06/10/2015 (16h21)

Prefeitura de Pirassununga também adota novos horários para conter gastos

Decisão ajuda as Prefeituras a cumprirem a lei de responsabilidade fiscal. Com 2 meses de alteração, Rio Claro teve economia de 30% com energia. 8 cidades da região já efetuaram as mudanças de horários.

A atual crise econômica no Brasil obrigou as administrações públicas a adotarem medidas para conter gastos. A redução de horário no funcionamento público é uma delas e, nesta segunda-feira (5), a Prefeitura Municipal de Pirassununga também colocou isso em prática. Essa decisão ajuda as Prefeituras a cumprirem a lei de responsabilidade fiscal, que é quando a administração pública precisa gastar menos do que arrecada. Apesar disso, especialistas dizem que as medidas não podem comprometer a qualidade dos serviços.

Alguns departamentos da Prefeitura de Pirassununga irão trabalhar das 8h00 às 14h00. Antes da mudança foi feita uma pesquisa com outras prefeituras para

ver se o método foi eficaz na economia com as despesas, principalmente de energia elétrica. "A expectativa nos cálculos rimários é que a manutenção do prédio seja reduzida em R$ 25 mil por mês, uma economia anual de R$ 300 mil", afirmou o secretário de Finanças,  Edilson Pereira de Godoy.

O ajuste só não atinge a Guarda Municipal, bombeiros, escolas, unidades de saúde, limpeza pública e estações de tratamento de esgoto e captação de água.

Já na cidade de Descalvado, apenas a educação, que é tida como serviço essencial teve seu horário mantido. Por meio de um decreto, a Prefeitura determinou a redução do horário de funcionamento da Administração Pública Municipal, que passará a ser das 7h00 às 13h15, sendo que o atendimento ao público ocorrerá das 9h00 às 13h00.

Já a Secretaria da Saúde reduziu uma hora nos atendimentos das unidades de saúde, no qual estão atendendo das 7h00 às 11h00 e das 13h00 às 16h00.

RESULTADO EM 2 MESES - A cidade de  Rio Claro mudou os horários de alguns atendimentos públicos faz dois meses e os resultados já apareceram, só de energia elétrica foram 30% de economia.

A ideia era manter a mudança até janeiro do ano que vem, mas com resultados tão positivos, o prazo pode se estender. "Nós vamos brigar para que isso continue, pois está trazendo benefícios para Prefeitura, servidores e para população, que também tem horário de atendimento centralizado e não tem prejuízos da prestação de serviço da Prefeitura", disse secretário de finanças Japir Pimentel.

QUALIDADE DO SERVIÇO - Mesmo assim, especialistas advertem que essas mudanças não podem prejudicar a qualidade do serviço prestado. nesse caso, é sempre importante rever o sistema adotado "Muitas vezes temos estruturas inchadas, ou o servidor trabalha muito, mas o serviço é mal desenhado, mal projetado, então faz-se duas vezes as mesmas coisas. Não há um estudo muito aprofundado sobre os fluxos de trabalho, então é necessário ver o tamanho de máquina que nós temos e talvez redesenhá-la para que com uma máquina enxuta e que se possa fazer mais serviços", disse especialista em administração pública, Matheus Delbon.

Ele ainda orientou que orçamentos para o ano que vem devem ser mais moderados. "Têm que ser mais conservadores e já prevendo cortes e gastos para que a gente consiga cumprir as obrigações do serviço público com arrecadação efetivamente realizada", afirmou.

REGIÃO - Na região, além de Rio Claro, Descalvado e Pirassununga, as Prefeituras de São Carlos, Araraquara, Rincão, Porto Ferreira e Santa Rita do Passa Quatro também fizeram alterações no horário de atendimento.

*Com informações do G1/São Carlos - Foto: Reginaldo dos Santos
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Prefeitura de Pirassununga também adota novos horários para conter gastos
Para metade do país 'bandido bom é bandido morto', diz Datafolha
Aprendizes arrecadam brinquedos para instituições de Descalvado
Três jovens ficam feridos após carro capotar em Pirassununga, diz polícia
Prefeitura de Santa Cruz das Palmeiras inicia construção de nova represa para evitar o racionamento de água
Dilma anuncia reforma com redução de 39 para 31 ministérios
Equipe Letti/Selt conquista 6 pódios na 'Copa Kalangas Bikers'
No próximo dia 8 de outubro acontece o concurso 'Miss e Miss Teen Descalvado'
Descalvado recebe o Circuito RMC de Corrida e Caminhada
Agências dos Correios passam a receber pagamento de contas da CPFL
Governo zera previsão de descontos da Farmácia Popular a partir de janeiro
Prefeitura Municipal decreta redução no horário de funcionamento de serviços administrativos
SP é oficializada como uma das sedes do futebol nas Olimpíadas 2016
Operação da Polícia Civil prende 25 pessoas em sete cidades da região, incluindo Descalvado
Homem é assassinado na frente da mãe em Santa Rita do Passa Quatro
Prefeitura lança REFIS que vai beneficiar contribuintes inscritos na dívida ativa
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Região Classificados  
  Educação Tecnologia Achados & Perdidos  
  Trânsito Religião Fale Conosco  
  Noticias Moda & Estilo Horoscopo  
  Esportes Culinária Nota de Falecimento  
  Cotidiano   Lista Telefônica  
  Economia [fotos] Mapa de Ruas  
  Entrevistas Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil      
  Empresarial [especiais] [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Animais & Pet Politicando    
  Veículos Ricci na Roça [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
    Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Carnaval 2014 Twitter  
    Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
    Promoção 'Minha Selfie de Natal'    
         

© Copyright 2015 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"