28/04/2016 (18h38)

Descalvado continua fora do risco de epidemias, mas já há suspeitas de Zika

Enquanto cidades da região enfrentam epidemias de Dengue e Zika Vírus, Descalvado se mantem firme no baixo índice de infecção pelo Aedes Aegypti.


Dr. Léo Barth disse que não há sorologia disponível para
detectar o Zika Vírus na rede pública de saúde.
Muitas cidades da região estão sofrendo com o aumento das epidemias causadas pelo Aedes Aegypti - o mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus -, e o município de Descalvado tem conseguido se manter  firme com o baixo índice no chamado ‘ano Dengue’ (que vai de julho a julho de cada ano). Até o momento são 69 casos de dengue confirmados. De janeiro a abril de 2016 foram registrados 61 desses casos e já são cinco casos suspeitos de Zika aguardando resultados.

A questão volta à tona novamente pelo aumento de casos de Zika na vizinha Santa Rita do Passa Quatro (há pouco mais de 40 km), e que registrou na última segunda-feira (25), mais 19 novos casos da doença, chegando a um total de 99 casos confirmados.


Os novos casos de Santa Rita foram confirmados por exames clínicos, seguindo os critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com a OMS, esse número de casos já caracteriza uma epidemia. O parâmetro é de 300 casos positivos para cada 100 mil habitantes, e o município vizinho tem 26,4 mil habitantes. A Prefeitura ainda não decretou estado de epidemia.

A preocupação é grande com relação às doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti. O médico infectologista da rede municipal de Saúde de Descalvado, Dr. Léo Barth, falou sobre de casos de Zika, difundidos primeiramente pela região do Estado de Pernambuco, em novembro de 2015. "Muitos recém-nascidos naquele Estado nasceram com microcefalia, uma deformidade cerebral que afeta o desenvolvimento da criança para o resto da vida, o que implica numa maior assistência da rede de saúde e por longos períodos", disse o médico infectologista. , alertando também que ainda não há uma sorologia adequada disponível na rede municipal de saúde para a detecção do Zika Vírus.

QUEDA NOS CASOS DE DENGUE - De acordo com a Vigilância Epidemiológica do município, de 1º de julho do ano passado até 21 de abril deste ano, Descalvado teve 255 notificações para a suspeita de dengue, dos quais 135 tiveram resultados negativos e 69 positivos. Ainda são aguardados os resultados de 51 casos suspeitos.

Somente neste ano (de janeiro à abril), município registrou 61 casos positivos dos 69 apontados, um número bem abaixo quando comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram 124 casos confirmados da doença. O resultado representa uma redução de 55,65% nos casos de dengue de um ano para o outro.

O número está relativamente baixo, mas o alerta da Secretaria Municipal de Saúde é para que não haja descuido. De acordo com o órgão, é preciso intensificar o trabalho de combate e prevenção aos focos do mosquito transmissor, eliminando possíveis criadouros das larvas do Aedes.

AÇÕES DE COMBATE SURTIRAM EFEITO - O avanço no combate ao Aedes em Descalvado se deve graças ao trabalho preventivo da Prefeitura Municipal, que se adiantou às demais cidades da região e decretou ‘Situação de Emergência’ na Saúde Pública no início deste ano, que aliada à uma Frente de Trabalho Emergencial, proporcionou as condições necessárias para que a Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com as Secretarias de Obras e de Agricultura, pudessem realizar um trabalho de prevenção inédito em toda a região, possibilitando a limpeza dos bairros e destruição dos possíveis criadouros do mosquito.

No ano passado, Descalvado enfrentou um estado de epidemia devido ao grande número de casos de dengue, que ultrapassou a marca de mil casos. Vale ressaltar que o grande número de pessoas infectadas foi considerado extremamente alto em quase todos os municípios paulistas.

