03/05/2014 (08h38)

Comitiva Zé Mineiro desfila a paixão pelas cavalgadas por nossa região

Por Jaqueline Fonseca

Uma paixão, um esporte, uma tradição? A cavalgada é tudo isso e mais um pouco, é a relação perfeita entre o homem e os cavalos, a cumplicidade com a natureza e a alegria de se estar com quem se gosta. E assim pode ser definida a Comitiva Zé Mineiro, formada por descalvadenses apaixonados pela simplicidade e pelo entrosamento entre os seres.

Mas, quem é ou quem foi Zé Mineiro? Trata-se do finado José de Paula Lico, um amante das coisas rurais e que de legado deixou o gosto pelas coisas simples a seus familiares. E seguindo os seus passos, a Comitiva Zé Mineiro é formada por um grupo de amigos

apaixonados por cavalos e muares,que se organizam e participam de cavalgadas na região. “Um amor que nos torna uma família”, diz a filha de Zé Mineiro, Mônica Lico.
 
Atualmente a Comitiva agrupa outras duas formações,  a “Comitiva GB “ e a Comitiva Nossa Senhora das Graças, totalizando aproximadamente 20 integrantes. Faz parte da nossa comitiva como citado acima,  muares e equinos.

E o objetivo da comitiva? “O entrosamento entre o homem e a montaria, a alegria de estar com quem gostamos e fazer o que nos faz bem”, simples assim, segundo Mônica.

Pelas redes sociais tem sido possível acompanhar que a Comitiva descalvadense tem se feito presente em diversos eventos da região e, a cada dia os convites aumentam. Recentemente

estiveram participando de uma cavalgada na cidade de Santa Cruz das Palmeiras, em comemoração aos 138 anos daquele município.

Apesar de toda a revolução do mundo moderno, os integrantes da Comitiva optam por uma vida simples, singela, de extrema alegria e amizade.  É um povo de paz, um povo de bem, que leva a sua alegria por onde passa. Questionada o por que da Comitiva existir, se  por amor, tradição ou para a manutenção do nome do Zé Mineiro, Mônica é bastante clara na sua resposta: “por todos os motivos! A paixão vem do berço, o amor pelo nome, vem do coração, e a paixão pelos animais vem da criação que recebemos”.

HISTÓRIA DAS COMITIVAS - As comitivas eram formadas por grupos de peões de boiadeiro e suas montarias, geralmente mulas ou burros, embora também fossem usados cavalos, que faziam o transporte das boiadas pelas estradas de terra, chamadas de “estradões”, de uma fazenda à outra ou da invernada para o matadouro, percorrendo grandes distâncias, durante dias a fio, que eles chamavam de “marchas”, antes do advento dos caminhões-gaiola e das estradas pavimentadas.

Esse fenômeno socioeconômico e cultural ocorreu na região compreendida pelo norte do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás, praticamente extinguindo-se no Estado de São Paulo na década de oitenta do século vinte,

valendo notar que a última boiada conduzida para abate na cidade de Barretos foi no ano de 1.986, pelo comissário Wilson Pimentel.

O comissário era o dono da comitiva. O ponteiro era um peão experiente e conhecedor das estradas, que ia à frente tocando o berrante, nos momentos apropriados, para atrair, estimular a marcha ou acalmar o gado e dar sinais para os demais peões. Os rebatedores eram os peões que cercavam o gado, impedindo que se espalhassem. Os peões da culatra iam na retaguarda da boiada. Os peões da “culatra manca” ficavam para trás tocando os bois que tinham problemas para acompanhar a marcha da boiada, por cansaço, ferimento ou doença. O cozinheiro saía mais cedo que os demais integrantes da comitiva, conduzindo os burros cargueiros com suas bruacas, nas quais levava os mantimentos e tralhas de cozinha, até encontrar um rio em cuja margem pudesse preparar a refeição, ou seja, “queimar o alho”. Conforme destacado acima, a terminologia podia variar de região para região.

