01/02/2014 (09h25)

Aprec debate os novos rumos para a Saúde na região

Associação dos Prefeitos da Região Central do estado de São Paulo debateu em Araraquara a nova reestruturação das Santas Casas de São Carlos e Araraquara para os procedimento do SUS.

A primeira reunião da Aprec (Associação dos Prefeitos da Região Central do Estado de São Paulo) de 2014 debateu, na tarde da última quinta-feira (30), em Araraquara, a nova reestruturação das Santas Casas de Araraquara e São Carlos para os procedimentos SUS – Sistema Único de Saúde, implementadas pelo Governo do Estado.

Realizada no Centro Internacional de Convenção ‘Dr. Nelson Barbieri’, com a participação de 15 prefeitos e três representantes de prefeituras, além

de diversos agentes de saúde pública, a reunião contou com a palestra do secretário-adjunto da Secretaria Estadual da Saúde, Wilson Modesto Pollara, que explicou os detalhes das mudanças feitas pelo Estado.

De acordo com Pollara, a meta é ampliar o suporte financeiro disponibilizado para as Santas Casas em todo o Estado paulista, visando disciplinar a utilização dos leitos de acordo com a necessidade e realidade de cada município em âmbito regional.

Para implantar a reestruturação, o governador Geraldo Alckmin está liberando R$ 500 milhões aos hospitais prestadores de serviços SUS, dos quais R$ 14 milhões para a Santa Casa de Araraquara, que passará a ter 25 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). 

“É preciso criar redes de atendimento entre os municípios”, disse o secretário-adjunto, ao explicar o funcionamento do sistema: as Santas Casas de Araraquara e São Carlos realizarão os procedimentos de alta complexidade (problemas mais graves de saúde, que exigem tratamento em UTIs), cabendo às Santas Casas de apoio, no caso dos municípios menores, os procedimentos de baixa complexidade. 

Na prática, ainda segundo Wilson Pollara, os municípios farão a permuta de leitos hospitalares, de acordo com a complexidade médica. Por exemplo, se Américo Brasiliense necessitar de um leito de UTI da Santa Casa de Araraquara, faz a permuta com um leito de baixa complexidade de seu hospital. Para cada procedimento de alta complexidade, o Estado paga 70% a mais, além da tabela SUS, e para casos de baixa complexidade, o pagamento é de mais 40%.

NOVA LUZ - Anfitrião do encontro da Aprec, o prefeito Marcelo Barbieri, presidente da Associação, elogiou a ação do governador Geraldo Alckmin. “Com esta reestruturação, o Estado nos deu uma luz e um novo rumo para as políticas públicas de saúde nos municípios”, disse Marcelo. 

O deputado estadual Roberto Massafera também destacou a reestruturação proposta pelo governador Alckmin como “uma grande intervenção do Estado pelas melhorias na saúde pública”.

Participaram da reunião as prefeituras de São Carlos, Matão, Ibitinga, Itápolis, Porto Ferreira, Descalvado, Américo Brasiliense, Santa Lúcia, Rincão, Nova Europa, Gavião Peixoto, Boa Esperança do Sul, Cândido Rodrigues e Dobrada, além de representantes de Dourado, Ibaté e Trabiju.

Também participaram a diretora da DRS III (órgão estadual de Saúde), Maria Teresa Eid da Silva, o secretário da Saúde de Araraquara Wilson Aravechia, e os vereadores Edna Martins, Rodrigo Buchechinha e Elias Chediek, entre outros representes de governo.

*Fonte: Folhacidade
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Aprec debate os novos rumos para a Saúde na região
Carro capota para evitar colisão devido à ultrapassagem irregular na SP-215
Colisão frontal deixa uma pessoa morta na SP-215 em Santa Cruz das Palmeiras
Carnaval de rua em Descalvado começa a ser planejado pela Prefeitura Municipal
Pedófilo investigado pela DIG teria violentado 14 vítimas em São Carlos
Henrique fecha seu secretariado com a nomeação de Marcelo de Oliveira no Obras
'Pá carregadeira' da Prefeitura é furtada em área rural do município
Realidade do Nosso Clube é de completo abandono, vandalismo e deterioração
Precariedade e falta de manutenção impedem a produção de alimentos no prédio do SMAE
Bandidos fogem após motorista jogar caminhão em barranco na SP-215
Menor que participou de latrocínio que vitimou ‘Chico Pestiglio’ diz que mudou e está recuperado
Novos equipamentos alavancam Projeto de Inclusão Digital da APAE de Descalvado
Rapaz de 25 anos morre afogado em lagoa em Porto Ferreira
Sebrae-SP tem programação especial para Descalvado em fevereiro
Com a marca do 'Bin Laden', Polícia Militar apreende 15 pinos de cocaína escondidos em calçada da Rua Cel. Antônio Alves Aranha
Taxista de 75 anos morre após colidir com caminhão em Pirassununga
Henrique participa do lançamento do 'Guia de Orientação Local' para a Copa do Mundo em São Carlos
 
         
  [editoriais] Animais & Pet [serviços]  
  Espaço Internauta Veículos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Classificados  
  Polícia Happy Hour Achados & Perdidos  
  Educação Saúde Fale Conosco  
  Trânsito Sua Casa Horoscopo  
  Noticias Região Nota de Falecimento  
  Esportes Tecnologia Lista Telefônica  
  Cotidiano Religião Mapa de Ruas  
  Economia Moda & Estilo [revista descalvado news]  
  Entrevistas Culinária Edições On-Line  
  Perfil [especiais] [redes sociais]  
  Empresarial Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
  Seus Direitos Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Ricci na Roça Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"