29/11/2014 (17h20) - Atualizado às 20h59

PROGRAMA SR. BRASIL

Descalvadenses presenteiam apresentador Rolando Boldrin com escultura de Nhô Totico

Apresentador do programa que leva ritmos e temas regionais brasileiros foi surpreendido com obra de artista descalvadense, homenageando o caipira que inovou o rádio paulista. Programa vai ao ar neste domingo, a partir das 10h00, na TV Cultura.

Um jovem de apenas 20 anos e apaixonado pelas raízes e pela cultura caipira brasileira; um grande artista e escultor de 49 anos de idade, reconhecido por obras entalhadas em madeira; e uma idéia de juntos levarem o nome e parte da história da cidade de Descalvado [e de um dos seus filhos mais famosos em todo o Brasil], diretamente até as mãos de um grande amigo do saudoso Nhô Totico. Foi assim que os descalvadenses Giovane Assoni e Junior Giacomelli presentearam um dos apresentadores mais conhecidos da televisão brasileira em todos os tempos: Rolando Boldrin.


Para entendermos melhor essa história, antes é preciso voltarmos cerca de dois meses atrás, quando o estudante universitário Giovane Assoni, fã assumido do apresentador de televisão e do programa exibido todos os domingos e quartas-feiras pela TV Cultura - o 'Sr. Brasil' -, teve a idéia de enviar para Rolando Boldrin um e-mail onde descreveu sua admiração pelo artista e pelo programa de TV, parabenizando-o pelo trabalho que valoriza a diversidade da cultura brasileira, além de mostrar um pouco das raízes e da cultura caipira singular do interior paulista. No e-mail, o estudante ainda pediu uma oportunidade de poder acompanhar ao vivo as gravações do programa de televisão do qual nutre admiração e carinho.
 
"Eu me identifico muito com o Rolando Boldrin. A gente aqui do interior de São Paulo gosta de contar causos não é mesmo? A gente tem bastante história. Por exemplo aqui em Descalvado, todos nós conhecemos um monte de figuras que tem bastante histórias que valem a pena contar, e é isso que ele [Boldrin] faz na televisão. O Senhor Brasil é isso! Ele consegue levar todo esse nosso jeito do interior para a televisão e nos faz identificar muito com os causos que nos conta. São as histórias de diversos Brasis em único lugar!" conta Giovane.

Giovane disse ainda que os amigos da república onde ele mora em Piracicaba, cidade onde cursa Engenharia Agronômica na Universidade de São Paulo (USP), chegaram a tirar sarro dele quando souberam da iniciativa de enviar o e-mail.


Giovane em frente ao palco do SESC Pompéia,
local das gravações do programa 'Sr Brasil' da TV Cultura

Cerca de dois dias após enviar a mensagem eletrônica, eis que veio a grande surpresa: o apresentador respondeu e agradeceu o carinho do fã descalvadense, e o convidou para participar de uma gravação no estúdio localizado no SESC Pompéia, em São Paulo. Ainda sem acreditar, Giovane aceitou o convite, definindo que iria participar da platéia do programa de TV em meados de outubro.

"Foi aí que eu comecei a pensar na idéia de presentear o Rolando com alguma lembrança de Nhô Totico, já que ele sempre fala do amigo nos seus programas, e eu por ser descalvadense, seria uma grande oportunidade de homenagear o ilustre filho da nossa terra. Por acompanhar todos os programas, eu sentia falta do Boldrin em remeter as histórias do Nhô Totico para Descalvado, porque eu acho que ele não sabia essa parte da história e das origens do amigo" explicou o estudante universitário.

Giovane conta que após pensar por alguns dias sobre qual presente poderia levar para o apresentador, ele decidiu que teria que ser ago que fizesse Boldrin sempre lembrar do amigo da época áurea do rádio. O estudante então teve a idéia de procurar o artista e escultor descalvadense Junior Giacomelli, que aceitou o desafio e se propôs a entalhar em madeira o presente que iria homenagear o famoso radialista descalvadense.
 
"Quando o Giovane me falou da sua idéia, a primeira reação que eu tive foi pesquisar sobre o programa do Rolando Boldrin, onde constatei que o cenário era bem o meu estilo. Assim, como eu prefiro trabalhar com madeira, usei um pedaço de cabreúva que eu tinha e comecei a idealizar a escultura. Inicialmente, eu havia pensado em fazer uma árvore , lembrando as figueiras do Jardim Velho, e nela eu colocaria o passarinho que é símbolo do programa Senhor Brasil, colocando a figura do Nhô Totico embaixo" disse Junior Giacomelli.

"Mas depois eu fui amadurecendo a idéia até que que me deparei com a célebre imagem do Nhô Totico em frente ao microfone, bem no estilo de uma caricatura. Então não tive mais dúvidas e comecei a esculpi-lo, momento em que pensei com colocá-lo em um placo, até que me surgiu a inspiração de colocá-lo dentro de um rádio, onde era o seu verdadeiro lugar. Também imprimi algumas imagens de alguns personagens que ele criou, criando um fundo onde o Nhô Totico acaba sendo envolvido por eles dentro daquele rádio. Por fim, acabei dando o nome de 'Nho Totico e a Caixa Mágica' ", explicou o artista.

