30/01/2016 (15h33)

Novo Capitão da PM assume comando local e diz que veio pra ficar

Entre as metas do novo Comandante da 3ª Cia. do 38º BPM, Capitão Daniel do Amaral Veiga, está o aprimoramento da atuação policial com o reforço de novos conhecimentos, atividades físicas e treinamentos táticos. Está na mira do novo comandante o tráfico de drogas.


Capitão Veiga pretende colocar em prática toda sua
experiência de 15 anos de carreira.
Desde a última segunda-feira, 25, a 3ª Cia da Polícia Militar de Descalvado e Santa Rita do Passa Quatro conta com um novo comandante, o capitão Daniel do Amaral Veiga (1º tenente da PM), promovido ao posto em 15 de dezembro último. Ele atuava no Comando Operativo do 38º BPM/I de São Carlos (Batalhão da Polícia Militar do Interior de SP) desde outubro do ano passado. Natural de Descalvado, hoje com 34 anos, Veiga disse que veio pra ficar e desenvolver um bom trabalho.

“Vamos trabalhar arduamente para que o policial de Descalvado e Santa Rita do Passa Quatro esteja mais presente e atue de forma mais efetiva, principalmente nos locais conhecidos pela prática do tráfico de drogas. Vamos otimizar o fluxo da informação criminal, para viabilizar

a identificação e prisão daqueles que se dedicam ao crime. Atuaremos severamente contra os marginais e estaremos imbuídos da retirada destes indivíduos do convívio social”, explanou o novo capitão.

Por três anos, de 2003 a 2006, atuou numa das regiões mais violentas do mundo: Zona Sul de São Paulo, período este que declarou ser ‘uma verdadeira escola’ por ser a região que registrava um dos maiores índices de homicídios por 100 mil habitantes.

O novo comandante passou os últimos 15 anos adquirindo experiências e conhecimentos, passando pelo comando da PM de Limeira (SP), a ROTA em SP, Força Tática de Ribeirão Preto e no Comando Operacional de São Carlos, os quais pretende aplicar à atuação dos policiais em Descalvado.

Capitão Veiga, como é conhecido, recebeu a promoção à atual patente por antiguidade e assim como todos os oficiais de carreira, o próximo passo será a promoção a Major. Enquanto isso a meta é total dedicação à segurança do município e o aprimoramento dos policiais sob seu comando. Desde que atuou na ROTA o desejo era retornar à cidade de origem para prestar sua contribuição à sociedade.

Com fama de ser um homem bastante rígido em suas atuações ele disse à reportagem que é natural um comandante ter esta postura. “Temos que saber graduar o nosso trabalho de acordo com a necessidade do município e os tipos de problemas que estaremos lidando”, explica o capitão e acrescenta que se houver variação no índice criminal há a necessidade de posturas mais enérgicas para se manter a ordem pública.

Em primeiro momento o novo comandante está avaliando os problemas do município com relação à segurança e criminalidade, que de  certa forma técnica é considerado um quadro tranquilo. O índice criminal é calculado de acordo com o índice populacional, quanto maior a cidade maior este índice. O segundo passo é estar mais presente onde sempre há maior aglomeração de pessoas.

Ele avaliou  ser boa a estrutura de trabalho para a PM de Descalvado, tanto em número de efetivo quanto de viaturas e edificação. Nas localidades que atuou enfatizou a importância da parceria da PM com o poder público e espera ter a mesma receptividade na sua terra natal. “Precisamos interagir com a Prefeitura, com a Polícia Civil,  onde há a Guarda Municipal. O trabalho em conjunto com esses órgão são fundamentais para que  a gente consiga de fato resultados”, fala capitão Veiga.

PLANEJAMENTO DE TRABALHO -  Todo o trabalho da PM é balizado pelos índices criminais e segue critérios técnicos, não envolvendo desejos pessoais. O comando continuará a contar com o reforço da DEJEM (Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar) e haverá uma intensificação nas operações policias visando a diminuição do tráfico de drogas, bem como a melhoria do trânsito.

Os policiais militares deverão intensificar os treinos físicos, técnicos e táticos, aprimoramento de conhecimentos, através de cursos e palestras sobre legislação de trânsito e penal.

Também está incluso no planejamento a prática de técnicas de pilotagem e a utilização de equipamentos de menor potencial ofensivo, como munições químicas e equipamentos como TASER (arma de condutividade elétrica - eletrochoque), talvez ainda não utilizados no município.

Segundo Veiga a TASER é um dos equipamentos mais eficazes na imobilização de suspeitos, evitando-se o emprego de recursos letais. O desenvolvimento desse trabalho será visível à população com o tempo.

Estará buscando também melhores condições para a continuidade e desenvolvimento do PROERD no município, coordenado pelo  Policial Militar José Edmir Valentin – PM Mir.

CRIMINALIDADE - O tráfico de drogas é o assunto mais pertinente na realidade de todos os municípios brasileiros e em Descalvado a situação não é diferente. Segundo o capitão fará frente a isso, combatendo, promovendo abordagens, trabalhando junto com a Polícia Civil para reduzir este tipo de crime na cidade. Desde já pede a  colaboração da população, que pode fazer denúncias anônimas através do sistema 190 ou no disque-denúncia, através do número 181.

