09/05/2014 (08h01)

UMA BATALHA PELA VIDA

Apesar do diagnóstico de câncer, ela decidiu viver e ser feliz

Por Jaqueline Fonseca


Um astral nas nuvens, uma alegria e um sorriso incomparáveis. Uma moça que ‘fala pelos cotovelos’ e de dez palavras, pelo menos sete saem acompanhadas de gargalhadas contagiantes. Trinta e três anos, dez de casada (o sortudo é Paulo H. da Silva) e dois filhos lindos: a Ana Heloysa de 7 anos, e o pequeno Lorenzo de 1 ano e 10 meses.

Da vida perfeita de quem estamos falando? Perfeita talvez não, mas feliz, com certeza, isso porque Roberta Valtorte da Silva, apesar da descoberta de um câncer de mama com metástase óssea, decidiu continuar a viver e ser feliz.

O diagnóstico dessa doença impertinente veio logo após o nascimento de Lorenzo, quando um caroço surgiu em seu seio direito. Da descoberta até os dias atuais, claro que os seus dias não foram mais os mesmos porque,  na batalha travada contra o câncer seu cotidiano ficou restrito ao hospital e poucas regalias.

“Porém, eu decidi levar a minha vida da melhor maneira possível, claro, dentro dos padrões que tenho que seguir, mas afirmo que sou feliz, apesar da doença. Eu sigo viva e disposta a vencer”, diz a mulher forte que nos últimos tempos se tornou um dos maiores exemplos de fé e determinação na nossa pequena Descalvado.

Mas Roberta não está só nesta luta. Ela conta com o apoio, o carinho e o amor da sua família. Segundo ela, seus familiares foram fundamentais para que não se entregasse, e lutasse por sua vitória. Como ela faz isso? Sempre sorrindo e agradecendo a cada momento vivido.

“Faço tratamento há um ano e meio e  já passei pela mastectomia total do seio direito (retirada), já fiz quimioterapia e com isso  perdi meus cabelos. Mas não perdi a vontade de viver. Atualmente faço acompanhamento para o fortalecimento dos ossos, e faço medicações em casa”, esclarece.

Mediante esta nova realidade, Roberta passou a frequentar um lugar que é referência no tratamento desta doença - o Hospital do Câncer de Barretos. Somente pelas palavras dela ao descrevê-lo, já se tem a noção do quanto para os pacientes, um atendimento adequado e acima de tudo humano é importante e faz a diferença: “só tenho agradecimentos. Eles, sem por nem tirar ninguém, são os verdadeiros humanos, que cuidam, que ajudam, que realmente amam o próximo”.

Além da família e a equipe médica de Barretos, a descalvadense conta ainda com o apoio de amigos e até de gente desconhecida. Pelas redes sociais, a sua luta diária é acompanhada por milhares de pessoas (somente no Facebook são mais de 2.200 pessoas), que lhes destinam palavras de fé, ânimo e esperança. “Recebo apoio praticamente da cidade toda, de conhecidos e não conhecidos e seria até injusto dar nomes e esquecer de alguns. Sou grata a cada um que me ajudou de todas as formas possíveis, desde orações, palavras, mimos, pensamentos positivos, enfim, sou muito grata”, relata.


Roberta Valtorte: "Eu sigo viva e disposta a vencer"
Após um ano e meio como dito acima, Roberta ainda continua em tratamento e acompanhamento. E nessa guerra contra uma doença que assusta pelos números que se apresentam – segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), somente neste ano serão 580 mil casos novos da doença -, Roberta só encontra apenas uma dificuldade: a distância dos filhos, forçada pelas vezes em que tem que permanecer no hospital.

Mas também é por eles que ela se mantém firme e forte e confiante na sua vitória.  Aliás, a doença, segundo Roberta, não é encarada como um mal. “Pra mim nada mudou, só acrescentou-me em sabedoria”, destaca.

Assim como muitas pessoas no município, Roberta considera que o número de casos de câncer em Descalvado chama a atenção e que merece um olhar diferenciado por parte dos nossos governantes. “Mas como fazer para que algum político, ou qualquer outro cargo que seja se mobilize diante de uma população que tem propósitos tão diferentes? Políticos vão atrás do que a população exige para obterem mais e mais fiéis eleitores. Porém eles deixam de lado a saúde para cuidarem mais da estética da cidade”, lamenta.

Ela está fazendo a sua parte. Através das redes sociais iniciou um movimento para atrair a atenção das autoridades em se apurar as possíveis incidências das torres de telefonia móvel, em casos de câncer. Essa é uma luta, aliás, do renomado médico Dr. Ednir Salvador Sápia, que há anos vem tentando sensibilizar os governantes municipais, sobre os efeitos maléficos desse tipo de estrutura, instalados em meio a regiões domiciliares.

Roberta sabe que há um longo caminho a ser percorrido. Mas assim como encara a sua luta, ela também não irá desistir e, novamente, ela nos dá um grande exemplo de vida e nos põe a pensar: “eu diria que, por pior que seja a situação, nunca perca a FÉ. Aprendi que o que é BOM passa, e o que é RUIM também passa. Admire a Vida! Não é porque existe uma árvore doente em seu jardim, que todas as outras perderam a beleza”.

E você, continua a acreditar que o seu problema é o maior do mundo?