 
A escultura acabou ficando pronta no dia anterior à data agendada para Giovane ir até São Paulo para assistir a gravação do programa. Ainda sem saber como conseguiria se aproximar do apresentador para entregar o presente, Giovane planejou a entrega para alguém da produção do programa, para quem sabe, a escultura pudesse um dia compor o cenário do 'Sr. Brasil'. Assim, acompanhado do pai e de um tio, o estudante viajou até a capital para enfim participar da platéia do programa de televisão preferido.

Ao entrar no estúdio, Giovane foi conversar com uma pessoa da produção, que lhe informou não ser possível um encontro pessoalmente junto ao apresentador mesmo após o encerramento das gravações, que naquele dia ainda estava bastante conturbado devido a participação especial de três grandes artistas da música brasileira: Zeca Baleiro, Zélia Duncan e Hamilton de Holanda.

Mesmo após muita insistência por parte de Giovane que aparentemente não iria conseguir o encontro com o ídolo, e já quase no final da conversa [uma vez que as gravações já iriam começar], a mulher membro da equipe acabou perguntando para ele qual era a sua cidade natal, momento em que todos acabaram se surpreendendo, pois ela disse que a sua família também era de Descalvado. Daí por diante, toda essa história de admiração e homenagens tomou um novo rumo e Giovane, apresentado e apadrinhado pela esposa do apresentador Rolando Boldrin - que também é produtora do programa 'Sr. Brasil' - entregou a ela o presente,


Escultura do artista Junior Giacomelli
em homenagem à Nhô Totico

no qual surpreendendo o apresentador e toda a platéia logo no início do programa, interrompeu o marido e lhe contou toda a história, entregando-lhe a homenagem vinda diretamente da cidade natal do amigo, que emocionado pediu para o universitário levantar-se e receber os aplausos de todos que ali estavam presentes.
 
"O Rolando sempre conta os causos e as histórias de Nhô Totico, pois eles trabalharam juntos no rádio. Ele tem um carinho muito especial pelo amigo que já se foi. Eu acho que é uma obrigação nossa [dos descalvadenses] dar mais valor pras coisas daqui, e o Nhô Totico ainda tem uma grande expressão nacional. Ele foi precursor de muita coisa que vemos até hoje na televisão, lembrando que ele fazia isso no rádio. Por isso o carinho e o respeito do Boldrin para com o amigo, e isso deveria nos encher de orgulho e nos fazer lembrar mais do filho ilustre que tivemos aqui" disse o universitário.

Por fim, Giovane contou que Rolando Boldrin, muito feliz com o presente recebido, anunciou a todos que a escultura em homenagem ao amigo ficaria do seu lado durante todo o programa, o que realmente ocorreu.

O programa 'Sr. Brasil' vai ao ar neste domingo, a partir das 10h00 da manhã, e será reprisado na próxima quarta-feira, a partir das 22h00, na TV Cultura.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Descalvadenses presenteiam apresentador Rolando Boldrin com escultura de Nhô Totico
MPF entra com ação contra usina após resíduo vazar e matar peixes no Rio Mogi
Segunda via da conta de água já pode ser emitida via internet
Dois acidentes seguidos causam congestionamento na Washington Luís, em São Carlos
InVivo recebe área da Prefeitura que permitirá a ampliação da empresa e a criação de mais de 240 empregos
Acidente entre dois caminhões interdita a Rodovia Anhanguera
Apesar de chuvas, níveis de represas são insuficientes e Araras usa o Mogi
Homem é preso em casa com 15 mil pinos vazios de cocaína, armas e aves
'Semana do Doador de Sangue' acontece até sábado na Santa Casa de São Carlos
Projeto patrocinado pela Mineração Jundu percorre o Brasil promovendo arte, reflexão e aprendizagem
Aposentada capota veículo após colidir em outro carro na área urbana de Pirassununga
Agência do Santander é invadida e PM mobiliza Força Tática na busca de possível quadrilha de roubo a bancos
Quadrilha explode caixa eletrônico e foge com o dinheiro em Ribeirão Bonito
Motorista perde o controle e capota carro com cinco pessoas na SP-215
Vítimas de roubos, ciclistas reclamam da falta de segurança em São Carlos
Acidente deixa duas pessoas feridas no centro de Santa Cruz das Palmeiras
Final de semana tem exposição de carros antigos na USP de Pirassununga
Desenvolve-SP se reúne com associados da ACI de Descalvado
Suspeita de bombas ao lado de igreja mobiliza o Gate em São Carlos
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Região Classificados  
  Educação Tecnologia Achados & Perdidos  
  Trânsito Religião Fale Conosco  
  Noticias Moda & Estilo Horoscopo  
  Esportes Culinária Nota de Falecimento  
  Cotidiano   Lista Telefônica  
  Economia [fotos] Mapa de Ruas  
  Entrevistas Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil      
  Empresarial [especiais] [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Animais & Pet Politicando    
  Veículos Ricci na Roça [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
    Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Carnaval 2014 Twitter  
    Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
         

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"