A comida era constituída, basicamente, de arroz de carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne feita no pilão, e carne assada no “folhão” (chapa), podendo variar, conforme as circunstâncias, de região para região ou de comitiva para comitiva, de modo que não havia um cardápio único para todas.

O berrante é uma buzina feita de chifres de boi unidos entre si por anéis de couro, metal ou chifre mesmo, e era usado pelos ponteiros para atrair, estimular ou acalmar o gado e dar sinais aos demais peões da comitiva. Ele emite sons, que podem ser graves ou agudos, dependendo do toque, a partir das vibrações do ar feitas pelos lábios do berranteiro em contato com o bocal mais estreito do instrumento. Esse bocal varia de acordo com a forma dos lábios, podendo ser mais raso ou mais fundo.

O peão de boiadeiro, integrando a sua comitiva, percorria léguas e mais léguas pelo sertão, durante dias e até meses, tangendo o gado no lombo de mulas, vivendo toda a sorte de aventuras no estradão, ora enfrentando situações de perigo, como quando a boiada estourava ou tinha que cruzar um rio caudaloso, ora vivendo romances com as mocinhas nas vilas por onde passava, ora se divertindo com os companheiros à noite nos pontos de pouso, onde tocavam viola e dançavam o catira.

O peão de boiadeiro por onde passava despertava a paixão das moças, a admiração dos jovens que queriam tornar-se um deles e o respeito dos demais homens, tal como os cavaleiros andantes da Idade Média. Garbosos em seus trajes típicos, com chapéu de aba larga, lenço no pescoço, guaiaca, bombachas, botas de cano alto e chilenas tinindo a cada passo. Suas mulas eram arreadas com esmero, a tralha cheia de argolas de metal reluzente (alpaca). Na garupa, além da capa “Ideal” no porta-capa de vaqueta, cheio de franjas e “margaridas”, pendia da anca direita o “cipó” (laço) de couro de veado mateiro.

Pena que o progresso tenha decretado o fim do chamado “transporte elegante das boiadas”, restando dos peões de boiadeiro apenas as lembranças, as saudades e o esforço para manter, nos dias de hoje, uma paixão e um estilo de vida.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Comitiva Zé Mineiro desfila a paixão pelas cavalgadas por nossa região
Descalvado recebe três ônibus do governo estadual para o transporte escolar
Quatro estudantes são atropelados próximo à USP de São Carlos
Festa da Emancipação reúne bom público no Centro de Lazer do Trabalhador
Oficiais de Justiça de Descalvado participam de protesto no Fórum de São Carlos
Descalvadense recebe o título de Professor Emérito da Unicamp
Depois de muita espera, moradores do Bairro Pantanal são atendidos devido à grave problema de erosão
Vereador de Pirassununga come banana no plenário em sinal de apoio ao manifesto em defesa do  jogador Daniel Alves
Polícia Militar detém em flagrante três acusados por roubo em supermercado de Santa Rita
Mulher de 28 anos é morta a facadas em residência da Avenida Descalvado
Neta e avô se agridem com golpes de faca e facão em Porto Ferreira
Cinco pontos essenciais para entender o Marco Civil da Internet
Farmácia é assaltada no centro de Descalvado
Museu Público Municipal presta homenagem à descalvadense Maria Helena Cardoso
Bebê de cinco meses é encontrado abandonado em Porto Ferreira
Novo plano de saúde para os servidores municipais deverá ter clínica de especialidades médicas
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Políticando Região Classificados  
  Polícia Tecnologia Achados & Perdidos  
  Educação Religião Fale Conosco  
  Trânsito Moda & Estilo Horoscopo  
  Noticias Culinária Nota de Falecimento  
  Esportes   Lista Telefônica  
  Cotidiano [fotos] Mapa de Ruas  
  Economia Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Entrevistas      
  Perfil [especiais] [revista descalvado news]  
  Empresarial Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Seus Direitos Descalvado 180 Anos    
  Animais & Pet Eleição Suplementar 2013 [redes sociais]  
  Veículos Ricci na Roça Youtube (Canal 1)  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Carnaval 2014 Youtube (Canal 2)  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"