RECEBIDO PELO PREFEITO - Na manhã da última quinta-feira (28), o Capitão Veiga foi recepcionado na Prefeitura Municipal pelo Prefeito Henrique Fernando do Nascimento e por parte de sua equipe. Também estava presente o vereador Sebastião José Ricci. No encontro foram debatidos alguns assuntos, dentre eles câmeras de segurança, atividade delegada e cooperação entre Prefeitura e Polícia Militar. Além disso, o Capitão também recebeu o convite oficial para integrar a Comissão Municipal de Trânsito (COMUTRAN).

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAHR), Valdecir Marcolino aproveitou o encontro para explanar sobre as dificuldades que a Prefeitura tem enfrentado por conta de furtos de vários metros de cabos de fiação das unidades de abastecimento de água do município. Valdecir pediu a possibilidade da PM em efetuar rondas rondas intercaladas no período noturno, principalmente nos reservatório do Parque Universitário e do loteamento Santa Terezinha.

CURRÍCULO - Veiga ingressou na Academia do Barro Branco no ano de 2000 completando o curso de  Formação de Oficiais em quatro anos. Em 2003 foi declarado aspirante a oficial e optou por trabalhar na Zona Sul da Capital São Paulo, em regiões indicadas como as mais violentas do mundo: Capão Redondo, São Luiz e Jardim Ângela.

Em 2006 ingressou na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (Araras/SP), com especialização em Agentes Químicos Lacrimogêneos e pediu transferência para o Comando Operacional da PM na cidade de Limeira (SP), com a patente de 1º tenente, coordenando também o Curso de Formação de Soldados.

Ao concluir o curso em Araras retornou para a Capital para atuar na ROTA (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) - grupo de elite da Polícia Militar – comandando os pelotões vespertino e noturno em todo o Estado, onde permaneceu por dois anos e meio. Foi transferido para a Força Tática de Ribeirão Preto já pleiteando uma oportunidade de trabalhar em Descalvado. Lá, o então tenente ficou por um ano até ser apresentado em São Carlos, ao 38º BPM/I.

FORMAÇÃO E ATUAÇÃO ACADÊMICA - Capitão Veiga teve sua primeira formação no SESI Escola de Descalvado. Formou-se em Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública (2003); em Ciências Farmacêuticas (2012);  e cursa Ciências Jurídicas e Sociais.

Possui especializações em: Controle de Distúrbios Civis, Força Tática, Gerenciamento de Crises, Docência em Pilotagem Policial, Técnicas de Ensino, Instrução das Armas de Condutividade Elétrica (TASER), Conduta de Patrulha em Local de Alto Risco, Patrulhamento de ROTA, Atendimento de Ocorrências envolvendo Explosivos, Direção Defensiva (Bridgestone), Filosofia dos Direitos Humanos Aplicados à Atuação Policial, Técnicas e Tecnologias não-letais de Atuação Policial, Administração de Medicamentos Injetáveis.

Atuou também como professor de Toxicologia no Curso de Formação de Soldados;

Policiamento de Choque no Curso de Formação de Soldados, no Curso de Formação de Sargentos e no Estágio de Adaptação ao Policiamento de ROTA; Procedimentos Operacionais no Curso de Formação de Soldados, no Curso de Formação de Sargentos de Toxicologia e Procedimentos Operacionais no Estágio de Operações de Polícia da Academia da Força Aérea.

*Fonte e fotos: Jornal Tribuna / Marisa Monzani
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Homem é preso em motel após invadir unidade da Apae de Descalvado para furtar
TRE abre vaga de estágio para estudante de direito em Descalvado
Vansil Saúde Animal participa da IPPE, em Atlanta
Ginásio de Esportes Municipal é alvo de furto e vandalismo na noite de terça para quarta-feira
Prefeitura de Pirassununga decreta estado de emergência após chuva
Polícia Civil surpreende indivíduo com arma raspada e munição em fazenda de Descalvado
Motociclista fica gravemente ferido após acidente na Rodovia SP-215
Novo roteiro turístico poderá ser instituído por municípios da região, incluindo Descalvado
Prefeito e Secretária de Educação vão à São Paulo cobrar recursos do Estado
Taxa de homicídios no estado de SP é a mais baixa desde 2001
Polícia Militar estoura 'casa do tráfico' no Bairro de São Benedito
Na contramão das cidades da região, Descalvado registra saldo positivo na geração de empregos durante 2015
Alckmin anuncia José Renato Nalini para a Secretaria da Educação
Descalvado também é parceiro no Mutirão Regional da EPTV
Aumento na subvenção à Santa Casa é aprovado pela Câmara por unanimidade
Lobbe Neto e Engler intermediam o impasse na justiça para a liberação da ETE
 
         
  [editoriais] Região [serviços]  
  Espaço Internauta Tecnologia Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Religião Classificados  
  Educação Moda & Estilo Achados & Perdidos  
  Trânsito Culinária Fale Conosco  
  Noticias   Horoscopo  
  Esportes [fotos] Nota de Falecimento  
  Cotidiano Happy Hour Lista Telefônica  
  Economia   Mapa de Ruas  
  Entrevistas [especiais] Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil Jornal Descalvado News    
  Empresarial Politicando [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Livro 'Conheça Descalvado' Edições On-Line  
  Animais & Pet Descalvado 180 Anos    
  Veículos Eleição Suplementar 2013 [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Ricci na Roça Facebook  
  Saúde Carnaval 2014 Twitter  
  Sua Casa Descalvado 183 Anos Youtube (Canal 1)  
      Youtube (Canal 2)  
    [promoções]    
    Torcida Copa do Mundo 2014    
    Minha Selfie de Natal 2014    
    Dubsmash    
    Minha Selfie de Natal 2015    
         

© Copyright 2016 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"