21/12/2016 (17h20) - Atualizada em 22/12/2016, às 00h14

Quedas constantes no fornecimento de energia elétrica irrita moradores de Descalvado

Basta chover de forma moderada que em alguns bairros e na região central o fornecimento de energia elétrica é interrompido. Somente na noite desta terça-feira (20), foram quase duas horas sem energia e mais seis interrupções secundárias. CPFL não se manifestou sobre o problema.

Moradores e comerciantes de diversos bairros e da região central estão irritados pela péssima qualidade no fornecimento de energia elétrica no município de Descalvado. Sempre que chove de forma moderada, ocorrem interrupções de até três horas em determinados locais da cidade.

Segundo os consumidores, o problema vem ocorrendo ha cerca de um ano, porém se agravou de forma considerada nos últimos três meses. "Está muito pior do que há alguns ano atrás! Eu

sinceramente não sei mais a quem recorrer, pois sempre que ligamos na CPFL, a atendente fala que é um problema esporádico e que a energia já está sendo restabelecida. É sempre a mesma história e ninguém faz nada", disse a dona de casa Deisy Arruda dos Santos, moradora do bairro de São Sebastião. Segundo ela, 'basta chover em Porto Ferreira que a energia já pára em Descalvado', ironizou.

De fato é possível ver uma grande quantidade de moradores reclamando nas redes sociais sobre a péssima qualidade no serviço de fornecimento de energia elétrica em Descalvado. Em alguns bairros e na região central, o problema parece ainda pior. Os comentários são dos mais variados, indo desde comparações com outras empresas (que também são alvo de constantes reclamações), até xingamentos. Veja abaixo algumas das postagens de uma rede social:

Também não é de hoje que o DESCALVADO NEWS vem recebendo reclamações da concessionária que faz a distribuição de energia elétrica no município de Descalvado. Desde o final do ano passado, são inúmeras queixas dos consumidores contra a Companhia Paulista de Força e Luz. Além disso, os moradores também procuraram o poder público municipal para registrar as suas reclamações. Em maio deste ano, o gerente de negócios da Regional São Carlos da CPFL esteve na Prefeitura Municipal e ouviu diretamente do Prefeito as reclamações e insatisfações da população descalvadense quanto ao serviço de energia elétrica. Foram passados ao representante da CPFL os principais pontos da cidade onde vem ocorrendo uma maior incidência na queda de energia, independente de ações climáticas (chuva e ventos por exemplo). Com os dados em mãos, o gerente de negócios se comprometeu a efetuar um levantamento e apresentar à Prefeitura um relatório pormenorizado a respeito das causas dos problemas indicados, o que acabou não acontecendo.

PREJUÍZOS - No dia 30 de julho deste ano, uma interrupção no fornecimento de energia elétrica causou o comprometimento no armazenamento de um lote de cerca de 3.000 vacinas, destinadas à imunização de vários tipos de doenças. A geladeira que armazena as vacinas no Centro de Saúde (na região central da cidade) chegou a 11 °C, comprometendo a qualidade e a eficácia de todas as vacinas armazenadas.

As interrupções de energia elétrica em Descalvado também vem causando transtornos e prejuízos para o comércio local. Com a falta de energia registrada por volta das 17h00 desta terça-feira (20), o Supermercado Dia teve que baixar as portas e paralisar o atendimento aos clientes. De acordo José Fiorante Calera, franqueado da rede de supermercados Dia, o estabelecimento ficou sem atividades por cerca de duas horas, e quando a energia voltou, não se manteve por mais do que 10 minutos. "Essas constantes interrupções está nos obrigando a buscar alternativas para amenizar os problemas causados pela falta de energia elétrica. Estamos tendo que investir na compra de geradores que possam manter o funcionamento do supermercado e amenizar os prejuízos que são muitos, inclusive com a queima de máquinas e


Supermercado Dia teve que fechar as portas
por mais de 2 horas nesta terça-feira (20)
em decorrência da falta de energia elétrica

equipamentos", disse o franqueado do supermercado localizado bem no centro da cidade.

CPFL NÃO SE MANIFESTA SOBRE QUEDAS DE ENERGIA - A reportagem do DESCALVADO NEWS entrou em contato com a CPFL na manhã desta quarta-feira (21), questionando sobre as reclamações e insatisfação dos usuários na cidade de Descalvado. Mesmo com um prazo até as 17h00 de hoje para que a empresa pudesse se manifestar sobre o problema, a CPFL não retornou o contato e também não enviou qualquer resposta sobre o que tem causado as frequentes quedas de energia.

