Pesquisar em todo o site
 

30/12/2016 (09h00)

Vítima de AVC dedica boa parte do dia na limpeza da Praça de São Sebastião

Depois de ficar muito tempo em uma cadeira de rodas, Toshio Hoshino recuperou parte dos movimentos de pernas e braços e agora dedica parte do seu dia limpando os arredores da praça. Dr. Paulo Guerra encerra seu mandato deixando uma homenagem a este homem que é exemplo de superação; "Que sirva de espelho para as pessoas".

*Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal

Um fato curioso vem chamando a atenção de moradores do Bairro de São Sebastião, e em especial dos que residem nos arredores da praça onde está instalada a sede da Paróquia do co padroeiro de Descalvado. Populares que também passam pelas imediações da Igreja de São Sebastião também são surpreendidos com a dedicação à limpeza do local que diariamente é feita por um senhor de 68 anos de idade, que convive com as sequelas de um AVC sofrido há dez anos. Mesmo com todas as dificuldades de locomoção e de manuseio de ferramentas que ele utiliza para limpar as ruas e calçadas, o homem sai de sua casa todas as manhãs e cumpre a sua missão particular de deixar o local limpo.

O saudoso prefeito Henrique do Nascimento sempre passava pelo local para cumprimentar o senhor Toshio Hoshino durante suas atividades matinais de limpeza, enquanto que outras pessoas chegaram até a implicar com essa atitude voluntária do senhor Toshio, uma vez que para aqueles que não cuidam nem da frente de sua própria residência, acabam se incomodando com a limpeza praticada pelo idoso.

Esta semana, o prefeito empossado Dr. Paulo Guerra foi ao encontro do senhor Toshio durante a sua jornada de deixar limpa a Praça de São Sebastião, e ficou comovido em ver o homem que tem o lado esquerdo do corpo paralisado pelo AVC, praticar diariamente o ato voluntário de limpeza. Segundo o Dr. Paulo, a atitude do senhor Toshio deve servir de exemplo para muitos que gozam de boa saúde, mas são desprovidos do espírito voluntário e de vida em comunidade. O prefeito fez questão de parabenizar e agradecer este homem pela grande força de vontade que o move todos os dias, no objetivo de beneficiar os moradores do bairro e principalmente os frequentadores da Praça de São Sebastião. "Que bom seria se todos zelassem por um pedacinho de Descalvado para que os dias se tornem melhores. Que ele sirva de espelho para as pessoas", disse Dr. Paulo Guerra.

“Não vou ficar curtinho meus problemas dentro de casa” - Na manhã desta quinta-feira, (29), a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal esteve conversando com Hoshino para saber um pouco mais desse ‘homem curioso’ que vem promovendo a limpeza gratuita. Ele revelou que desde que foi morar no Bairro, em uma casa localizada na Rua Primo Facchini, bem próxima à Igreja, há três anos, decidiu que não ficaria curtindo seus problemas dentro de casa e na frente da TV.

Toshio Hoshino teve um AVC ainda quando exercia uma carreira profissional ativa, o que mudou completamente sua vida. Ele conta que ficou anos na cadeira de rodas até que a fisioterapia fizesse efeito e revertesse uma parte das sequelas da sua doença. Quando recuperou parte dos movimentos das pernas e de um dos braços, a diabetes começava a prejudicar sua saúde devido ao grande período de sedentarismo, aliado ainda à um quadro de pressão alta. Suas atividades com a varrição das ruas e calçadas, a catação de galhos e capinação em volta da praça, mesmo contando com o movimento de apenas um dos braços e mãos, fizeram com que o nível da diabetes reduzisse, passando a ter uma melhor qualidade de vida. Tem gente que passa por ele e fala que é bom pra ‘refrescar a cabeça’, mas a sua resposta é outra: “Refrescar a cabeça é pegar um barco, ir para a praia e pescar em alto mar". Essa atividade é para que o dia passe logo e ele se mantenha em movimentos, explicou.

Ainda na manhã de quinta-feira, senhor Toshio brincou dizendo que tem sangue de ‘samurai’, estava arrancando os matos da calçada com uma pequena faca e sentado em um banquinho, já que ele tem dificuldades para abaixar, levantar e andar. “Amanhã eu venho aqui com uma vassoura e varro esta sujeira”, comentou. “Quando vim morar aqui, atrás da Igreja o mato estava bem alto e só se limpava em época de festa”.

exemplo a ser seguido - Os moradores da região relatam que Hoshino é um exemplo a ser seguido. Um dos vizinhos disse que o conhece desde que veio morar no bairro, e que tem gente que além de não limpar nem a própria calçada, implica com as atitudes do homem. “Eles deveriam é te-lo como exemplo”.

