22/03/2014 (08h06)

APAD diz que não tem mais condições de recolher animais

Associação Protetora dos Animais de Descalvado divulgou nota informando que superlotação, falta de recursos e estrutura precária são alguns dos fatores que  obriga a entidade a não recolher cães e gatos.

A Associação Protetora dos Animais de Descalvado (APAD) divulgou nesta semana a decisão de não mais recolher animais. Com sua capacidade no limite – cerca de 300 entre cães e gatos -, a entidade espera poder contar com as autoridades e a população local para sair ‘literalmente do sufoco’.

E o motivo é simples: não tem mais condições de receber nenhum animal. De acordo com informações de membros e voluntários da APAD, além da lotação a entidade enfrenta dificuldades estruturais, necessitando de algumas reformas e manutenção do abrigo para o melhor manejo e qualidade de vida para os animais.


“Hoje em dia contamos com aproximadamente 300 animais abrigados. Recebemos uma única verba que vem da Prefeitura no valor de R$ 5500,00, o que não é suficiente para cobrir todas as despesas mensais com funcionários, alimentação, medicamentos, etc. Os gastos excedentes normalmente complementamos com nossas ações de arrecadação como pedágios, manhã da sobremesa, doações que também não alcançam o valor adequado”, informou Jimmy Costa, uma das voluntárias da APAD.

Originariamente o Canil e Gatil Municipal, fundado há cerca de 20 anos,era para ser um lar temporário para animais em situação de risco, mas com o passar dos anos e com o número crescente de animais abandonados, o local atingiu seu limite máximo, uma situação que somente se agrava com o passar dos dias.

E a dificuldade da entidade não é apenas estrutural – com instalações precárias e improvisadas, faltando melhor divisão e distribuição de espaços - e financeira, mas também a falta de conscientização da sociedade em relação aos seus animais, pois muitos deles que foram recolhidos pela APAD foram vítimas de atropelamentos, doenças como cinomose e erliquiose e que por precisarem de tratamentos veterinários, seus donos acabam abandonando-os  devido aos gastos que os tratamentos geram.

  

Até mesmo a adoção desses animais tem diminuído, pois, por não estar mais recolhendo, a entidade abriga em sua maioria animais adultos e, a procura é sempre por filhotes. “Mas, mesmo assim quando nos procuram sempre indicamos e auxiliamos as pessoas na adoção, pois sempre sabemos de animais em lares para adoção e frisamos a importância da posse responsável, pois um animal vive em média 15 anos”, destacou Jimmy.

Quanto ao abandono cães e gatos, entendem os membros da APAD que o ideal seria um cadastramento e microchipagemde todos os animais do município, pois assim haveria um controle maior além da possibilidade da punição, dentro das leis, de seus tutores com relação às condições do animal.

NECESSIDADES PASSAM POR PROGRAMA PERMANENTE DE CASTRAÇÃO. MELHOR INFRAESTRUTURA E VERBAS - Em seu comunicado oficial, a APAD fez um apelo aos proprietários de animais que procedam com a castração, que é uma maneira adequada e eficaz de controle população canina e felina do município.

A entidade acredita piamente que a solução dos problemas dos animais abandonados em Descalvado está na esterilização e para isso estão batalhando arduamente para que seja criado um sistema custeado pelo município para serem realizadas mensalmente um número de, pelo menos, 100 castrações mensais. "Com isso, acreditamos que ao longo de alguns anos, poderemos constatar a solução dos problemas de abandono. Além disso, estamos batalhando para que o município desenvolva um sistema de identificação, cadastramento e microchipagem da população canina e felina das zonas urbana e rural, pois, com isso, poderemos identificar os donos que abandonam seus animais exercendo de foram irresponsável a posse sobre eles”, frisou a voluntária.

Além de melhorias da infraestrutura, é necessário um repasse maior de verbas para os gastos mensais, fornecimento de medicamentos veterinários, produtos de higiene e limpeza, epi’s para os funcionários do abrigo e principalmente um convênio entre município e veterinários para que seja realizadamensalmente a castração de 50 entre 100 animais.

“Hoje temos uma lista de espera para castração de mais de 650 animais entre felinos e caninos fêmeas e  só temos 17 castrações mensais disponíveis”, finaliza Jimmy.

PREFEITURA ANALISA CONVÊNIO PARA REALIZAR 1000 CASTRAÇÕES EM 18 MESES - Em contato com o Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Dr. Nelson Luiz Pozzi Vila Junior, o mesmo informou que no próximo dia 29 de março, a APAD juntamente à Unicastelo, estarão promovendo uma ação de castração para aproximadamente 100 animais, que acontecerá em três etapas.

Neste caso, as Secretarias de Agricultura e de Saúde, estarão fornecendo os medicamentos necessários.

“Atentos às necessidades da APAD e reconhecendo o importante trabalho que realiza, encontra-se na Procuradoria Geral da Prefeitura, uma minuta de contrato que está sendo analisada juridicamente, para que haja uma parceria entre o Poder Executivo e a Unicastelo, prevendo um programa que contemple 1000 castrações, num prazo de 18 meses, o que resolveria pelo menos este problema”, explicou Nelsinho.

Segundo o Secretário Nelsinho, uma primeira conversa com a Universidade já foi feita e agora, estão dependendo da legalidade jurídica para dar andamento ao programa.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

APAD diz que não tem mais condições de recolher animais
Secretaria da Saúde confirma cinco casos de dengue em Descalvado
Hipermercado de São Carlos é flagrado alterando validade de produto
Descalvado foi a 5ª cidade que mais gerou de empregos no mês de fevereiro
Sistema de abastecimento de água está equilibrado, mas demanda investimentos urgentes
Descalvado já tem um carro para 2,85 habitantes; média é quase o dobro da nacional
Ambulatório Médico de Especialidades de São Carlos deverá atender mais de 13 mil consultas por mês
Engavetamento entre dez veículos em São Carlos congestiona Rodovia Washington Luiz
Crise no setor sucroalcooleiro atinge a região
Lançamento da coleção de Semi Jóias e Folheados Boutique Jeannie no Espaço Bella
Homem é detido suspeito de ter assassinado seu próprio irmão
Indústrias da região têm baixa de 2 mil empregos, segundo pesquisa da CIESP
Tradicional Festa de Santa Aliança já tem calendário definido
Agricultores de Descalvado aprendem a planejar a produção
Megaoperação das Polícias Militar e Civil resulta em dez bandidos mortos no interior de SP
Gol colide em treminhão e é atingido por caminhonete e caminhão na Washington Luiz
 
         
  [editoriais] Animais & Pet [serviços]  
  Espaço Internauta Veículos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Classificados  
  Polícia Happy Hour Achados & Perdidos  
  Educação Saúde Fale Conosco  
  Trânsito Sua Casa Horoscopo  
  Noticias Região Nota de Falecimento  
  Esportes Tecnologia Lista Telefônica  
  Cotidiano Religião Mapa de Ruas  
  Economia Moda & Estilo [revista descalvado news]  
  Entrevistas Culinária Edições On-Line  
  Perfil [especiais] [redes sociais]  
  Empresarial Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
  Seus Direitos Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Ricci na Roça Twitter  
    Carnaval 2014 Facebook  
         

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"