15/03/2014 (14h26)

“Sou um ser humano e me encanta esta humanidade em nós”

Em entrevista, Padre Alex Turek, administrador da quase Paróquia de São Judas Tadeu, fala da sua chegada a Descalvado, a sua maneira de evangelização e os seus projetos para o seu "novo" povo

Há pouco mais de um mês à frente da administração da Quase Paróquia de São Judas Tadeu (edificada no bairro Jardim do Lago), o paranaense Alex Sander Turek Machad, Padre Diocesano, fundador e diretor espiritual do Ministério Louvor e Adoração, vem conquistando aos poucos a simpatia, admiração e os corações dos descalvadenses católicos.

De fala mansa e olhar tranquilo (mas convicto), Padre Alex recebeu com certa surpresa o convite para sua transferência para a cidade, já que sempre atuou nas regiões de Limeira, Americana e Campinas e, talvez por isso, não tenha lhe tomado o pensamento, a possibilidade da mudança de rota.


Mas como todo bom sacerdote, Padre Alex muito mais do que acolher a sua transferência, atendeu a um chamado de Deus e hoje, já é parte da comunidade local.  Mas quem é o Padre Alex? O padre cuja transferência (de Limeira) causou comoção e apelos por sua permanência?

Segundo suas palavras, “um sacerdote feliz que descobriu sua vocação e faz dela um sentido pra vida.  Preocupado com as questões existenciais das pessoas, com o mundo e com a Igreja. Nosso povo sofre muito e a maior dor é da alma, gostaria de poder fazer mais por elas, nosso mundo ainda precisa encontrar a paz, nossa igreja precisa chegar mais ao coração de nosso povo. Sou apaixonado pela igreja, desejo servi-la durante toda minha vida. Sou um ser humano e me encanta esta humanidade em nós. A vida me encanta porque Deus se manifesta profundamente humano. Ele é cheio de detalhes e quer nos despertar para os detalhes de nossa humanidade, não se pode ser superficial é preciso ser “profundo”, viver com profundidade cada detalhe, superar as adversidades e ser feliz. Ser feliz é o maior dom, construir amizades e viver cada dia na possibilidade do recomeço, porque nunca estamos prontos, este é nosso desafio.”

Nascido na cidade de Cambé, no Paraná, o hoje administrador da Quase Paróquia de São Judas Tadeu (devoto de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro), disse que sua vocação para o sacerdócio não teve nada de extraordinário. Além da convivência com sua avó, mulher de bastante fé e devota de Nossa Senhora Aparecida, a sua decisão aconteceu através de missões religiosas querealizadas nas escolas, em sua cidade.

“Penso que as raízes de minha vocação têm origem com minha avó. Minha infância e adolescência foram em convivência com ela que transmitia uma fé muito grande em Nossa Senhora, muitas estórias ela me contou de sua relação de fé com Nossa Senhora Aparecida. Isto unido com as novenas de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que todas as quartas-feiras ela ouvia pelo rádio e fazia questão de deixá-lo bem alto pra todos ouvirem, que me fez ter uma devoção especial a nossa Senhora, ela esteve sempre presente na minha vida. Minha infância foi de igreja, mas não de convivência na comunidade, lembro-me que muitas vezes ia à igreja para rezar e ficava ali, passeando pelo presbitério, eu gostava de fazer aquilo. Mas nunca me passou no pensamento a ideia de ser padre. Somente na minha adolescência/juventude que despertou minha vocação. Foi através das santas missões populares que aconteceram em minha cidade natal; um sacerdote foi dar uma palestra na escola que estudava. Sua mensagem e sua presença marcaram aquela visita, tanto que ao final da palestra ele fez um convite: convidou aos jovens para serem padres. Aquele convite caiu no meu coração e, a partir daquele momento, percebi que poderia ser padre e anunciar o amor de Deus como aquele padre anunciou no meu coração”.

Tomada a decisão, o caminho para tornar-se um sacedorte foi se desenhando naturalmente. Estudandoem seminário da nossa Diocese, foi nele que tomou a decisão de começar seus estudos para padre no ano de 1998. Como todos os seminaristas, fez seus estudos de filosofia e teologia no seminário diocesano e PUC Campinas. Ordenou-se Diácono no dia 19 de fevereiro de 2006, na Igreja Santa Isabel, cidade de Limeira, onde permaneceu até o final do ano após sua ordenação  como padre no dia 13 de agosto. No ano seguinte, 2007, foi transferido para Pirassununga na paróquia Senhor Bom Jesus, ajudando na preparação da instalação da atual paróquia são Francisco de Assis e atuando como vigário paroquial. Em 2008 foi transferido para a paróquia são Paulo Apóstolo, cidade de Limeira, e em 2013 transferido para a paróquia Nossa Senhora do Brasil, cidade de Americana.