Manoel Cavalcante, que também é morador do bairro, é amigo de Hoshino há quatro anos, e admira a sua força. “Ele é um senhor muito animado e até hoje nunca vi uma pessoa no estado físico dele fazer um serviço como este e voluntário, porque é difícil para ele”, comentou acrescentando que muitas vezes o sol está forte, mas Hoshino acaba ficando o dia todo até terminar aquilo que se propôs a fazer.

Funcionários municipais do setor de obras públicas estão pela praça promovendo a manutenção dos passeios públicos, e também ficam admirados com o trabalhos voluntário do sr. Hoshino, que tornou-se bastante conhecido nas imediações. Os servidores também parabenizaram o homem pela sua força de vontade e dedicação.

DESCENDÊNCIA JAPONESA - Toshio Hoshino tem 68 anos e é natural da cidade de Bauru. Casado com senhora Rosa, tem cinco filhos dos quais só a filha mais velha mora com ele, Adriana e que infelizmente está desempregada há um bom tempo.

Filho único de pais descendentes do Japão, a família era tradicional na criação de bicho da seda, atividade que Hoshino exerceu em metade de sua vida. Depois disso, ele foi trabalhar em granjas de Descalvado e região, e onde também trabalhou no transporte de pintinhos por cerca de 30 anos. Hoshino reside há mais de 20 anos em Descalvado, mas conta que quando chegar a sua hora de partir desse mundo, deseja ser enterrado em sua terra natal, ao lado de seus entes queridos.

Aposentado devido ao AVC que sofreu, contou que passa por algumas dificuldades. A esposa (de 57 anos) foi diagnosticada como portadora de câncer há quase dois anos, e mesmo sendo submetida a uma cirurgia e continuando em tratamento, ainda não conseguiu se aposentar por invalidez. A casa é mantida exclusivamente com o benefício recebido por Hoshino.

Ao ser perguntado sobre o que ele mais gostaria de ter ou que acontecesse em sua vida, Toshio disse que queria ver sua esposa totalmente recuperada, pois ela está sofrendo muito. Já o segundo desejo dele é de que sua filha pudesse ter uma nova oportunidade no mercado de trabalho, já que ela perdeu o emprego quando a empresa Rigor Alimentos fechou as portas em Descalvado e desde então encontra-se desempregada.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Vítima de AVC dedica boa parte do dia na limpeza da Praça de São Sebastião
Polícia Militar prende casal logo após furto em sorveteria na região central
Natal no Santa Aliança foi recheado de presentes e mesa farta
Câmara devolve R$ 544 mil à Prefeitura Municipal
Governo do Estado discute Plano de Prevenção à Influenza Aviária
Acidente grave deixa mulher de 36 anos ferida na Rodovia Anhanguera, em Pirassununga
Limeira foi sede da final da Copa de Xadrez Rápido
Governo publica MP sobre preços diferentes em função de prazo ou meio de pagamento
Edna Martins assume Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social do Governo do Estado
Prefeitura repassa R$ 150 mil à Santa Casa para quitação de 13º salários
Homem de 32 anos morre após cair da moto na SP-215 em Porto Ferreira
Polícia Militar realiza a entrega de brinquedos da campanha 'Natal Solidário'
Dois são detidos por envolvimento com jogo do bicho em Descalvado
Natal e Ano Novo movimentarão mais de 540 mil veículos nas estradas da região
Feirantes antecipam a Feira Legal para os dias 24 e 31 de dezembro
Seis são baleados e mortos dentro de casa de prostituição em Jaboticabal
Justiça de SP mantém contrato de concessão de rodovias para a Intervias
 
         
  [editoriais] Região [serviços]  
  Espaço Internauta Tecnologia Espaço Publicitário  
  Polícia Religião Plantões Farmacêuticos  
  Educação Moda & Estilo Classificados  
  Noticias Culinária Achados & Perdidos  
  Esportes   Fale Conosco  
  Cotidiano [fotos] Horoscopo  
  Economia Happy Hour Nota de Falecimento  
  Entrevistas   Lista Telefônica  
  Perfil [especiais] Mapa de Ruas  
  Empresarial Jornal Descalvado News Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Politicando    
  Animais & Pet Livro 'Conheça Descalvado' [revista descalvado news]  
  Veículos Descalvado 180 Anos Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Eleição Suplementar 2013    
  Saúde Ricci na Roça [redes sociais]  
  Sua Casa Carnaval 2014 Facebook  
  Trânsito Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' Twitter  
    Eleições 2016 Youtube (Canal 1)  
      Youtube (Canal 2)  
    [promoções]    
    Torcida Copa do Mundo 2014    
    Minha Selfie de Natal 2014    
    Dubsmash    
    Minha Selfie de Natal 2015    
         

© Copyright 2016 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"