21/02/2014 (07h28)

Demora do atendimento regionalizado do 190 causa transtornos a moradores da região

Moradores de Araraquara reclamam do serviço de atendimento pelo 190 da Polícia Militar. Segundo eles, a transferência da central para Ribeirão Preto gera confusão com os endereços das ocorrências e atrasos na chegada das viaturas. Em nota, a Polícia Militar informou que os atendentes seguem um padrão de trabalho e buscam informações para que os policiais sejam direcionados para o local da ocorrência de forma rápida e segura.

Foi em busca de um atendimento preventivo que a jornalista Fernanda Miranda ligou para o 190 quando percebeu a presença de dois homens suspeitos em uma rua de Araraquara. Mas a dificuldade na ligação começou na hora de explicar o endereço. “Eu estava na frente da Câmara Municipal

de Araraquara, um ponto de referência da cidade, e ele queria que eu desse correto, rua e número, mas qualquer policial da cidade precisa saber onde é a Câmara, porque se não souber o problema é maior”, afirmou.

Depois de passar os dados para o atendente, ela recebeu uma ligação de outro policial, de Araraquara, querendo confirmar as informações e ter mais detalhes.

“Ele ligou para confirmar as características físicas dos dois suspeitos. Eu tentei passar isso para o policial que me atendeu em Ribeirão Preto, mas ele me disse ‘eu te pergunto e você responde’ e no fim eram dois homens, um branco um negro, de camiseta branca e calça jeans”, relatou. Para a jornalista, essas informações não seriam suficientes. “No Centro da cidade deviam ter milhares com essas características, e eu tinha mais informações para dar”, contou.

Central de atendimento - Até o ano passado, as ligações feitas da região para o 190 eram atendidas por uma central em Araraquara. Em julho de 2013, passaram para Ribeirão Preto, a 90 quilômetros. O centro de operações atende 7,3 mil ligações por dia, de 36 cidades. Deste total, 14 são da região, entre elas, além de Araraquara, estão São Carlos, Porto Ferreira, Descalvado, Dourado, Américo Brasiliense e Ibaté. O atendente cadastra a informação e direciona os dados de volta para a cidade da ocorrência e só depois disso, as viaturas são acionadas.

Uma comerciante que não quis se identificar é uma das pessoas que já precisaram ligar para o 190 e reclama do serviço. O entregador de lanches que trabalha para ela tinha acabado de ser assaltado em uma rua do Parque São Paulo e ela tentou ligar sete vezes. “Ligamos e não atenderam, o serviço estando em outra cidade dificulta porque não é eficiente”, comentou.

*Com informações do G1/São Carlos
 

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