11/03/2015 (06h45)

CPI DA SANTA CASA

Em sessão mais tranquila, Câmara abre duas CPI's para apurar denúncias envolvendo a intervenção na Santa Casa

Em uma Sessão Legislativa muito mais tranquila do que aquela que aconteceu no dia 2 de março, os vereadores da Câmara Municipal de Descalvado acabaram abrindo não uma, mas duas CPI's para apurar as denúncias envolvendo intervenção na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Descalvado, ocorrida entre os meses de julho à dezembro de 2014.

Depois de muita polêmica envolvendo troca de acusações entre parlamentares e partidários na sessão da semana passada, que contou com um plenário lotado e a necessidade da presença da Polícia Militar, os vereadores acabaram não encontrando dificuldades em aprovar - por unanimidade - dois pedidos de abertura de Comissão

Parlamentar de Inquérito envolvendo a entidade filantrópica e as denúncias de desvio de cheques administrativos apresentadas em fevereiro.

Além das duas CPI's aprovadas, os vereadores também votaram um pedido de abertura de uma Comissão Processante (CP) apresentada por um munícipe em face do ex prefeito interino e vereador Anderson Aparecido Sposito (DEM). Conforme prevê a legislação brasileira, para ser aprovada, a CP necessita do voto favorável de pelo menos dois terços dos parlamentares. Para a surpresa daqueles que acompanharam o desenrolar da guerra instalada na política local, o pedido de abertura da CP foi rejeitada por todos os vereadores, exceto um: o vereador Sebastião José Ricci (PP), que durante seu pronunciamento minutos antes da votação já havia declarado ser contrário à abertura de CPI's ou CP's, uma vez que todas as denúncias já se encontram no Ministério Público e deverão ser alvos de Inquérito Civis.

De acordo com vereador Ricci, a cidade não precisa de mais conturbações políticas, e segundo ele "esta guerra que se tornou pessoal está atrasando o desenvolvimento da cidade". Apoiado em partes por outros vereadores, Ricci pediu a suspensão da sessão antes da votação para um debate entre todos os vereadores na Sala de Comissões, o que acabou não surtindo muito efeito. Confirmando aquilo que disse na sessão do dia 2 de março, Ricci acabou votando favoravelmente à instalação das duas CPI's e foi o único vereador a votar favoravelmente à CP. Como não houve empate em nenhuma das votações, o vereador e presidente da Câmara , Helton Antônio Venâncio (PSDB) acabou não precisando exercer o seu voto de minerva nesta última segunda-feira.

DUAS CPI'S COM OBJETIVOS DIFERENTES - O primeiro pedido de CPI votado e provado foi inserido na pauta a pedido do vereador Edevaldo Benedito Guilherme Neves (PMDB), que foi quem protocolou ainda no final da segunda-feira (9) o requerimento que trazia ainda a assinatura de outros três parlamentares: José Dias Bolcão (DEM), Ana Paula Peripato Guerra (PT) e Rubens Algarte de Rezende (PSDB).

Resumidamente, o pedido de abertura de CPI apresentado pelo vereador Edevaldo Guilherme relatou a necessidade de uma investigação mais ampla a respeito de todos os fatos que culminaram na assinatura do Decreto Municipal que determinou a intervenção na Santa Casa, além de procedimentos realizados durante e depois que a entidade estava sob a tutela da Prefeitura Municipal. O requerimento pediu inclusive, a apuração dos fatos apresentados pelo vereador Anderson Aparecido Sposito, que denunciou o desvio de cheques administrativos da entidade e que, de acordo com a denúncia, foram depositados na conta particular do ex interventor Edmilson Norberto Barbatto e de uma outra pessoa chamada Alexandre Roberti. A denúncia que também foi encaminhada para o Ministério Público pelo atual provedor da Santa Casa, Gilberto Biaggi, foi motivo de instauração de Inquérito Civil no MP local. Ainda de acordo com o requerimento, um total de oito pessoas deverão ser investigadas na fase inicial da CPI.

Na quinta-feira (5), o Prefeito Municipal Henrique Fernando do Nascimento também havia protocolado na Câmara, um ofício endereçado ao Presidente da Casa da Democracia solicitando aos demais vereadores que deixasses as questões políticas de lado e abrissem uma CPI ampla, abrangendo todos os fatos que envolveram a intervenção na santa Casa, além é claro da denúncia de desvios de cheques da entidade.

O segundo pedido de CPI aprovado na sessão legislativa desta segunda-feira foi protocolado no último dia 5 de março e foi assinado por pelo menos cinco vereadores, e pediu a apuração de fatos, condutas e contratos celebrados somente durante o período da Intervenção na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Descalvado, averiguando possíveis irregularidades e os seus responsáveis. De acordo com o requerimento, inicialmente deverão ser investigadas um total de sete pessoas.

Nos próximos dias, os vereadores deverão se reunir para que compor as comissões parlamentares de investigação, e que devem respeitar de forma proporcional, as representatividades dos partidos políticos detentores de mandatos na atual legislatura. O período de investigação de ambas as CPI's deverá ser de 90 dias, podendo ser prorrogado pelo mesmo período caso necessário.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Em sessão mais tranquila, Câmara abre duas CPI's para apurar denúncias envolvendo a intervenção na Santa Casa
Ladrão chocólatra é preso pela segunda vez pela Polícia Militar
PAT de Descalvado abre inscrições para o programa 'Time do Emprego'
Descalvado vai ter mais uma edição de Casamento Comunitário
Descalvado e outras 12 cidades da região registram epidemia de dengue
Polícia Militar detém dois suspeitos por tráfico de drogas na Chácara Pantanal
Câmara de Pirassununga revoga concurso após gabaritos vazar um dia antes da prova
Mercado sobe para 7,77% previsão de inflação deste ano e vê PIB menor
Em ação conjunta com a Prefeitura, Sultões Moto Clube promoverá ações de orientação e prevenção à dengue
Homem é baleado com dois tiros por assaltantes em Porto Ferreira
Ciclista morre ao ser atropelado por caminhão na SP-215
Recanto Pitanguy promove almoço com roda de violeiros
Mobilização por assinatura de sócios pretende iniciar trabalho de reativação do Nosso Clube
CDHU propõe acordo a mutuários descalvadenses
Prefeito Municipal protocola na Câmara pedido para abertura da CPI da Santa Casa
Acidente entre carro e caminhão deixa duas pessoas mortas na SP-215
Operação da Polícia Civil percorre bairros e chácaras de Descalvado cumprindo mandados de buscas e apreensões
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Região Classificados  
  Educação Tecnologia Achados & Perdidos  
  Trânsito Religião Fale Conosco  
  Noticias Moda & Estilo Horoscopo  
  Esportes Culinária Nota de Falecimento  
  Cotidiano   Lista Telefônica  
  Economia [fotos] Mapa de Ruas  
  Entrevistas Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil      
  Empresarial [especiais] [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Animais & Pet Politicando    
  Veículos Ricci na Roça [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
    Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Carnaval 2014 Twitter  
    Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
    Promoção 'Minha Selfie de Natal'    
         

© Copyright 2015 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"