A seguir, acompanhe como foi a chegada do Padre Alex em Descalvado:

- Como recebeu o convite da sua transferência para Descalvado? Onde estava?

O convite para fazer uma experiência em Descalvado veio de nosso bispo diocesano Dom Vilson e confesso que nunca imaginei trabalhar nesta região norte de nossa diocese; mas a notícia de minha transferência chegou em meu coração de forma muito tranquila pois já a esperava. Mudar de realidade é sempre um grande desafio, tendo em vista que todos os meus anos de sacerdócio trabalhei na região Centro e Sul (Limeira, Americana), mas chego em Descalvado, de modo particular na Quase Paróquia de São Judas Tadeu com muita esperança de poder com o auxilio de Deus e da porção do povo a mim confiada,  dar continuidade naquilo que começou, pois muitos são os trabalhos que os padres antecessores iniciaram, e trazer minha contribuição para que tudo possa seguir em frente: os trabalhos pastorais, animação missionária, toda parte administrativa, as construções físicas de nossa comunidades e sobretudo conduzir a Quase Paróquia São Judas dentro da proposta de caminhada diocesana em comunhão com toda a diocese de Limeira.

- Como foi a recepção na cidade e na comunidade, destacadamente a que faz parte da Quase Paróquia de São Judas Tadeu?

É sempre uma grande expectativa chegar a um lugar novo e conhecer pessoas novas. A preocupação primeira é como será a acolhida das pessoas. Aqui em Descalvado o povo é muito acolhedor e gosta de receber bem as pessoas e pude perceber isto logo na minha primeira celebração; todos me acolheram com muito respeito e sorriso no rosto, palavras de incentivo e apoio não faltaram, todos se colocaram a disposição para qualquer necessidade. De imediato pude sentir o amor deste povo que acolhe de coração aberto os padres e os têm como parte de suas famílias. Na Quase Paroquia São Judas me surpreendeu a acolhida das lideranças que se colocaram logo em comunhão com o novo administrador paroquial. O conselho e os coordenadores de comunidades me apresentaram seus trabalhose toda caminhada já feita, construímos de imediato uma simpatia dando abertura para início de uma nova etapa cheia de expectativa e esperança. O povo em geral, nem se fala, abriram as portas do coração e de suas casas, muitos são os convites para almoçar, tomar um lanche, na verdade são desejos de estar perto e conhecer melhor o novo padre. Isto me enche o coração de alegria, ter ao meu lado um povo muito acolhedor. Espero retribuir a tanto carinho, acolhido.

-  Qual é o trabalho que o Senhor pretende desenvolver junto à comunidade?

Toda paróquia tem seus desafios. Penso que não é diferente na Quase Paroquia São Judas. Como administrador paroquial recebemos a missão de coordenar os trabalhos pastorais e administrativos do local onde atuamos. Existe já uma caminhada começada, por isso, o primeiro passo é conhecê-la. Quero conhecer e acolher as boas propostas, avaliar para traçar caminhos e metas no desejo de sempre descobrir a melhor forma de caminhada da comunidade. Existem orientações pastorais que nossa diocese nos oferece para o crescimento e animação de nossas pastorais, bem como um projeto a nível de cidade e particularmente nas paróquias. Minha primeira preocupação é construir um caminho de esperança, fazendo com que nossas comunidades estejam sempre em atitude de missão e acreditando nela. Missão que acontece no dinamismo e organização das pastorais, serviços e movimentos, na atenção em relação às necessidades de nosso povo, fortalecer uma espiritualidade centrada em Jesus descobrindo verdadeiramente Nele o sentido do nosso servir e o sentido mais profundo de nossa vida que é amar;  direcionar os trabalhos num espírito de diocesaniedade, tendo em vista o aniversário de 50 anos de nossa diocese. Nosso povo tem história, caminhada de fé e espera de nós padres que estejamos ao seu lado para orientá-los como bons pastores.

- O Senhor é um padre que mantém um contato maior com seus fiéis, destacadamente nas redes sociais. Acredita que essa ferramenta auxilia na evangelização das pessoas?