SOBRE O HOSPITAL DO CÂNCER DE BARRETOS - O Hospital do Câncer de Barretos se propõe tratar com dignidade pacientes de câncer, sem nenhum recurso financeiro.  Sua origem data da década de 60, quando o único hospital especializado para tratamento desta doença situava-se na capital. Naquela época, os pacientes que se dirigiam ao Hospital São Judas de Barretos com a doença, eram, em sua maioria, previdenciários de baixa renda, com alto índice de analfabetismo e por isso, tinham dificuldades de buscar tratamento em São Paulo por falta de recursos, receio das grandes cidades, além da imprevisibilidade de vaga para internação.

Foi então que em 27 de novembro de 1967, instituiu-se a Fundação Pio XII e, conforme memorando 234, de 21 de maio de 1968, assinado pelo Dr. Décio Pacheco Pedroso, diretor do INPS, passou a atender pacientes portadores de câncer. Este pequeno Hospital contava com apenas quatro médicos: Dr. Paulo Prata, Dra. Scylla Duarte Prata, Dr. Miguel Gonçalves e Dr. Domingos Boldrini. Eles trabalhavam em tempo integral, dedicação exclusiva, caixa único e tratamento personalizado. Filosofia de trabalho que promoveu o crescimento da Instituição. Devido à grande demanda de pacientes e ao velho e pequeno hospital (são Judas) não comportar todo crescimento, o Dr. Paulo Prata, idealizador e fundador, recebeu a doação de uma área na periferia daquela cidade e propôs a construção de um novo Hospital que pudesse responder às crescentes necessidades.

No ano de 1989, Henrique Prata, filho do casal de médicos fundadores do hospital, abraçou a ideia do pai e com a ajuda de fazendeiros da cidade e da região realizou mais uma parte do projeto. O pavilhão Antenor Duarte Villela, onde funciona o ambulatório do novo hospital foi inaugurado em 6 de dezembro de 1991.

Dando sequência ao projeto que vem ganhando grandes proporções com a ajuda da comunidade, de artistas, da iniciativa privada e com a participação financeira governamental, outras áreas do hospital estão sendo construídas para atender via SUS, os pacientes com câncer que chegam até nós. Uma maneira que o hospital encontrou de homenagear estas pessoas que contribuem com esta causa é colocar nos pavilhões os nomes dos artistas.

Atualmente são 16 pavilhões destinados ao completo funcionamento da instituição, além da unidade de prevenção, estudo e pesquisa, alojamentos e as unidades de cuidados paliativos e o hospital de Jales, que também é mantido pela Fundação Pio XII.

Os números do Hospital do Câncer de Barretos são surpreendentes: 4.000 atendimentos/dia e todos, 100% dos atendimentos são via SUS.

1500 municípios atendidos em 27 estados brasileiros e um déficit mensal de R$ 5 milhões. São servidas 6000 refeições diárias. 

Cerca de 6 unidades móveis de prevenção percorreram cerca de 282.090km pelas estradas do país realizando exames preventivos de mama, pele, próstata e colo uterino em toda população.

Atualmente, 1.800 colaboradores e 200 médicos que trabalham em tempo integral e dedicação exclusiva.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Uma batalha pela vida: Apesar do diagnóstico, ela decidiu viver e ser feliz
Secretaria de Saúde regulariza estoque de medicamentos da rede municipal
Aterro sanitário de Leme tem a pior avaliação da Cetesb na região
‘Conferência Esperança’ propõe a mobilização e ajuda ao próximo com diversas atividades
Polícia Civil de Araraquara apreende quase R$ 500 mil em motores roubados da Volkswagen em São Carlos
GATE detona artefato explosivo encontrado em carro utilizado por quadrilha de roubo a caixas eletrônicos
Morador de rua acha bolsa no lixo em São Carlos e devolve para a dona
Acidente entre ônibus e carreta mata um e deixa oito feridos na Anhanguera
Ladrões de carro são detidos pela PM na SP-215
Mulher morta após boato em rede social é enterrada no Guarujá
Após tentar furtar 50 barras de ferro em ponte, grupo é preso na SP-225
Ladrão atrapalhado é preso depois de se machucar durante furto
Confusão em motel de Pirassununga acaba com quatro pessoas na delegacia
Assalto em residência termina com veículo destruído em poste de São Carlos
Começam a valer as novas regras para portabilidade de empréstimos e financiamentos
Ciclista que rodou por várias cidades brasileiras procura família na região
Locutor é atropelado em show do Barretos Motorcycles
Homenagens marcam abertura oficial da exposição de Maria Helena Cardoso e Heleninha no Museu Público Municipal
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Políticando Região Classificados  
  Polícia Tecnologia Achados & Perdidos  
  Educação Religião Fale Conosco  
  Trânsito Moda & Estilo Horoscopo  
  Noticias Culinária Nota de Falecimento  
  Esportes   Lista Telefônica  
  Cotidiano [fotos] Mapa de Ruas  
  Economia Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Entrevistas      
  Perfil [especiais] [revista descalvado news]  
  Empresarial Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Seus Direitos Descalvado 180 Anos    
  Animais & Pet Eleição Suplementar 2013 [redes sociais]  
  Veículos Ricci na Roça Youtube (Canal 1)  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Carnaval 2014 Youtube (Canal 2)  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"