04/12/2015 (19h07) - Atualizado em 05/12/15, às 10h50

HOMENAGEM

Câmara aprova projeto de lei que denomina CREAS "Dr. José Antônio Todescan Gabrielli (Lito)"

Passou pela apreciação do Plenário, na Câmara Municipal, na última segunda-feira (30), Projeto de Lei do Legislativo 48/15, para denominar "Dr. José Antônio Todescan Gabrielli (Lito)" o novo Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS. O projeto é de autoria da vereadora Ana Paula Peripato Guerra (PT).

Vereadores foram unânimes na aprovação da matéria e fizeram questão de homenagear o ex-prefeito, lembrando de suas conquistas políticas, sua passagem como Coordenador da Unicastelo - Campus VIII e da persona digna que foi Lito.

“Indiquei o nome do Lito por entender justa a homenagem a esse homem que tanto fez por Descalvado”, enfatizou a autora do projeto.

O vereador Edevaldo Guilherme, amigo pessoal do falecido ex-prefeito também se pronunciou. “Lito foi um

grande amigo e guardo ótimas recordações de momentos de convivência com ele. Além do profissional exemplar, político descente, Lito era humano. Prezava a família e os amigos e fazia questão de manter o contato com as pessoas, independente de classe social”.

Guto, que trabalhou com Lito em sua última passagem profissional como Coordenador do Campus VIII da Unicastelo, em Descalvado, também falou sobre o amigo. “Justa a homenagem a quem tem um legado tão honroso. Sem dúvida, Lito além de excelente profissional fazia questão de manter um círculo de amizade com aqueles que conviviam com ele, e assim fazia acolhendo e tratando igualmente a todos os que o procurava. Lito com certeza fez a sua história em Descalvado”.

Lito era biomédico e por 45 anos atuou na profissão. Na política, foi eleito três vezes vereador, foi vice-prefeito entre os anos de 1993 e 1996 e prefeito, de 1997 a 2000. Foi ele também quem se empenhou e trouxe a Unicastelo para Descalvado.

Lito faleceu aos 68 anos, em Ribeirão Preto, onde estava hospitalizado, deixando saudades a familiares e amigos.

SOBRE O CREAS - Esta será a oitava unidade do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) implantada pela DRADS de Araraquara. Com a inauguração, a administração municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, completa o rol da política social do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e prestando atendimento especializado às famílias e indivíduos em situações de riscos.

O CREAS dará completa assistência às pessoas e famílias em situações de riscos, indo de encontro também a antigos problemas do município com relação aos moradores de ruas. Descalvado será o oitavo município a operar com a assistência especial, oferecendo serviços especializados e continuados às famílias e indivíduos nas diversas situações de violação de direitos na perspectiva de potencializar e fortalecer sua função protetiva. 

O diretor técnico  do Núcleo de Avaliação e Supervisão da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social de Araraquara (DRADS-DER/SP), Paulo Albano Filho e o diretor geral, Maciel dos Santos Rocha estiveram reunidos com o prefeito Henrique e a secretária da pasta, Rosângela F. Clemente do Nascimento – primeira dama – na manhã de terça-feira, dia 1º, para acertos dos detalhes da inauguração desta unidade e do alinhamento com as equipes de trabalho no município.

O CREAS é um trabalhado do Governo Federal, monitorado pelo Estado com repasse de

recursos ao município para a sua implantação e execução, através do PAEFI (Proteção de Atendimento Especializado à Família e Indivíduos), contando com o trabalho de dois psicólogos, dois assistentes sociais, um escriturário e um advogado.  “É uma equipe bem complexa e especializada que atenderá a população descalvadense”, disse Albano.

A secretária lembrou que nesta ação a Prefeitura fará a economia do aluguel de mais um prédio público, pois a Casa do Artesão está sendo transferida para um Box no Terminal Rodoviário. As despesas da unidade estarão por conta do Governo Federal. “A tentativa de implantar este serviço já vinha  de longa data e agora a gente conseguiu”, frisou a primeira dama e explicou que a Casa do Artesão é um serviço vinculado ao social onde se pagava o aluguel do prédio que ocupava e agora será feita essa economia.

A unidade levara o nome do ex-prefeito e saudoso “Lito” - José Antonio Todescan Gabrielli – que foi uma indicação da vereadora Paula Peripato Guerra (PT) ao prefeito e encaminhado para a aprovação da Câmara Municipal.

Henrique disse que a implantação deste serviço já deveria ter sido cumprido por administrações anteriores e agora no segundo ano do seu mandato, a Prefeitura Municipal conseguiu efetivar esta implantação. “Eu agradeço à Paula Peripato pela justa homenagem ao ex-prefeito Lito”, falou Henrique.

A inauguração do CREAS acontecerá no próximo dia 11 de dezembro, a partir das 16h00, no antigo prédio da Casa do Artesão, localizado à Rua Cel. Arthur Whitaker, próximo à Comercial São Jorge, no centro de Descalvado.

*Com informações das Assessorias de Comunicação da Câmara e da Prefeitura Municipal.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Câmara aprova projeto de lei que denomina CREAS "Dr. José Antônio Todescan Gabrielli (Lito)"
Ex prefeito de Itirapina é condenado a devolver mais de R$ 10 milhões por calote ao INSS
Neste sábado acontece mais uma edição do 'Breshopping Solidário'
Receita passa a emitir CPF com a certidão de nascimento em SP
Novembro foi o segundo mês do ano com maior volume de chuvas em Descalvado
Motorista de Montana fica ferido após colidir na traseira de caminhão na SP-215
Chuva eleva nível do Rio Mogi Guaçu e favorece piracema em Pirassununga
Pelo segundo ano consecutivo, Sultões Moto Clube promove o Natal Solidário no CAIC do Morada do Sol
Inscrições para a Frente de Trabalho abrem a partir do dia 1º de dezembro
Termina nesta terça-feira a campanha 'Fique Sabendo' da Secretaria Municipal de Saúde
Ação solidária de corintianos substitui rojões pela doação de leite às entidades na conquista do Hexacampeonato
Prefeito participa do lançamento de fundo inédito para investimento em infraestrutura
Número de análises no laboratório avícola de Descalvado cresce 36,2% com ampliação de prédio
Prefeitos do interior paulista podem parar serviços em protesto contra a crise
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Região Classificados  
  Educação Tecnologia Achados & Perdidos  
  Trânsito Religião Fale Conosco  
  Noticias Moda & Estilo Horoscopo  
  Esportes Culinária Nota de Falecimento  
  Cotidiano   Lista Telefônica  
  Economia [fotos] Mapa de Ruas  
  Entrevistas Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil      
  Empresarial [especiais] [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Animais & Pet Politicando    
  Veículos Ricci na Roça [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
    Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Carnaval 2014 Twitter  
    Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
    Promoção 'Minha Selfie de Natal'    
         

© Copyright 2015 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"