13/02/2014 (13h45)

Quatro cidades da região já enfrentam racionamento de água


Em Descalvado, a transposição das águas do Córrego da Onça têm se demonstrado eficiente para a manutenção dos níveis das represas de abastecimento, mas Secretaria de Recursos Hídricos alerta para que a população faça o uso
consciente e saiba economizar

A estiagem fora de época fez com que as Prefeituras de Casa Branca, Santa Rita do Passa Quatro, Tambaú e Aguaí (SP) adotassem o racionamento de água por período indeterminado. Na região, os níveis dos reservatórios estão muito abaixo do necessário para suprir as necessidades dos moradores.

Os seis reservatórios que abastecem Casa Branca foram fechados. “A grande estiagem fez com que o nível dos reservatórios entrasse em um nível muito baixo”, informou o diretor de divisão de água de Casa Branca, José Cláudio Venturini. A represa onde a captação é feita está dois metros abaixo do normal e a vazão que deveria ser de 300 mil litros por hora só está a 40 mil litros.


A preocupação é que um reservatório não fique vazio, porque é dele que um caminhão-pipa retira a água para abastecer um hospital da cidade, postos de saúde e escolas. “Em média são cinco viagens por dia, em uma eventualidade estamos mantendo o máximo possível de água aqui”, comentou Venturini.

O Departamento Municipal de Água e Esgoto de Casa Branca informou que a interrupção na cidade pode durar de uma hora e meia a três horas, tempo necessário para que o reservatório da cidade fique cheio.

A medida em Casa Branca pode ser tomada mais de uma vez ao dia. Segundo o departamento, o fornecimento voltará ao normal sem aviso prévio assim que os mananciais forem recuperados.

SANTA RITA - Já o Departamento Municipal de Obras e Infraestrutura da Prefeitura de Santa Rita do Passa Quatro informou que está adotando a medida de paralisação na distribuição em alguns momentos do dia, para recuperação do reservatório.

A medida, chamada de "stop and go", não tem tempo determinado e nem período específico para ser tomada, pois depende do consumo. A distribuição só é interrompida, quando o reservatório chega a níveis muito baixos, colocando do sistema em risco.

AGUAÍ - Em Aguaí (SP), o racionamento começou no dia 7 de fevereiro porque a represa da cidade não suportou a seca. A água no reservatório está inferior ao que se gasta na cidade. Em alguns bairros a interrupção do fornecimento da água ocorre das 13h às 18h. As Prefeituras alertam e pedem que a população se conscientize para economia no consumo de água.

TAMBAÚ - Em Tambaú o racionamento começou na segunda feira (10) e segue das 7h às 19h, em bairros alternados. A interrupção deve continuar até que a chuva reabasteça o sistema, segundo o departamento de água da cidade.

DESCALVADO - De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, a SEMARH, ainda não há está prevista a adoção do racionamento de água para o município de Descalvado. Com a medida emergencial tomada no mês passado pela secretaria, que através de uma ajuda recebida da Usina Ipiranga que emprestou bombas e encanamentos para a transposição das águas do Córrego da Onça, desde as proximidade do bairro Jardim Paola até a Represa Calmon, foi possível reverter o estado crítico em que se encontravam as duas principais bacias de abastecimento de água da cidade.

De acordo com a Secretária, não se pode afirmar que o risco de racionamento está definitivamente afastado, já que as chuvas ainda estão sendo aguardadas. Porém, ressaltou o órgão municipal, se a população descalvadense colaborar fazendo um uso consciente e racional da água, economizando de forma a reduzir o consumo desnecessário, a situação poderá manter-se sob controle.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Quatro cidades da região já enfrentam racionamento de água
Descalvado é a 366ª melhor cidade do país, de acordo com IDH
Com algumas exceções, Vereadores focam pedidos ao prefeito municipal
Carnaval do CERD com Leci Brandão e Black Tie pretende repetir o sucesso do ano passado
Derrame de notas falsas têm causado prejuízos ao comércio de Descalvado
Empréstimos do Banco do Povo Paulista crescem 60% na região
Paulistas que forem para Pernambuco e Ceará devem tomar vacina contra sarampo
SEBRAE promove palestras gratuitas em parceria com PAE e ACID
Diretoria Regional de Ensino abre cadastro emergencial de professores
Horário de Verão termina neste final de semana
Prefeitura de São Pedro filma e dá multa a morador que for flagrado ao desperdiçar água
'Me deu um branco', relata jovem que foi atropelado por trem em São Carlos
Sessão da Câmara  de hoje tem pauta carregada
Produtores de laranja de Descalvado e região são prejudicados pelo tempo seco e altas temperaturas
Bombeiros levam 6 horas para conter fogo em pátio de descarte de entulho
Concursos da Educação oferecem 400 vagas para diretorias de ensino
Greve dos Correios chega  à região com paralisação de entregas
'Quiosque da Virgínia' pega fogo na noite de domingo
Nova área de transbordo e aterro sanitário estão sendo previstos pela Prefeitura Municipal
Acidente na Maestro Francisco Todescan tira a vida de motociclista de 27 anos
Pedágios repassam mais de R$ 16 milhões aos municípios da região
 
         
  [editoriais] Animais & Pet [serviços]  
  Espaço Internauta Veículos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Classificados  
  Polícia Happy Hour Achados & Perdidos  
  Educação Saúde Fale Conosco  
  Trânsito Sua Casa Horoscopo  
  Noticias Região Nota de Falecimento  
  Esportes Tecnologia Lista Telefônica  
  Cotidiano Religião Mapa de Ruas  
  Economia Moda & Estilo [revista descalvado news]  
  Entrevistas Culinária Edições On-Line  
  Perfil [especiais] [redes sociais]  
  Empresarial Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
  Seus Direitos Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Ricci na Roça Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"