No intuito de evitar um novo surto da doença, a Secretaria da Saúde mobilizou todos os recursos para e chegou a contar com a ajuda do Exército Brasileiro, em uma Campanha Nacional de Combate ao Aedes que possibilitou a vinda dos soldados do 13º Regimento da Cavalaria Mecanizada (RC MEC de Pirassununga) do Exército Brasileiro. Mais de 30 soldados se deslocaram por diversas regiões do município, batendo de de casa em casa e realizando abordagens em praças e locais de grande circulação de pessoas para orientação e conscientização sobre o perigo da Dengue.

O trabalho foi estendido para todas as escolas municipais fazendo com que os alunos retransmitissem os conhecimentos e orientações aos pais, parentes e vizinhos. Cada escola prolongou o processo incluindo o assunto como parte da grade curricular com atividades até o fim do ano letivo.

Outra ação que surtiu efeito imediato foi a aprovação por parte da Câmara Municipal, de um projeto de lei que extingue em casos onde são decretados situação de emergência, toda a burocracia para se agilizar a limpeza de terrenos particulares que apresentam riscos de se tornarem criadouros do mosquito. Até o início de abril, mais de 300 terrenos já tinham sido limpos e seus donos notificados e cobrados.

A Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, da Equipe de Controle de Vetores e com o apoio da Vigilância Sanitária e das Secretarias de Obras e Agricultura continuam com as ações de limpeza por toda cidade, fiscalização e orientando a população dos bairros e da região central, inclusive com o trabalho de nebulização nos locais onde há casos suspeitos e confirmados de infecção por dengue.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Descalvado continua fora do risco de epidemias, mas já há suspeitas de Zika
Sinais de TV estarão fora do ar nesta sexta-feira, dia 29
Com 5,5ºC na madrugada, Descalvado tem madrugada mais fria do ano, segundo CIIAGRO
Equipamento da usina de asfalto da Prefeitura é danificado durante o feriado prolongado
Vigilante de Araraquara desaparecido há uma semana pode estar em Descalvado
Espaços públicos têm fios furtados e falta de iluminação gera reclamações
Santa Rita do Passa Quatro soma 99 casos de vírus da zika, diz Prefeitura
Fênix promove palestra sobre 'Câncer de Pele'
Menino de 6 meses morre atropelado na rodovia SP-225 em Pirassununga
Anatel proíbe limites na internet de banda larga 'por prazo indeterminado'
Três descalvadenses conduzirão a Tocha Olímpica dos Jogos Rio 2016
Açougueiro mata companheira de 18 anos a facadas, afirma Polícia Militar
Município intensificará campanha de prevenção ao Câncer de Útero
“Adora Descalvado” traz Renata Guerreiro neste sábado
Motorista é rendido e carga de cigarros com destino a Descalvado é roubada
Homem morre atropelado na Rodovia Anhanguera, em Pirassununga
Rejuvenescimento facial: novas técnicas e desafios
SP registra alta de 300% nas queimadas em relação a abril de 2015
Polícia Militar deu início à Campanha do Agasalho 2016
 
         
  [editoriais] Região [serviços]  
  Espaço Internauta Tecnologia Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Religião Classificados  
  Educação Moda & Estilo Achados & Perdidos  
  Trânsito Culinária Fale Conosco  
  Noticias   Horoscopo  
  Esportes [fotos] Nota de Falecimento  
  Cotidiano Happy Hour Lista Telefônica  
  Economia   Mapa de Ruas  
  Entrevistas [especiais] Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil Jornal Descalvado News    
  Empresarial Politicando [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Livro 'Conheça Descalvado' Edições On-Line  
  Animais & Pet Descalvado 180 Anos    
  Veículos Eleição Suplementar 2013 [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Ricci na Roça Facebook  
  Saúde Carnaval 2014 Twitter  
  Sua Casa Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' Youtube (Canal 1)  
    Eleições 2016 Youtube (Canal 2)  
         
    [promoções]    
    Torcida Copa do Mundo 2014    
    Minha Selfie de Natal 2014    
    Dubsmash    
    Minha Selfie de Natal 2015    
         

© Copyright 2016 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"