Os meios de comunicação sociais hoje são imprescindíveis, “todo mundo tá na rede”, conectado. Penso que o tempo que temos no nosso dia a dia não permite encontrarmos com todas as pessoas pessoalmente, como na verdade deveria ser. As pessoas precisam de maior contato humano, com a realidade uma das outras, precisam descobrir a força que existe no “encontro”, Jesus era o homem do encontro. Mas devido a inúmeras dificuldades isto não acontece, assim, vejo nas ferramentas de redes sociais um caminho para em partes melhorar estas dificuldades. Estar na rede social se torna oportunidade de levar uma mensagem e manter contato. Eu tenho percebido que muito podemos ajudar as pessoas com uma mensagem, uma palavra de força espiritual, sendo dia-a-dia um caminho de evangelização e as redes sociais nos permitem isto. O que precisamos é também pensar em evangelizar as redes sociais, por isso, contamos com os cristãos que usam desta ferramenta para, entre tantas coisas boas (desconsiderando outras), anunciar a Boa Nova.

-  O senhor atua de acordo com a renovação carismática?

Penso que mais do que falar de renovação carismática, existe uma espiritualidade pentecostal que vêm de uma experiência com Deus Espírito Santo. Toda espiritualidade tem suas riquezas e a renovação carismática, sendo um movimento da igreja, traz sua contribuição e expressa sua riqueza em comunhão com todas as outras correntes de espiritualidade. Durante alguns anos fui assessor diocesano da Renovação Carismática de nossa diocese, foi um tempo em que pude experimentar desta espiritualidade e trazê-la para a minha vida sacerdotal. Depois disto desenvolvi alguns projetos a partir desta espiritualidade e sinto que hoje ela faz parte de algo muito pessoal da minha experiência de fé. Tenho muita preocupação com o que muitas vezes tenho visto nos exageros e falta de comunhão com as orientações da nossa igreja. Toda espiritualidade, todo movimento deve apontar com discernimento uma caminhada de fé, uma experiência com Deus.

- Qual é a sua mensagem para os descalvadenses?

Gostaria de agradecer a acolhida de todos, de modo especial da minha Quase Paróquia de São Judas Tadeu. Eu sei que o novo requer tempo de conhecimento, por isso digo: vamos nos conhecer. Existe um sentimento no ser humano que é o desejo de ser feliz, todo mundo quer ser feliz. Que este tempo em Descalvado na Quase Paróquia São Judas seja uma oportunidade de sermos felizes juntos, nos apoiando, esforçando, perdoando e construindo o amor como nosso maior testemunho de sermos igreja de Jesus Cristo. Desejo a todos uma quaresma de muita conversão, “morrendo para o velho”, preparando-nos para celebrarmos com Cristo a vitória da vida sobre a morte. Que sobre nós brilhe sempre o Sol da Ressurreição.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Entrevista Padre Alex Machad, da comunidade São Judas Tadeu
Taxista é encontrado morto em rio às margens da SP-215
TST condena Rio Claro a pagar R$ 20 mil por acessar MSN de funcionários
Postos de Saúde da região recebem médicos do Provab para redução de filas
Fabricação de armas de brinquedos estará proibida em todo Estado a partir de domingo
Jovem Aprendiz Rural irá beneficiar 70 jovens em sua quarta edição
Tem início o curso de soldador do Senai em Descalvado
Newton Lima consegue liberação de R$ 200 mil para a área da saúde
Depois de uma longa espera, Jardim do Lago começa a receber serviços de manutenção e limpeza
Projeto envolvendo moradores e PM de Pirassununga já apresenta bons resultados
Corsa fica destruído após colidir com vaca
Agenda São Paulo Rural pretende atrair turistas durante a realização da Copa
Padrasto suspeito de matar a enteada é preso em Araraquara
Família procura por jovem descalvadense desaparecida
Homem de 25 anos é executado com cinco tiros em São Carlos
Interior de SP realiza 1º experimento do país com laranjas transgênicas
Jovem de 17 anos esfaqueia homem por ciúmes da namorada
Sebrae apresentará a produtores descalvadenses ferramenta que os auxilia na produção agrícola
 
         
  [editoriais] Animais & Pet [serviços]  
  Espaço Internauta Veículos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Classificados  
  Polícia Happy Hour Achados & Perdidos  
  Educação Saúde Fale Conosco  
  Trânsito Sua Casa Horoscopo  
  Noticias Região Nota de Falecimento  
  Esportes Tecnologia Lista Telefônica  
  Cotidiano Religião Mapa de Ruas  
  Economia Moda & Estilo [revista descalvado news]  
  Entrevistas Culinária Edições On-Line  
  Perfil [especiais] [redes sociais]  
  Empresarial Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
  Seus Direitos Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Ricci na Roça Twitter  
    Carnaval 2014 Facebook  
         

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"