sua posterior desapropriação, o que agora foi concretizado.

Com o Decreto de desapropriação, a área será destinada a abrigar as dependências do Serviço Municipal de Alimentação Escolar (merenda escolar, padaria, cozinha piloto e vaca mecânica), além de toda a sua logística de distribuição, também servirá para abrigar a frota municipal de ônibus escolares de alunos e projetos da educação. Além disso, outras secretarias municipais poderão ser beneficiadas com a desapropriação daquela área, tais como a saúde, a agricultura e a do meio ambiente e recursos hídricos, que já tem planos definidos para a captação de forma definitiva das águas do Córrego da Onça e sua respectiva transposição até as Represas Calmon e Rosário, afastando a possibilidade de racionamento de água em Descalvado pelo próximos anos.

Uma comitiva formada por diversos servidores da Prefeitura Municipal, composta por membros de vários setores como vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, obras, promoção social, educação, meio ambiente, finanças e administração visitou o local ainda na tarde desta terça-feira. A vistoria servirá para que todos os setores envolvidos na desapropriação possam elaborar relatórios detalhados sobre a atual situação em que se encontra o local e todas as suas dependências, incluindo prédios, barracões e casas.

Ao todo, são mais de 16 mil m² que se encontram em total estado de abandono, servindo inclusive de abrigo para moradores de rua e sem qualquer condições de higiene e segurança. O acumulo de sujeira e o mato também contribuem para a proliferação de animais peçonhentos, além de formar locais ideais para criadouros de larvas do mosquito Aedes Aegypt, que é o transmissor da dengue.

De acordo com o aposentado Raimundo Ferdinando, de 65 anos, morador há 30 anos da Rua Diamantino Lopes e vizinho da área onde se localiza o complexo da Vigor, a desapropriação do local por parte da administração municipal deve colocar um fim no medo e nas preocupações que ele e sua família vêm sofrendo ao longo desses mais de mais de 15 anos. "Aí tem cobra, tem de tudo aqui! Além disso, vemos muita gente até mesmo de fora da cidade que usam o lugar para consumir bebidas e drogas, o que nos causa muito medo" disse o aposentado.

Ainda segundo Raimundo, com a notícia de que a administração municipal enfim deverá resolver esse problema que aflige os moradores da região há tempos, decretando o local como sendo de utilidade pública e levando para lá as novas instalações do Serviço Municipal de Alimentação Escolar, ele disse que assim como ele, toda a população descalvadense vai receber a notícia de forma bem-vinda. "Eu acho isso muito bom né, tava precisando resolver essa

situação, trazendo mais segurança, mais limpeza e tranquilidade para todos nós. Eu tenho certeza de que o Henrique fez coisa certa aqui!" concluiu Raimundo Ferdinando.

Com a publicação do Decreto, que declara urgente a desapropriação para efeito de imissão provisória por parte do Município, caberá agora à Procuradoria Geral do Município dar continuidade ao processo, solicitando liminarmente na justiça a posse da área para então liberar o local para que se dê início às benfeitorias que o complexo necessita, tais como a limpeza completa e a recuperação de tudo aquilo que está degradado, além é claro de permitir que as reformas e construções necessárias para a implantação do Serviço de Alimentação Escolar no local possam começar de fato.

Outra ação que já deverá ser colocada em prática rapidamente será a recuperação da área onde foi construída a primeira piscina de Descalvado - a piscina Diamantino, que foi construída na década de 1930 e que agora deverá ser utilizada na captação das águas do Córrego da Onça para a transposição para as duas represas de abastecimento do município. “Nesse local existe uma estrutura praticamente pronta para uma represa. Basta executar ações de desassoreamento, do córrego da Onça e quem sabe implantarmos um novo sistema de captação de água para abastecer a represa Calmon que integra o nosso principal sistema de abastecimento de água da cidade. Poderemos, por exemplo, recuperar o curso do córrego até sua nascente com ações de implantação de galerias, correção de emissários, claro, preservando o seu curso natural”, disse Valdecir Marcolino, Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Para o prefeito Henrique Fernando do Nascimento, a desapropriação da antiga Vigor trata-se de uma ação arrojada, a qual trará benefícios extraordinários diretamente à população. “Nossos alunos terão ganhos significativos, a população da região em destaque, também sentirá os reflexos positivos, mais segurança, embelezamento do local, vejo com extrema confiança o andamento do projeto. Quero destacar a participação das Secretarias Municipais, em especial a da Educação que demonstrou total apoio ao contexto” disse o prefeito Henrique.
 

   

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Prefeitura Municipal decreta desapropriação de todo o complexo da antiga Vigor em Descalvado
Contas de energia da CPFL sofrem reajuste de 17,23%
Vacinação contra gripe terá Dia Nacional de Mobilização
Primeira dama de Leme é feita refém em assalto à sua residência
Prefeito de São Carlos quer implantação Serviço de Verificação de Óbito no município
Preço do etanol sobe em 16 estados na semana, revela ANP
Tremores de terra deixam cidades de MG sem energia
Sobrinho mata a tia-avó de 93 anos enforcada em Porto Ferreira
Bombeiros levam 3 horas para conter fogo de torre de celular em São Carlos
Jovem descalvadense conta como superou problemas como bullyng e a perda precoce dos pais; se amando ela deu a volta por cima e hoje é modelo plussize
R$ 150 mil para aquisição de raio-x podem ter sido desviados
IDESP aponta diferenças entre escolas estaduais do município
CPI: Relatório final é encaminhado ao Ministério Público
Descalvado tem nomeado o seu primeiro Secretário de Estado
Pela 2ª vez, tamanduá-bandeira em extinção 'visita' moradores de Leme
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Políticando Região Classificados  
  Polícia Tecnologia Achados & Perdidos  
  Educação Religião Fale Conosco  
  Trânsito Moda & Estilo Horoscopo  
  Noticias Culinária Nota de Falecimento  
  Esportes   Lista Telefônica  
  Cotidiano [fotos] Mapa de Ruas  
  Economia Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Entrevistas      
  Perfil [especiais] [revista descalvado news]  
  Empresarial Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Seus Direitos Descalvado 180 Anos    
  Animais & Pet Eleição Suplementar 2013 [redes sociais]  
  Veículos Ricci na Roça Youtube (Canal 1)  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Carnaval 2014 Youtube (Canal 2)  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"