ANEEL - No site da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), estão relacionados todos os direitos e deveres dos consumidores de energia elétrica no Brasil. Entre os direitos, a agência reguladora destaca o fornecimento de energia elétrica a todos os consumidores com qualidade e continuidade asseguradas e o asseguramento quanto ao ressarcimento por danos ocasionados em virtude do fornecimento de energia elétrica.

Vale lembrar que em 2015, os consumidores foram compensados em R$ 646,4 milhões por interrupções no fornecimento de energia elétrica, ocasionados ao longo do ano. Foram pagas 124,4 milhões de compensações pelo descumprimento dos indicadores individuais de Duração de Interrupção por Unidade Consumidora (DIC), Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FIC), Duração Máxima de Interrupção Contínua por Unidade Consumidora (DMIC) e Duração da Interrupção Ocorrida em Dia Crítico por unidade consumidora (DICRI). As informações constam do balanço consolidado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) a partir da documentação enviada pelas concessionárias de distribuição do país.

Também somente no ano passado, a CPFL Paulista teve que compensar um total de R$ 13.526.936,18. A ANEEL estabelece limites para os indicadores de continuidade individuais DIC, FIC, DMIC e DICRI. Quando há violação desses limites, a distribuidora deve compensar financeiramente a unidade consumidora. A compensação é automática, e deve ser paga em até dois meses após o mês de apuração do indicador (mês em que houve a interrupção). As informações referentes aos indicadores de continuidade estão disponíveis na fatura de energia elétrica. Para saber as compensações de outros anos clique aqui.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Quedas constantes no fornecimento de energia elétrica irrita moradores de Descalvado
Incêndio consome residência do bairro Morada do Sol e família carente perde tudo que havia dentro do imóvel
Semana de Capacitação e Integração na Câmara Municipal
Caravana de Natal da Coca-Cola percorrerá as ruas de Descalvado nesta quarta-feira
Alckmin anuncia medidas para beneficiar emprego e investimento
Universidade Brasil está com vagas abertas para docentes em Descalvado
Sala da torre de transmissão de TV é furtada durante a semana
Papai Noel continua recebendo a criançada na 'Vila do Noel'
Grupo rouba celulares e dinheiro de loja de departamento em Descalvado
Gol fica prensado em carreta em cruzamento da Avenida Guerino Oswaldo
Tijor traz ex jogador do São Paulo para partida amistosa no CERD
Jovem de 19 anos morre após colidir com caminhão na Via de Acesso Antonio B. Paschoal
Motociclista fica ferido após colidir em automóvel no trevo de acesso da SP-215
Dança Bacana realiza apresentação em Descalvado
Dom Vilson anuncia remanejamento de padres para 2017
Colisão frontal com carro da polícia deixa duas pessoas feridas na SP-215
“Treinão de Natal” agita o domingo em Descalvado
Servidores municipais são flagrados com carro de prefeitura em drive-in
 
         
  [editoriais] Região [serviços]  
  Espaço Internauta Tecnologia Espaço Publicitário  
  Polícia Religião Plantões Farmacêuticos  
  Educação Moda & Estilo Classificados  
  Noticias Culinária Achados & Perdidos  
  Esportes   Fale Conosco  
  Cotidiano [fotos] Horoscopo  
  Economia Happy Hour Nota de Falecimento  
  Entrevistas   Lista Telefônica  
  Perfil [especiais] Mapa de Ruas  
  Empresarial Jornal Descalvado News Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Politicando    
  Animais & Pet Livro 'Conheça Descalvado' [revista descalvado news]  
  Veículos Descalvado 180 Anos Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Eleição Suplementar 2013    
  Saúde Ricci na Roça [redes sociais]  
  Sua Casa Carnaval 2014 Facebook  
  Trânsito Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' Twitter  
    Eleições 2016 Youtube (Canal 1)  
      Youtube (Canal 2)  
    [promoções]    
    Torcida Copa do Mundo 2014    
    Minha Selfie de Natal 2014    
    Dubsmash    
    Minha Selfie de Natal 2015    
         

© Copyright 2016 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"